Moreno rejeita "medo" e pede "controlo" para 'virar' eliminatória

O treinador do Vitória de Guimarães, Moreno, rejeitou hoje que a sua equipa tenha sentido "medo" do Hajduk Split, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa de futebol, e disse acreditar na reviravolta, na quarta-feira.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/08/2022 18:18 ‧ 09/08/2022 por Lusa

Desporto

Liga Conferência Europa

Após o desaire vitoriano na Croácia, por 3-1, o médio Lukas Grgic, titular pelo Hajduk na primeira mão, disse ter visto "medo nos olhos" dos jogadores vimaranenses e descartou que o ambiente do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, se possa comparar ao do Poljud, em Split, algo que levou o técnico a pedir "controlo emocional elevado" numa eliminatória que ainda pode ser 'virada'.

"Medo não existe, nem nunca existirá no nosso grupo. Temos de ter algum controlo e não incendiar as coisas. Um dos segredos será a paixão por ir lá para dentro, mas com controlo emocional elevado. O jogador do Hajduk disse o que tinha a dizer, o que não nos passou ao lado. Nesta casa não há medo, há respeito", frisou, na antevisão à partida marcada para as 17:00, em Guimarães.

Convencido de que o resultado na primeira mão foi "claramente exagerado", apesar de os croatas serem "uma equipa interessante", o 'timoneiro' realçou a confiança no grupo de trabalho para empatar a eliminatória com dois golos, ainda que seja necessário jogar "melhor do que na Croácia" e até em Chaves, cidade onde o Vitória entrou a vencer para a I Liga (1-0).

"Não devemos querer resolver as coisas muito rápido. Temos qualidade para fazer dois golos a esta equipa, mas devemos ser muito equilibrados a nível mental. (...) Temos condições para passar, a equipa teve uma evolução depois do jogo na Croácia como se percebeu em Chaves", reiterou.

Apesar de não se "poder fazer tudo à pressa", Moreno admite uma equipa a "correr riscos" perante um "ambiente favorável", mas não tanto como se o duelo tivesse um horário noturno, o que motivou um "desabafo".

"Fui jogador e sei muito bem que é diferente ter um jogo às 17:00, com 10.000 pessoas, ou às 20:30, com 20.000. Sei que há regulamentos, mas deve haver bom senso e compreensão de toda a gente. É um desabafo de quem não percebe o porquê de não se poder jogar na quinta-feira", salientou, lembrando ainda que o Hajduk adiou a jornada do passado domingo para o campeonato, de forma a preparar a segunda mão.

Ao lado do treinador, o capitão vitoriano, Bruno Varela, defendeu que o embate de Split foi "perdido nos detalhes", daí acreditar que é possível "melhorar" e "vencer o jogo".

O guarda-redes prometeu uma "equipa intensa e agressiva" com "querer e qualidade", que ambiciona "ter mais bola do que na Croácia" e seguir em frente na competição da UEFA, até nos penáltis, desempate para o qual os jogadores estão "preparados".

À espera de "um ambiente bonito" em Guimarães, Bruno Varela referiu ainda que a declaração do "medo" vitoriano quer "tentar criar picardia ou polémica", por parte de um jogador, Lukas Grgic, que "não conhece o Vitória e a cidade de Guimarães" e não sabe que "medo" é palavra ausente no "dicionário" do plantel às ordens de Moreno.

O Vitória de Guimarães recebe os croatas do Hajduk Split no encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17:00 de quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem do turco Ali Palabiyik.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Margarida Corceiro

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Reino Unido

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas