Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da Federação ucraniana: "Se não matar russos, eles matam-nos"

Yevhen Pronin vai deixar, momentaneamente, Kyiv rumo a Munique, para liderar a comitiva de atletismo do país nos Campeonatos da Europa.

Presidente da Federação ucraniana: "Se não matar russos, eles matam-nos"
Notícias ao Minuto

11:30 - 15/08/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Atletismo

Aos 31 anos, Yevhen Pronin é o mais jovem presidente de uma Federação de atletismo de todo o planeta, tendo sido 'promovido', de forma interina, ao cargo, ao mesmo tempo que se mantém na linha da frente do combate ucraniano à invasão militar por parte da Rússia.

Esta semana, o jovem advogado irá, ainda assim, deixar, momentaneamente, Kyiv, para comandar a comitiva da seleção nacional nos Campeonatos da Europa, que decorrem na cidade alemã de Munique, antes de regressar a 'casa'.

Em entrevista concedida à edição desta segunda-feira do jornal britânico The Telegraph, o líder da Federação de Atletismo da Ucrânia explicou como tem sido os últimos meses, e os motivos pelos quais optou por não sair, até agora, do país, na companhia da família.

"Quando a guerra começou, a 24 de fevereiro, escolhi algo que muitos rapazes e homens da Ucrânia escolheram. Assinei um contrato e tornei-me soldado do exército ucraniano. Não tinha experiência, mas estava preparado, mental e emocionalmente", começou por dizer.

"Sinto-me bem, porque estou a fazer isto pelo meu país. Se não os matarmos, eles podem matar as nossas crianças, ou nós mesmos. É claro que não sou um assassino na vida real. Tivemos vários problemas com a Rússia, talvez, ao longo dos últimos 200 ou 300 anos", prosseguiu.

"Para a minha geração, é uma oportunidade. Os meus pais tê medo de fazer alguma coisa, porque cresceram fazendo parte da União Soviética, mas a minha geração é diferente. Com as sanções internacionais, é a melhor altura para fazê-lo", completou.

Leia Também: Ucrânia. Dirigente local diz que riscos aumentam na central de Zaporijia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório