Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

O emocionado último adeus a Fernando Chalana

Acompanhe, a partir das 14h30, as cerimónias fúnebres do 'Pequeno Genial'.

O emocionado último adeus a Fernando Chalana
Notícias ao Minuto

17:07 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Benfica

As cerimónias fúnebres de Fernando Chalana realizaram-se, esta sexta-feira, a partir das 15h30 (hora de Portugal Continental), com um ato de homenagem que teve lugar no estádio da Luz, e que contará com a presença de adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes do Benfica.

O corpo do antigo internacional português, que morreu aos 63 anos, seguiu, mais tarde, a partir das 17h30 para o Cemitério do Alto de São João, onde será realizada a cremação, numa cerimónia que foi reservada à sua família e amigos mais próximos.

Confira o resumo do 'adeus' a uma das maiores figuras da história do futebol nacional.

"Chalana já deve estar a combinar uma jogada com o Eusébio"

Rodrigo Querido | há 1 mês

Toni, amigo de Fernando Chalana, falou aos microfones da BTV para deixar uma última mensagem ao antigo jogador. Ex-técnico das águias, Toni destacou o grande número de adeptos que esteve na última homenagem a Chalana.

"Mês de agosto, de férias, dia de trabalho. Mas penso que o tributo hoje prestado pelos que vieram ao canto esquerdo, com este significado, onde tantas vezes espalhou a sua magia e fantasia, e muitos que acompanharam... Teve o tributo dos que não o vão esquecer nunca. Estará sempre nos nossos corações. O pequeno genial partiu, o génio foi com ele, mas ficará para sempre nos nossos corações e dos que gostam de futebol", afirmou.

"Quando os nossos mais queridos partem há sempre um bocado de nós que parte também. Esgotamos todos os adjetivos nestes dias e nestas horas. O Chalana é de um tempo que não tem o mediatismo de hoje. O tempo e mediatismo de hoje tê-lo-iam posto num patamar muito superior. Mas o futebol ficou mais pobre quando deixou de pisar os relvados. E quanto menos fantasia tiver o futebol menos apaixonante se torna. Deixa-nos saudade, mas devemos exaltar as coisas boas e as alegrias que nos deu. Temos de trazer é as boas memórias. Que descanse em paz. Um dia destes encontramo-nos lá. Já deve estar a combinar uma jogada com o Eusébio. Um dia faremos também o mesmo trajeto", finalizou.

Carro fúnebre de Chalana chega ao cemitério do Alto de São João

Rodrigo Querido | há 1 mês

A urna que transporta o corpo de Fernando Chalana acaba de chegar ao cemitério do Alto de São João. À entrada estavam algumas dezenas de adeptos que aplaudiram o antigo jogador. Corpo será agora cremado numa cerimónia privada. Rui Costa e alguns amigos acompanham a família, numa cerimónia restrita.

Cortejo fúnebre de Fernando Chalana abandona o Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

O caixão que transporta o corpo de Fernando Chalana sai neste momento do Estádio da Luz. Cortejo fúnebre segue para o cemitério do Alto de São João.

Fim da cerimónia no Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

As exéquias prosseguem agora no Cemitério de Alto de São João, às 17h30, onde o corpo de Fernando Chalana vai ser cremado, numa cerimónia fechada à família.

Urna retirada do relvado pelos antigos companheiros

Rodrigo Querido | há 1 mês

Diamantino Miranda, Humberto Coelho, Carlos Manuel e Alberto Bastos Lopes transportam agora a urna com o corpo de Fernando Chalana para fora do relvado do Estádio da Luz. Segue-se agora uma cerimónia privada na qual o corpo do antigo futebolista será cremado.
 

Lançadas pombas brancas no Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

Termina o hino e são lançadas pombas brancas, símbolo de paz. Fernando Chalana era, inclusive, conhecido por ser um amante de columbofilia.

Começa agora a tocar o hino do Benfica

Rodrigo Querido | há 1 mês

Os altifalantes do Estádio da Luz começaram a passar o hino do Benfica. Adeptos e presentes no relvado entoam o 'Ser Benfiquista' na voz de Luís Piçarra.

Momento emotivo na Luz. Adeptos aplaudem Chalana

Rodrigo Querido | há 1 mês

Todos os presentes batem incessantes palmas ao Pequeno Genial. Vários benfiquistas visivelmente emocionados neste último adeus a Chalana. Cumprem-se agora dez minutos de silêncio.

Entra a urna de Fernando Chalana no relvado. Rui Costa com a família

Rodrigo Querido | há 1 mês

Os antigos companheiros transportam a urna com o corpo de Fernando Chalana para o centro do relvado do Estádio da Luz, perante cânticos de adeptos do Benfica. Rui Costa está ao lado da viúva de Fernando Chalana e os três filhos do malogrado jogador. Equipa principal fez guarda de honra. Momento de arrepiar. 

 

Siga em direto a homenagem a Fernando Chalana

Rodrigo Querido | há 1 mês

O Benfica disponibilizou através do Youtube um vídeo em direto que transmite a cerimónia de homenagem a Fernando Chalana.

Camisola 10 gigante no Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

Nas bancadas do Estádio da Luz foi colocada uma camisola 10 gigante com uma mensagem: "Obrigado". O recinto das águias já conta com a presença de dezenas de adeptos.

 

Mundo do futebol em peso no último adeus a Fernando Chalana

Rodrigo Querido | há 1 mês

Dezenas de figuras ligadas ao mundo do futebol prestaram esta sexta-feira uma última homenagem a Fernando Chalana, numa cerimónia que decorreu na Basílica da Estrela.

Mundo do futebol em peso no último adeus a Fernando Chalana

Várias figuras do futebol estiveram na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Notícias ao Minuto | 15:34 - 12/08/2022

Antigos companheiros de Chalana transportam a urna

Rodrigo Querido | há 1 mês

Diamantino Miranda, Humberto Coelho, Carlos Manuel e Alberto Bastos Lopes, antigos companheiros de equipa de Fernando Chalana, vão transportar a urna até ao relvado.

Dez minutos de silêncio no Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

O Estádio da Luz vai cumprir dez minutos de silêncio em memória de Fernando Chalana. 

Equipas principais masculina e feminina no Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

A equipas principais masculina e feminina do Benfica vão marcar presença nesta homenagem a Fernando Chalana. Atletas de várias modalidades do clube, do futebol de formação, ex-jogadores, família e muitos adeptos neste último adeus.

Cortejo fúnebre de Fernando Chalana chega ao Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

O carro com o caixão de Fernando Chalana entra agora na garagem do Estádio da Luz. Homenagem no relvado vai começar nos próximos minutos

Caixão de Chalana a caminho do Estádio da Luz

Rodrigo Querido | há 1 mês

O caixão com o corpo de Fernando Chalana, envolto na bandeira do Benfica, abandona a Basílica da Estrela rumo ao Estádio da Luz, onde será prestada uma última homenagem ao antigo jogador.

Frederico Varandas recorda Fernando Chalana

Rodrigo Querido | há 1 mês

Frederico Varandas, presidente do Sporting, foi uma das muitas figuras públicas que marcou presença nas cerimónias fúnebres de Fernando Chalana. À entrada da Basílica da Estrela, em Lisboa, o líder dos verde e brancos recordou o antigo futebolista, sublinhando que, apesar deste ter jogado no rival Benfica, merece todo o respeito.

"Morreu um dos maiores do nosso eterno rival e do futebol português. Foi um adversário magnífico e leal e, como tal, merece todo o nosso respeito, reconhecimento e admiração. Sinceros pêsames à família e a todos os benfiquistas", vincou Varandas.

Rúben Amorim não esqueceu Chalana

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Ao início da tarde, o treinador do Sporting recordou que foi orientado por 'Chalanix' nos infantis do Benfica: "Toda a gente que faz a formação, cresceu um bocadinho com o mister Chalana. Deixou-nos muito cedo. Deixou boas memórias. Toda a gente que privou com ele, quem o viu jogar... Um abraço à família e a todas as pessoas no Benfica. Vai fazer falta, com certeza. Penso que vai ter uma despedida que merece".

Notícias ao Minuto Técnico leonina recordou Chalana como alguém que "foi sempre muito importante" na Luz© Global Imagens  

Portas da Luz estão abertas

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Os adeptos do Benfica que fizeram questão de deslocar-se ao recinto encarnado começam a deslocar-se para as bancadas, onde irão realizar a derradeira homenagem ao 'Pequeno Genial'.

Adeptos juntam-se no estádio da Luz

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Um número cada vez maior de adeptos vai chegando ao reduto encarnado, onde, dentro de momentos, as portas irão abrir para o 'adeus' a Fernando Chalana

Missa de corpo presente ainda decorre

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

A missa de corpo presente, que decorre na Basílica da Estrela, está ligeiramente atrasada, pelo que é de esperar que o corpo de Fernando Chalana chegue mais tarde ao estádio da Luz do que era previsto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório