Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto assina arranque à campeão e goleia o Marítimo

Triunfo, por 5-1, permite aos dragões igualar Benfica, Estoril e Vizela no topo da tabela.

FC Porto assina arranque à campeão e goleia o Marítimo
Notícias ao Minuto

22:29 - 06/08/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto arrancou, ao início da tarde deste sábado, da melhor maneira possível a defesa do título de campeão nacional, ao receber e bater o Marítimo, no estádio do Dragão, por categóricos 5-1.

Mehdi Taremi (bis), Evanilson, Iván Marcano e Toni Martínez marcaram os golos que permitiram aos azuis e brancos conquistar o segundo triunfo em tantos outros jogos oficiais, em 2022/23, após a conquista da Supertaça, diante do Tondela. Já a resposta, pertenceu a Cláudio Winck.

Do ‘susto’ ao ‘massacre’

O estádio do Dragão estava ‘à pinha’ para ver o primeiro jogo caseiro do FC Porto na nova temporada, mas o Marítimo recusou amedrontar-se e entrou em campo de ‘peito feito’, deixando os homens de casa ‘espantados’.

Aos três minutos, Bruno Xadas fletiu da esquerda para o centro, e ‘disparou’ em cheio à barra da baliza à guarda de Diogo Costa. Seis minutos depois, foi a vez de Joel Tagueu interceptar um mau passe de Iván Marcano e atirar para uma boa defesa de Diogo Costa.

O aviso estava dado, mas, aos poucos, os azuis e brancos conseguiram reerguer-se. De tal maneira que, aos 13 minutos, já festejavam o primeiro golo da noite, da autoria de Mehdi Taremi, no seguimento de uma ‘asneira’ de Cláudio Winck.

Aos 21, o VAR anulou um golo a Evanilson, por posição irregular, mas o avançado recusou baixar os braços, e, aos 40, atirou mesmo a contar. Três minutos depois, mais um tento. Desta feita, de Mehdi Taremi, a castigar mais um erro defensivo dos insulares.

Pelo meio, houve, ainda, a registar uma autêntica ‘chuva’ de cartões amarelos, a Matheus Uribe, Joel Tagueu, Iván Marcano e Sérgio Conceição, assim como um vermelho direto, a Diamantino Figueiredo, adjunto dos dragões.

‘Nuestros hermanos’ fecharam a noite

No segundo tempo, o ‘rolo compressor’ azul e branco manteve-se, e, apenas um minuto após o regresso dos balneários, Evanilson aproveitou mais um erro defensivo do Marítimo e atirou a centímetros da baliza à guarda de Miguel Silva.

O Marítimo ensaiou uma ‘tímida’ resposta, e, aos 66 minutos, ficou perto de marcar, por intermédio de Miguel Sousa, mas a noite era mesmo dos homens da casa, que fecharam o resultado graças a cabeceamentos de Iván Marcano e Toni Martínez, minimizando, assim, os ‘estragos’ do golo tardio de Cláudio Winck.

Com este triunfo, o FC Porto soma os três primeiros pontos da nova edição da I Liga, e cola-se, assim, aos líderes Benfica, Estoril e Vizela, que venceram os respetivos jogos. Quanto ao Marítimo, encerra a jornada inaugural com a contagem a ‘zeros’.

Momento do jogo: Se, com um golo de desvantagem, o Marítimo ainda podia ambicionar levar pontos do estádio do Dragão, com três, tornou-se uma mera ‘miragem’. Evanilson e Mehdi Taremi marcaram, à beira do intervalo, os dois tentos que acabaram por ‘matar’ a partida, de vez.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Grujic, Uribe, Pepê, Namaso; Taremi e Evanilson.

Marítimo: Miguel Silva; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine, Léo Andrade; Diogo Mendes, Miguel Sousa, Beltrame; Bruno Xadas, Vidigal e Joel Tagueu.

Antevisão

Com a motivação em alta, fruto da categórica vitória sobre o Tondela, por 3-0, que valeu a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto vira, este sábado, todas as atenções para o início da defesa do título de campeão nacional.

Os homens de Sérgio Conceição terão pela frente o Marítimo, numa partida a contar para a primeira jornada da nova temporada da I Liga, numa partida onde não podem contar com David Carmo e Otávio, que cumprem castigo.

Do outro lado, o técnico dos insulares, Vasco Seabra, prepara-se para estrear os reforços de verão Matous Trmal, Lucho Vega, Pablo Moreno e Jesús Ramírez em partidas de cariz oficial, num palco onde a exigência é máxima.

O FC Porto-Marítimo será ajuizado por Hélder Malheiro, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Marítimo: Após Supertaça, é hora de defender o título de campeão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório