Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Adeus, 'King Federer'. Suíço despede-se com derrota ao lado de Nadal

Tenista helvético perdeu jogo de pares na Laver Cup com Rafael Nadal e pousa agora a raquete de ténis.

Adeus, 'King Federer'. Suíço despede-se com derrota ao lado de Nadal
Notícias ao Minuto

00:24 - 24/09/22 por Rodrigo Querido

Desporto Ténis

Foi um último adeus emocionado para Roger Federer. Aos 41 anos, o tenista suíço disputou, na noite desta sexta-feira, a última partida na carreira, saindo derrotado do encontro da Laver Cup, em Londres, num jogo de pares ao lado do maior rival, Rafael Nadal.

Perante uma O2 Arena, e após um pré-jogo recheado de emoções e homenagens, o resultado era o que menos interessava já que o objetivo da noite era lembrar aquele que é considerado por muitos como o melhor tenista de todos os tempos.

A dupla europeia composta por Federer e Nadal acabou por cair perante os norte-americanos Jack Sock e Frances Tiafoe, após o super tiebreak, que substitui o terceiro set.

Federer e Nadal venceram o primeiro set por 6-4 e Tiafoe e Sock empataram no segundo (6-7), o que empurrou a decisão para o jogo seguinte. Num tie-break final, a dupla americana levou a melhor, por 11-9.

Este é um resultado permite que a Equipa Mundo iguale o conjunto europeu, com um 2-2 em triunfos na presente edição da Laver Cup. A derrota ninguém a apaga, mas a história escrita por Federer ao longo destes anos também não.

Depois de pousar a raquete pela última vez, o helvético não conteve as lágrimas, assim como a restante equipa europeia. Chamado para um discurso final, Roger Federer foi aplaudido pelas mais de 20 mil pessoas presentes nas bancadas do O2 Arena e voltou a chorar copiosamente.

É um fim de uma brilhante carreira de Roger Federer. Foram 103 títulos, 20 vitórias em Grand Slams (oito vezes em Wimbledon, seis no Australian Open, cinco no US Open e uma em Roland Garros), 28 títulos dos Masters 1000, uma medalha de ouro (no torneio de pares com o compatriota Wawrinka, em 2008) e uma prata em singulares (2012).

'King Federer', como é apelidado por muitos, cumpriu 1527 jogos profissionais e venceu em 1251 deles. Esteve ainda 310 semanas a liderar o ranking mundial de ténis, patamar ao qual chegou por cinco vezes na carreira.

Leia Também: 'Federer's last dance'. As imagens da despedida do suíço dos courts

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório