Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tombo em Vila do Conde motivou carrossel imparável na defesa de Conceição

Dragões iniciaram nova época com o quarteto defensivo bem definido, mas tudo mudou a partir da derrota com o Rio Ave. Desde então, Sérgio Conceição tem operado mexidas atrás de mexidas em busca da fórmula perfeita para travar os golos adversários.

Tombo em Vila do Conde motivou carrossel imparável na defesa de Conceição
Notícias ao Minuto

08:02 - 23/09/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto FC Porto

O arranque da temporada 2022/23 está longe de estar a ser um sucesso para o FC Porto. Os dragões até entraram na nova época com o pé direito, com a conquista da Supertaça, mas, ao cabo dos primeiros dez jogos apenas ganharam seis deles, tendo sofrido três derrotas e consentido um empate. O campeão nacional atravessa, assim, um período conturbado e já está a cinco pontos do líder Benfica na luta pela revalidação do título. 

Ora, a defesa tem sido um dos pontos fracos deste FC Porto, e os números não mentem: 11 golos sofridos. O mesmo é dizer que o FC Porto sofre, em média, um golo por partida. Fazendo uma análise profunda, é possível verificar que, em 50% dos jogos - ou seja, cinco - a baliza dos dragões foi visada com sucesso pelos adversários. 

A estabilidade defensiva ainda não foi alcançada por Sérgio Conceição, isto apesar de até ter iniciado a época com um aparente quarteto defensivo definido, composto por João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, que se desfez após a estrondosa derrota em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (1-3), no final de agosto. 

A partir daí, nos cinco jogos seguintes, Sérgio Conceição mexeu sempre em, pelo menos, uma peça deste quarteto, promovendo um autêntico carrossel em busca da desejada estabilidade defensiva, sendo que esta opção também terá sido operada com base na gestão física dos jogadores, numa altura do calendário mais sobrecarregada de partidas. 

De todos os defesas que dispõe na equipa principal, Conceição apenas não utilizou, para já, João Marcelo, habitual titular na equipa B, e Wilson Manafá, que se encontra, agora, a recuperar ritmo depois de uma grave lesão e de uma longa paragem. De resto, o treinador do FC Porto já utilizou todas as armas ao seu dispor e nenhum dos oito defesas utilizados conseguiu ser sempre titular ao longo desta primeira dezena de jogos. 

Quarteto defensivo do FC Porto em 2022/23

vs Tondela: João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu 

vs Marítimo: João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu 

vs Vizela: João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu 

vs Sporting: João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu 

vs Rio Ave: João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu

vs Gil Vicente: Pepê, David Carmo, Pepe, Wendel

vs Atlético de Madrid: Pepê, David Carmo, Pepe, Zaidu

vs Chaves: João Mário, David Carmo, Fábio Cardoso, Wendell

vs Club Brugge: João Mário, David Carmo, Pepe, Zaidu 

vs Estoril: Rodrigo Conceição, David Carmo, Fábio Cardoso, Zaidu 

Pepe em dúvida

Pepe será aquele que, à partida, terá sempre um lugar de titular indiscutível na equipa, mas a gestão física fala mais alto em alguns momentos, e, por essa razão, já falhou dois jogos dos tais dez disputados. Além disso, o capitão portista foi também dispensado da seleção nacional pelos mesmos motivos e consta no boletim clínico dos dragões, estando em dúvida para a receção ao Sporting de Braga, agendada para depois da pausa para os compromissos das seleções. 

Confiança intacta em Diogo Costa 

Apesar dos 11 golos sofridos até ao momento, Diogo Costa continua de pedra e cal na baliza do FC Porto. O internacional português tem total confiança por parte de Sérgio Conceição e nem a chegada de Samuel Portugal fez o treinador do FC Porto mudar de ideias sobre quem deve ser o titular crónico da baliza azul e branca. 

Diogo Costa até assumiu, aliás, grande destaque em alguns jogos por conta das defesas milagrosas efetuadas, nomeadamente frente ao rival Sporting, em que a baliza portista ficou selada. 

Leia Também: Pepe regressa ao Olival e junta-se ao boletim clínico do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório