Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Portugal derrotou a República Checa nas últimas três ocasiões

A seleção portuguesa de futebol venceu os últimos três encontros com a República Checa, o derradeiro já no Grupo A2 da Liga das Nações, sendo que jogará sábado pela primeira vez como visitada, em Praga.

Portugal derrotou a República Checa nas últimas três ocasiões
Notícias ao Minuto

08:54 - 22/09/22 por Lusa

Desporto Liga Nações

Depois do fim da Checoslováquia, que se dividiu em República Checa e Eslováquia, em 1992, Portugal caiu no primeiro embate com os checos, por 1-0, nos quartos de final do Europeu de 1996, disputado em Inglaterra, mas depois respondeu com duas vitórias, também em fases finais do campeonato da Europa.

Os comandados do brasileiro Luiz Felipe Scolari triunfaram por 3-1 na segunda jornada da fase de grupos do Euro2008, na Suíça, e, quatro anos depois, o conjunto liderado por Paulo Bento ganhou por 1-0 nos 'quartos', na Polónia.

Depois destes três encontros em fases finais de Europeus, as duas formações só se voltaram a encontrar na atual edição da Liga das Nações e Portugal somou o terceiro triunfo consecutivo, ao vencer em Alvalade por 2-0, em 21 de junho.

Em encontro da terceira jornada da fase de grupos, e após um empate em Espanha (1-1) e uma goleada à Suíça (4-0), o 'onze' de Fernando Santos venceu os checos sem problemas, com dois golos de 'rajada' ainda na primeira parte.

João Cancelo inaugurou o marcador, aos 33 minutos, e Gonçalo Guedes fechou o resultado, aos 38, sendo que nenhum dos dois jogadores poderá jogar no sábado em Praga, o primeiro devido a castigo (dois amarelos) e o segundo porque não foi convocado.

Portugal alinhou com Diogo Costa na baliza, uma defesa com João Cancelo, Pepe, Danilo Pereira e Raphaël Guerreiro, um meio-campo com Rúben Neves, William Carvalho e Bernardo Silva e um ataque com Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Foi o quarto jogo com os checos, num duelo que começou da pior forma para a formação das 'quinas', em 1996, num célebre encontro decidido por um 'chapéu' do ex-benfiquista Karol Poborsky.

Na primeira aparição da 'geração de ouro' do futebol luso - os campeões mundiais de juniores de 1989 e 1991 - numa fase final, Portugal ultrapassou a fase de grupos, perante Croácia, Dinamarca e Turquia, e encontrou a República Checa nos 'quartos'.

Em Birmingham, em 23 de junho de 1996, os comandados de António Oliveira não conseguiram, porém, evitar a eliminação e a culpa principal foi de Poborsky, que, aos 53 minutos, fez um magnífico 'chapéu' a Vítor Baía, afastando Portugal.

Portugal 'tombou' dessa vez, face a um conjunto que acabaria por perder a final com a Alemanha (1-2, com um 'golo de ouro' de Oliver Bierhoff), mas 'respondeu, e em dose dupla, batendo os checos nos Europeus de 2008 e 2012.

Em 2008, o encontro aconteceu na segunda jornada da fase de grupos, em Genebra, em 11 de junho, e Portugal assegurou desde logo o apuramento para os 'quartos', ao vencer a República Checa por 3-1, depois de já ter superado a Turquia por 2-0.

Deco deu vantagem à seleção das 'quinas', logo aos oito minutos, Libor Sionko restabeleceu a igualdade, aos 17, mas, na segunda parte, o 'onze' de Scolari chegou ao triunfo, com golos de Cristiano Ronaldo, aos 63, e Ricardo Quaresma, aos 90+1.

A seleção das 'quinas' ficou-se pelos 'quartos', ao perder com a Alemanha por 3-2, enquanto os checos não ultrapassaram a fase de grupos, já que foi a Turquia que acompanhou Portugal no apuramento, como segunda do Grupo A.

No Europeu seguinte, em 2012, as duas seleções voltaram a encontrar-se, mas desta vez num embate a eliminar, nos quartos de final, em Varsóvia, na Polónia.

Após superar o Grupo B, com Alemanha (0-1), Dinamarca (3-2) e Países Baixos (2-1), a formação das 'quinas' derrotou os checos por 1-0, em 21 de junho, graças a um tento de Cristiano Ronaldo, apontado já perto do final do encontro, aos 79 minutos.

Antes destes três jogos, Portugal mediu forças em 10 ocasiões com a Checoslováquia -- a República Checa é herdeira dos seus resultados -, somando três vitórias, quatro empates e três derrotas, com sete golos marcados e 11 sofridos.

O quinto encontro entre Portugal e a República Checa, da quinta jornada do Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23, está marcado para sábado, na Fortuna Arena, em Lisboa, a partir das 19:45 (em Lisboa), com arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório