A NBA anunciou esta quinta-feira que decidiu retirar, pela primeira vez na sua história, a camisola número 6 de todas equipas, numa homenagem ao mítico Bill Russell, jogador com mais títulos da prova, falecido em julho aos 88 anos.
"O sucesso inigualável de Bill Russell no campo e no seu ativismo pelos direitos civis merecem ser homenageados de uma maneira única e histórica. A retirada permanente do número 6 garante que a carreira de Bill seja reconhecida para sempre", disse o comissário da NBA, Adam Silver.
Ainda assim, jogadores como Lebron James, que veste a camisola 6 nos Los Angeles Lakers, podem continuar a utilizar esse número, por já estar atribuído para a nova temporada, mas será uma exceção. A partir de agora, nenhuma equipa poderá atribuir este número.
Primeiro jogador negro a atingir o estatuto de superestrela na NBA, Russell conta no palmarés com 11 títulos de campeão da Liga norte-americana e a medalha de ouro olímpica em 1956. Foi também o primeiro negro a treinar uma equipa de um grande campeonato, assumindo o comando dos Celtics entre 1966 e 1969.