Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pinto da Costa e a Supertaça: "Num país estupidamente centralizado..."

Presidente do FC Porto espera que o encontro com o Tondela, em Aveiro, sirva para "atenuar injustiças flagrantes".

Pinto da Costa e a Supertaça: "Num país estupidamente centralizado..."
Notícias ao Minuto

13:23 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Desporto FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa fez, esta quinta-feira, uso do espaço de opinião que assinou no programa oficial da Supertaça Cândido de Oliveira, que colocará frente a frente FC Porto e Tondela, para aplaudir o facto de este troféu se disputar no Estádio Municipal de Aveiro.

O presidente dos dragões escreveu que, "goste-se ou não, é o futebol que mais contribui para levar o nome do país a todo o mundo", e não poupou nas críticas tecidas à classe política, que acusa de tentar 'colar-se' ao desporto-rei para ganhar popularidade.

"Num país estupidamente centralizado, é um raro motivo de satisfação verificar que um importante título de futebol vai ser discutido em Aveiro entre uma equipa do Norte e outra do Centro. São várias as razões que fazem do futebol uma atividade muito importante para a economia e a sociedade portuguesas", pode ler-se.

"Goste-se ou não, é o futebol que permite aos políticos, muitas vezes, aparecerem publicamente a associarem-se a sucessos para os quais não contribuíram, mas que tentam capitalizar em popularidade. Goste-se ou não, o futebol, asfixiado em impostos, representa uma atrativa fonte de receitas para o Estado", prossegue.

"Goste-se ou não – e há cada vez mais gente que não gosta, não tenho dúvidas –, é o futebol que muitas vezes está na linha da frente das lutas contra muitas injustiças, nomeadamente as que provocam desequilíbrios insustentáveis entre os diferentes territórios do país", completa.

Nesse sentido, Pinto da Costa defende que a localização desta partida "é mais uma prova de como o futebol pode estar à frente e dar um exemplo de democracia num país em que esta ainda não se cumpre plenamente", já que, "ao contrário do que muitos gostariam, a democracia não se esgota nas eleições".

"Tenho a certeza de que esta Supertaça vai contribuir para a felicidade de muita gente de muitos sítios cronicamente esquecidos. A minha expectativa, naturalmente, é que além deste pequeno contributo para atenuar injustiças flagrantes este jogo também possa ser um excelente espetáculo desportivo e termine com mais uma vitória do clube que detém a hegemonia desta competição", conclui.

Leia Também: Já há árbitro para o FC Porto-Tondela da Supertaça

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório