Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Clássico vai ser quentinho. Mas espero que os jogadores deem o exemplo"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Augusto Inácio diz esperar um grande espetáculo naquele que será o primeiro Clássico da época, esperando que os incidentes do encontro no Dragão para a I Liga na época passada não se voltem a repetir.

"Clássico vai ser quentinho. Mas espero que os jogadores deem o exemplo"
Notícias ao Minuto

08:02 - 19/08/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O Clássico do campeão nacional FC Porto com o 'vice' Sporting, no sábado, é o encontro de cartaz da terceira jornada da I Liga. Ainda que estejamos numa fase preliminar da época, a vitória neste encontro pode ser um tónico importante para qualquer uma das duas equipas.

Na memória de todos os adeptos estão, certamente, os incidentes registados no encontro no Dragão para a I Liga na época passada, que terminou com uma chuva de cartões vermelhos e, posteriormente, suspensões.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Augusto Inácio, que já representou os dois emblemas, aponta para que a partida de sábado entre os dois seja muito disputada, desejando que o jogo decorra sem as cenas da época passada.

O treinador, de 67 anos, lamenta ainda o timing escolhido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol para dar a conhecer o castigo aplicado ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerando que isso pode incendiar ainda mais os ânimos deste Clássico.

"Não é fácil esquecer rapidamente o que se passou [na 22.ª jornada da época passada], mais a mais depois de ter sido conhecido um castigo que o Conselho de Disciplina deu precisamente na semana do FC Porto-Sporting. Parece que escolheu esta semana para dar os castigos e incendiar um pouco mais as coisas. Mas isto é o timing das coisas e às vezes não há bom senso", começou por dizer Inácio, prevendo um jogo "quentinho" no Dragão.

Vai ser interessante perceber se sem o Matheus Nunes o Sporting terá essa capacidade de ombrear com o FC Porto

"É a terceira jornada, nenhuma das equipas está bem, mas há um fator que pode jogar a favor do interesse desse jogo que são os pontos de atraso com que o Sporting pode ficar em relação ao FC Porto e Benfica se perder, tornando a partida muito mas complicada para os leões. O FC Porto é uma equipa de luta, garra e determinação. O Sporting perdeu o Matheus Nunes que era o pulmão da equipa. Perdendo esse jogador, o sistema não se vai alterar, mas as dinâmicas vão ser diferentes. E vai ser interessante perceber se sem o Matheus Nunes o Sporting terá essa capacidade de ombrear com o FC Porto. Prevejo um jogo interessantíssimo e esperemos que os jogadores em campo se comportem de forma digna e profissional, dando um bom exemplo aos seus dirigentes de que o futebol joga-se dentro das quatro linhas e não fora".

Augusto Inácio sublinha que prever um resultado para este Clássico é "imprevisível", mas atenta que uma derrota do Sporting neste jogo pode ser mais complicada para retomar a corrida pelo primeiro lugar do campeonato.

"Estamos no início do campeonato e nada está perdido para um lado e ganho para o outro. O que acontece é que vai haver uma motivação maior para o resto do campeonato da parte de quem ganhar. No caso do Sporting perder, o clube cansa-se mais a correr atrás do prejuízo do que estando lá em cima. É um jogo imprevisível em termos de resultado, mas se o FC Porto ganhar, mantém a bitola a que está habituado. Por seu turno, o Sporting, se perder, terá de correr atrás de dois e isso será mais complicado para os níveis de confiança da equipa para as restantes jornada do campeonato", vinca, apontando que o plantel do Sporting é curto para as ambições da equipa.

"Se o Sporting ganhar traz para dentro da equipa uma confiança e motivação grandes, fazendo os jogadores pensarem que têm uma equipa para seguirem em frente. Ainda assim, e mesmo ganhando, acho que o plantel do Sporting é curto para aquilo que são as suas ambições em todas as competições que tem pela frente. Até 31 de agosto, penso que o Sporting vai contratar mais jogadores para que o treinador possa ter mais possibilidades de escolher a equipa em várias fases da época", salienta Augusto Inácio.

"Nenhuma das equipas ainda está bem"

Questionado sobre o registo defensivo dos leões neste arranque de temporada, com três golos encaixados em Braga, Augusto Inácio, de 67 anos, assume que esse é um problema, mas justifica essa maior vulnerabilidade no setor mais recuado com o facto da equipa ainda estar pouco rotinada neste arranque.

"Há muita coisa para trabalhar no FC Porto e Sporting e até que as duas equipas estejam em pleno há muitas etapas a queimar. O que faz, às vezes, acelerar o rendimento e a performance da equipa são os resultados. Se repararmos, o Sporting esteve três vezes a ganhar e deixou-se empatar perante uma boa equipa como é o Sporting de Braga que fez um excelente jogo. No caso do FC Porto, é preciso relembrar que o Marítimo podia ter feito um ou dois golos primeiro, o que não aconteceu e o FC Porto acabou por ganhar por 5-0 praticamente com ofertas do guarda-redes do Marítimo para a sua linha defensiva na hora da saída, perdendo aí bolas que são autênticas roletas russas que podem dar para qualquer equipa. Já em Vizela, o FC Porto viu-se aflito para vencer pela margem mínima com um Vizela bem organizado", sustenta Augusto Inácio.

Já se percebeu que o Sporting não tem medo de jogar no Dragão e vai discutir o resultado

"Por outro lado, o Sporting ganhou a um Rio Ave que está muito longe daqueles patamares exigidos para uma equipa de I Liga. Aquilo que o Rio Ave demonstrou é que parecia ainda estar na II Liga e já não está. Não vou olhar só para o resultado dos dois encontros. FC Porto e Sporting ainda estão à procura da sua melhor forma. Este é um jogo em que o Sporting, claramente, vai estar mais intranquilo do que o adversário porque tem quatro pontos contra seis do FC Porto. A estratégia dos dois treinadores não vai diferir muito daquilo que foi na época passada, com um FC Porto a tentar pressionar e um Sporting a jogar em profundidade. Já se percebeu que o Sporting não tem medo de jogar no Dragão e vai discutir o resultado. Agora, durante o jogo, a equipa que marcar primeiro tem uma vantagem para gerir o que resta", finaliza.

O FC Porto, um dos líderes da I Liga, a par de Benfica, Boavista e Vitória SC, todos com seis pontos, recebe o Sporting, quinto, com quatro, no sábado, às 20h30, no primeiro embate entre 'grandes' da temporada 2022/23.

Leia Também: "Estranho o timing da saída do Matheus Nunes. Acho que foi péssimo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório