Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ganhar com a moeda do costume e com Franco(s): Notas do FC Porto-Chaves

Taremi foi o melhor homem em campo, como vem sendo apanágio em vários jogos dos dragões, e André Franco estreou-se a marcar com a camisola dos campeões nacionais.

Ganhar com a moeda do costume e com Franco(s): Notas do FC Porto-Chaves
Notícias ao Minuto

07:14 - 11/09/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto seguiu os passos de Benfica e Sporting e terminou o sábado também a sorrir, e de vitória no ‘bolso’. Se os números do triunfo (3-0) podem derivar para conclusões de uma exibição sem sobressaltos, e com muito conforto à mistura, então essa análise não podia estar mais distante da realidade que se viveu no Estádio do Dragão.

A alegria dos azuis e brancos esteve nas ‘pontas’ temporais, com Taremi a abrir a contagem, logo aos três minutos, e já etapa complementar com Evanilson (70’) e o estreante André Franco (82’) a selarem o marcador. Porém, pelo meio assistimos a um enorme período de penumbra dos campeões nacionais.

Os pupilos de Vítor Campelos criaram vários calafrios na área de Diogo Costa, nomeadamente por intermédio de Héctor Hernández, porém os erros defensivos do conjunto transmontano, sobretudo no decorrer da segunda parte, acabaram por ser fulcrais para o FC Porto arquitetar o triunfo. 

Uma vitória que permite aos campeões nacionais permanecer a três pontos do líder Benfica e, à condição, com dois pontos à maior sobre o Sporting de Braga, que entra em ação apenas este domingo.

Vamos então às notas de destaque desta partida

Figura

Depois de ser expulso em Madrid, diante do Atlético, Mehdi Taremi regressou regozijado aos relvados e foi o grande obreiro do triunfo portista diante do Chaves. Um golo, uma assistência, e um par de passos perigosos que podiam ter desencadeado outros tentos. 

Surpresa

Galeno caminha a passos largos para a titularidade. Na primeira parte esteve, por duas ocasiões, perto do golo e, além do que faz no reduto mais ofensivo, também foi capaz, por diversas vezes, de participar em ações defensivas e salvar a equipa de maiores agonias.

Desilusão

Paulo Victor sai do Dragão com uma noite para esquecer. Não foi o ‘poço’ de tranquilidade que a sua equipa necessitava e entre os postes tremeu (e muito). Um momento sintomático que reflete a exibição do guardião do Chaves é o terceiro golo do FC Porto, da autoria de André Franco.

Treinadores

Sérgio Conceição tem razões para sorrir perante o resultado final, mas certamente chegou ao intervalo com várias razões para mostrar insatisfação diante dos seus pupilos. O golo precoce não tranquilizou a equipa e isso notou-se até meio da segunda-parte, onde os jogadores do FC Porto estiveram sempre com alguns nervos à flor da pele. As substituições trouxeram outra lucidez aos campeões europeus que, após este triunfo, puderam curar um pouco a ressaca europeia.

Vítor Campelos já tinha vencido no Estádio de Alvalade e entrou destemido em somar pontos no Dragão. Apesar do golo sofrido de forma precoce, o Chaves não se atemorizou e manteve-se até meio da etapa complementar ligado ao resultado. A equipa transmontana provou que não é preciso ‘conduzir autocarros’ na casa de um ‘grande’ para alcançar dividendos. O conjunto visitante perdeu, mas saiu de cabeça honrada.

Árbitro da partida

António Nobre somou alguns erros, nomeadamente na primeira parte onde se equivocou ao não assinalar um par de infrações sobre Mehdi Taremi. Na etapa complementar melhorou, seja no critério disciplinar como no técnico.

Leia Também: Conceição: "Tenho confiança em todos os jogadores. É questão de escolha"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório