Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

FC Porto-Tondela: Supertaça dá o pontapé de saída na nova época

Pontapé de saída agendado para as 20h45.

FC Porto-Tondela: Supertaça dá o pontapé de saída na nova época
Notícias ao Minuto

08:09 - 30/07/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

FC Porto e Tondela disputam este sábado a Supertaça, troféu que abre a nova época desportiva do futebol português. Os campeões nacionais e detentores da Taça tentam iniciar 2022/23 da mesma forma como terminaram a última época, a ganhar títulos, mas pela frente terão uma equipa beirã que tenta reconquistar os adeptos depois de uma temporada para esquecer e que culminou com a descida de divisão. 

Neste sentido, torna-se inegável o categórico favoritismo do FC Porto para o jogo desta noite, sendo que Sérgio Conceição fez questão de frisar que nas finais tudo pode acontecer e que nada está ganho antes de se entrar em campo. 

Do outro lado, Tozé Marreco, o novo treinador do Tondela, deixou a garantia de que equipa da II Liga tudo fará para lutar até ao fim pelo troféu, mesmo que reconhecendo que terá pela frente um FC Porto "fortíssimo".

A partida, que se realizará no Estádio Municipal de Aveiro, está agendada para as 20h45 e terá a arbitragem de Manuel Mota. 

Treinadores em discurso direto 

Sérgio Conceição 

Favoritismo assumido: "Uma final é uma final. Tudo pode acontecer. Penso que o onze que vai iniciar o jogo da parte do Tondela terá um onze muito semelhante. É verdade que as opções ficarma mais reduzidas para eles, mas há miúdos da formação que subiram e que têm qualidade. Somos a equipa que tem a obrigação de ganhar o jogo, pela sua história. Mas é preciso provar isso em campo. Tenho um grande respeito por todas as equipas. Não espero um jogo fácil amanhã."

Receita para a nova época: "Temos que nos reinventar todos os anos. O Otávio já treina comigo há seis anos. Se eu fosse igual do que era há seis anos, ele já nem me ouvia. Temos que ter essa capacidade, não só no que diz respeito ao jogo. Temos que andar sempre à procura de coisas diferentes: no discurso, na rotina, na forma de motivar... Há todo um trabalho. Não sou eu. Somos nós, todo o clube. Em cada ano temos de ter a mesma ambição e determinação." 

Tozé Marreco 

Ideia de jogo: "Sendo no Oliveira, na Académica, ou aqui em Tondela. Falei das premissas há pouco. A preparação do treino é feita em função do adversário, em função da análise, em função do que podemos explorar e do que nos podem causar. Sabemos que falamos de um FC Porto fortíssimo em todos os capítulos. O que ouço falar só de grito e raça é redutor para o FC Porto destes anos. Aquilo que chamam de grito é reação à perda, é saber o que fazer no momento da transição defensiva. É das equipas mais fortes a fazer isso. Ofensivamente, tem largura, mete homens entre linhas, expõe-se nesse momento porque tem um dos melhores centrais do Mundo, que resolve muitos problemas na transição. Tem muitas coisas fortes. O nosso objetivo foi preparar cada um desses momentos para projetar ao máximo o que se vai passar no jogo. E depois, ao contrário do que se pareça, não vai fazer 11-0. Sabemos o que fazer com bola."

Baixas no FC Porto: "Estou à espera de um FC Porto com muitas soluções. O Sérgio tem sido extremamente competente ao longo destes anos. Tem um grupo de 29 ou 30 jogadores em que não joga o Diogo, joga o Marchesín. Se não jogasse o Zaidu, jogava o Wendell, não joga o David ou o Fábio, joga o Marcano. Há muitas soluções. É lógico que estou à espera do Marchesín, do Zaidu, do João Mário, do Marcano e do Pepe, do Grujic, do Uribe, do Galeno, do Pepê, do Evanilson e do Taremi."

Últimos resultados

FC Porto: VVVVV

Tondela: EEVD

Últimos onzes

FC Porto:  Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Bruno Costa, Uribe e Eustáquio; Pepê, Evanilson e Taremi.

Tondela: Não divulgado 

Ausentes

FC Porto: Manafá (lesionado e castigado), Otávio, Diogo Costa e Fábio Cardoso (castigados).

Tondela: - 

Leia Também: "Tenho grande respeito pelo Tondela. Não espero um jogo fácil amanhã"

Leia Também: Em vésperas de Supertaça, Tondela segura quatro jovens da formação

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório