Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

"Título? Não é o peso da camisola que vai decidir alguma coisa"

Treinador do FC Porto lançou o jogo com o Marítimo.

"Título? Não é o peso da camisola que vai decidir alguma coisa"
Notícias ao Minuto

11:35 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição esteve, esta sexta-feira, em conferência de imprensa para fazer o lançamento do jogo do FC Porto frente ao Marítimo, agendado para amanhã, no arranque da nova edição do campeonato. 

Confira, abaixo, o essencial das palavras do treinador portista. 

Fim de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Sérgio Conceição deixa a sala de imprensa. O jogo está agendado para as 20h30 de amanhã. 

Saída de Marchesín

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"O cacifo dele é exatamente igual. O Cláudio tem todo o espaço que tinha anteriormente. A saída do Marche foi o que foi. Quero sempre ter mais soluções, mas há outros fatores que eu não posso controlar. O Cláudio é um excelente profissional e durante este tempo trabalhou sempre de uma forma incrível. Lembro-me de um jogo, penso que seja o único oficial, em que ele faz uma defesa incrível e apenas faz aquiloq uem está preparado. Quem anda a passar o tempo no treino, depois os jogos exigem coisas que não têm. Estou muito contente com o Cláudio." 

Namaso, goleador da equipa B

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"Não devemos ter duas perguntas sobre um miúdo que veio da equipa B e que fez apenas um jogo. Em Portugal temos esta tendência de meter as equipas nos píncaros da lua e depois não é bem assim. Há uma transição da equipa B para a equipa A. No jogo com o Tondela achei quew fazia sentido que jogasse. Agora há um período para amadurecer. Vai acontecer. Não será positivo falar 10 minutos sobre o Namaso. Ele tem de estar tranquilo, sem estar tranquilo. Depois de um bom jogo, há algum relaxamento e depois no treino eu não gosto de uma coisa ou outra. Têm que estar sempre an red line. Há uma transição normal de exigência. Obviamente que fico contente por ser mais um jovem que entra e joga e que tem tudo para ter sucesso. Vamos deixar o Namaso tranquilo."

O FC Porto é alvo a abater?

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"Não temos nenhuma bandeira com esse slogan. Eu frisei isso porque somos campeões nacionais. Aliás, na época passada o Rúben disse mesmo. É normal. Nós temos ganho, mas no ano seguinte as coisas não correm tão bem, apesar de acabarmos as épocas com mais de 80 pontos. Épocas boas, mas não excelentes."
 

O que gostava de não ver esta época?

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"Obviamente que há favoritos neste campeonato. São históricos as três equipas grandes e eu incluo o grande. O FC Porto não tem vantagem por ter conquistado três dos últimos cinco títulos. Os títulos fazem parte do passo. Partem todos em pé de igualdade. Depende do que fizermos nestas 34 jornadas. Não é o peso da camisola que vai decidir alguma coisa. O que está para a frente é que é importante." 

"O que não gostava? Teria de passar aqui algum tempo... Há algumas coisas que se passam e que não gostava de ver e ouvir. Acho que temos um campeonato interessante, com equipas técnicas cada vez mais bem preparadas. Fico contente pela formação aparecer nas primeiras equipas. Há muita coisa boa. Já viram a quantidade de jogadores que saem do nosso campeonato para ir para Inglaterra ou França? Há muita qualidade e prefiro olhar para isso. Obviamente que há coisas menos boas, mas isso é conhecido de todos." 

Paragem para o Mundial

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"Já me foi feita essa pergunta na pré-época... Não há nada de diferente, porque vamos ter competição na Taça da Liga. Temos consciência desse período de paragem de campeonato. Estamos preparados para isso. Quando retomarmos vamos estar bem a todos os níveis para irmos o mais longe possível em todas as competições." 
 

Evanilson pode ir a jogo?

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"O Evanilson... O Grujic também teve um pequeno problema. Deram sinais positivos, mas até à hora de jogo vamos ver."
 

Contratação de André Franco

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"Naquilo que é o mercado, temos que olhar para jogadores que sejam jovens, talento... Olhamos muito para o mercado interno. Aproveito para desejar felecidades ao Franco por aquilo que vai ser o trajeto dele. Vai ter uma exigência diferente, mas temos consciência que estes jogadores, jovens, vão ter de ter o seu tempo de adaptação. O nosso trabalho é fazer evoluir os jogadores para termos um plantel competitivo. Não podemos esquecer que temos, no mínimo, 44 jogos... Em todas as competições, sejam internas ou Liga dos Campeões, queremos ir o mais longe possível. Queremos ter um plantel apetrechado de jogadores. Estamos atentos a isso. Mas não somos só nós. Tirando algumas equipas que se dão ao luxo de poder comprar jogadores que encaixem imediatamente na equipa, para o resto é mais complicado."
 

O que espera deste novo campeonato

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

"As expectativas são as de sempre. Ter um bom jogo e um resultado positivo. O Marítimo, desde da época passada, com o Vasco, que fez um trabalho excelente... Houve algumas saídas e entradas. Continua a ser uma equipa competitiva, bem organizada e sabe bem aquilo que tem a fazer. Estamos preparados para isso. Temos que olhar para o adversário, com respeito, e para nós." 

O registo de Sérgio Conceição

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Nota para o registo de Sérgio Conceição no que diz respeito aos arranques no campeonato. Nas cinco ocasiões anteriores, apenas por uma vez o FC Porto não entrou a ganhar. Saiba mais abaixo. 

Conceição só por uma ocasião arrancou a Liga com um valente 'galo'

Nas cinco épocas anteriores, só por uma ocasião o FC Porto entrou no campeonato a perder.

Ricardo Santos Fernandes | 08:02 - 02/08/2022

Otávio é baixa certa

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Otávio terá de cumprir um jogo de castigo, por conta dos incidentes ocorridos no Clássico frente ao Sporting, da época passada. Assim sendo, o internacional português está fora do arranque do campeonato. 

Evanilson em dúvida

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Evanilson continua em dúvida para o jogo de amanhã, que marca o arranque do campeonato para o campeão nacional, depois de ter saído ao intervalo na Supertaça com uma lesão. O avançado brasileiro tem feito treino condicionado. Por sua vez, Manafá continuará de fora a recuperar de uma grave lesão. 

Hélder Malheiro é o árbitro nomeado

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Hélder Malheiro é o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem para dirigir o jogo entre FC Porto e Marítimo, agendado para as 20h30 de sábado no Estádio do Dragão. 

André Franco será um dos temas

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

A recente contratação de André Franco deverá ser abordada pelo treinador do FC Porto. O médio de 24 anos foi contratado ao Estoril há menos... de 24 horas. 

Oficial: André Franco é reforço do FC Porto

Médio deixou o Estoril para assinar até 2027.

Notícias ao Minuto | 22:57 - 04/08/2022

Início de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 1 semana

Sérgio Conceição estará na sala de imprensa a partir das 12 horas para fazer a antevisão ao jogo com o Marítimo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório