Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Pote vai querer provar a Fernando Santos que está errado"

Internacional português ficou de fora dos eleitos de Fernando Santos para os últimos dois jogos da Liga das Nações, algo que o fez sentir-se injustiçado. Em conversa com o Desporto ao Minuto, Litos sublinhou que o jogador não irá ficar afetado com esta ausência e que Pote poderá ser uma boa alternativa para o Mundial'2022.

"Pote vai querer provar a Fernando Santos que está errado"
Notícias ao Minuto

08:03 - 23/09/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Fernando Santos divulgou, no passado dia 15 de setembro, a lista de 26 eleitos para os duelos com a Chéquia e Espanha, relativos às duas últimas jornadas da fase de grupos da Liga das Nações, uma convocatória na qual não entrou Pedro Gonçalves, jogador em boa forma no Sporting neste início de época.

Com a renúncia de Rafa Silva, algo que aconteceu na segunda-feira, abriu-se uma porta para alguém ser chamado para o lugar do jogador do Benfica. Pote era um dos leões que podiam ser convocados por Fernando Santos, mas a opção do selecionador nacional recaiu em Gonçalo Ramos, que também tem dado nas vistas no Benfica, de Roger Schmidt, este ano.

Esta decisão de Fernando Santos acabou por, alegadamente, cair mal junto do camisola 28 dos verde e brancos, ao ponto do mesmo se sentir, de alguma forma injustiçado pela decisão do engenheiro. Dado este sentimento de injustiça de Pote, o Desporto ao Minuto decidiu falar com Litos, antigo internacional português, para perceber se o médio dos leões tinha razão para se sentir melindrado com Fernando Santos.

O agora treinador de futebol mostra-se surpreendido por Pedro Gonçalves não ter sido incluído na lista inicial do selecionador nacional, destacando a qualidade que Fernando Santos tem disponível para escolher os seus eleitos.

"Mesmo antes desta renúncia do Rafa, achava que o Pedro Gonçalves tinha todas as possibilidades de ser convocado, embora reconhecendo que existe um leque de jogadores extraordinário e com características idênticas às dele. Mas. por aquilo que estava a ser o arranque de época do Pote com golos,  assistências e a importância que tem tido na equipa do Sporting, achava que ele podia um dos homens a ser chamados pelo selecionador", começou por dizer Litos, sublinhando que o camisola 28 dos leões podia ter sido o escolhido para render Rafa Silva, que entretanto renunciou à equipa das quinas.

"Com esta renúncia, achei que o Pote podia ser chamado, embora reconheça que ele tenha características diferentes. O Rafa é, nesta altura, um jogador único no campeonato português por ser muito desequilibrador. Tem jogado numa posição mais central, uma novidade para ele, mas está a ser o jogador mais deste campeonato. Tem sido o jogador mais em foco neste Benfica. Mas o Pedro Gonçalves, numa forma diferente no Sporting, também tem tido um comportamento de excelência e podia perfeitamente ser chamado à convocatória", prosseguiu o antigo internacional português.

Gonçalo Ramos acabou por ser o escolhido por Fernando Santos para render Rafa Silva. Litos destacou o bom momento de forma do avançado do Benfica e sublinhou que esta chamada pode justificar-se com o facto de entre os agora 25 eleitos (Pepe foi dispensado e não foi anunciado nenhum substituto para o defesa-central do FC Porto) existir pouco poder de fogo no ataque.

"Compreendo que, pelo bom momento que o Gonçalo Ramos tem tido no Benfica e por aquilo que é algum défice de presença na área nesta convocatória, esta tenha sido a escolha. Agora. pode-se questionar o porquê de ele não ter sido chamado logo na primeira convocatória, mas isso são opções perante o leque de excelência que Portugal tem e também a importância dos sub-21. O Gonçalo Ramos inseria-se nessa seleção, que também tem de ter resultados. Fernando Santos e Rui Jorge são treinadores muito felizes por terem à sua disposição um leque de jogadores de excelência para poderem escolher quem bem acham", vincou Litos.

Pote 'espicaçado' pela equipa técnica e o Mundial em vista

Apesar da ausência dos eleitos de Fernando Santos, Litos não acredita que Pedro Gonçalves se deixei afetar emocionalmente por esta situação. Aliás, o ex-jogador acredita mesmo que esta não chamada à equipa das quinas poderá motivar ainda mais o camisola 28 dos verde e brancos.

"Não vai ficar nada afetado com isto sobretudo por aquilo que é a mentalidade do Pedro Gonçalves, mas também pelo que vai ser a mensagem dos colegas e da equipa técnica do Sporting. Eles vão querer provocá-lo para criar essa motivação para cada vez produzir mais e estar presente no Mundial. Vai ser, com certeza, um fator motivacional para ele provar ao Fernando Santos que estava errado ao não o convocar", atirou Litos, que diz compreender a decisão de Rafa Silva ao abdicar da seleção, mas anotando que o jogador do Benfica perde agora uma montra, como é o Mundial, para se mostrar a outros clubes e tentar uma mudança para equipas das melhores ligas europeias, ao contrário de Pote, que ainda sonha com uma presença no Campeonato do Mundo.

"Compreendo muito o Rafa e entendo a sua posição, mas é daqueles jogadores que ainda não está num patamar de atleta de grande clube dos big-5 e podia aproveitar estes momentos, independentemente de jogar mais ou menos. O Pedro Gonçalves vai aproveitar estes meses até à convocatória do Mundial para se mostrar e para ser convocado. Se lhe correrem de feição, pode mostrar-se a nível internacional e alcançar aquele que é o desejo de qualquer jogador que é um grande contrato",  afirmou o antigo jogador, de 55 anos.

Questionado sobre de Pedro Gonçalves poderá estar nos eleitos de Fernando Santos para a prova que irá decorrer no Qatar, Litos diz que isso dependerá de muitos fatores. Ainda assim, e se Pote estiver em boa forma na altura do anúncio da lista final para o Mundial'2022, o técnico não tem dúvidas de que o médio dos leões poderá ser um dos escolhidos.

"Ninguém pode fazer essa previsão porque não sabemos como é que o Pote vai estar, se tem alguma lesão ou se estará num bom momento. O que já se sabe é que ele é um jogador muito diferente daqueles que lá estão para jogar nas posições mais ofensivas. O Pedro é um jogador com muito critério no último passe, inteligente a jogar, tem essa malandrice, como todos os treinadores gostam, de provocar os adversários. Se as coisas correrem normalmente, e continuo a dizer que isto não é fácil para o selecionador dada a qualidade existente nos jogadores portugueses, a tarefa de Fernando Santos não será fácil. Eu escolheria os meus e o selecionador escolherá os deles quando chegar a altura. Fazendo fé que o Pedro Gonçalves se mantém na forma atual, será sempre um jogador a ser convocado pela qualidade que tem e pela diferença que pode fazer", finalizou.

Leia Também: Pote sente-se injustiçado por não ter sido chamado para o lugar de Rafa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório