Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Esforço para apresentar melhor versão dá Eusébio Cup ao Benfica

Águias venceram, mas não estiveram sempre no seu melhor.

Esforço para apresentar melhor versão dá Eusébio Cup ao Benfica
Notícias ao Minuto

21:54 - 26/07/22 por Tiago Antunes

Desporto Pré-época

O Benfica venceu nesta terça-feira o Newcastle e conquistou a Eusébio Cup. As águias abriram e chegaram o marcador, mas não tiveram uma exibição brilhante.

Gonçalo Ramos, Grimaldo e Henrique Araújo marcaram os golos encarnados, enquanto Almirón fez os dois golos dos ingleses, aproveitando falhas da defesa encarnada.

É a quinta vez que o Benfica vence a prova, em 12 edições. Foi a montra para o que aí vem já no dia 2 de agosto, frente ao Midtjylland, na Luz, para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

Filme do jogo

A noite queria-se de festa, mas nem tudo foi um mar de rosas. O Benfica apresentou-se oficialmente aos adeptos nesta terça-feira, na Eusébio Cup, um jogo com poucas cerimónias ou até... motivos de festa.

As águias apresentaram-se no seu máximo, com o seu onze titular mais forte, mas mostraram algumas dificuldades durante a partida. Vários jogadores passaram ao lado da primeira parte, deixando Roger Schmidt pensativo em relação à equipa ideal.

A equipa posicionou-se ofensivamente e assumiu o domínio da partida. Contudo, quando o Newcastle chegou à baliza de Vlachodimos, mostrou que a viagem à Luz não era por cordialidade. Os magpies, que lutaram para não descerem da Premier League na última época, procuram mostrar uma melhor versão, tendo conseguido, em parte, nesta partida.

Com muitas dificuldades, o primeiro golo lá surgiu. João Mário bateu um canto da esquerda e Gonçalo Ramos aproveitou o erro de Nick Pope, que saiu 'às aranhas' da baliza, para marcar o primeiro do jogo. Contudo, a liderança no marcador durou pouco. Grimaldo não se posicionou corretamente e o Newcastle invadiu a grande área encarnada, empatando o jogo.

Das bancadas ouvia-se um misto de incentivo com insatisfação. Nem todos gostavam daquilo que viam, mas o Benfica tentava dar uma boa réplica. Foi por isso que, à meia hora de jogo, conseguiu chegar ao golo. Beneficiando de uma falta sobre Enzo Fernández, as águias escolheram Grimaldo para executar um livre frontal, de grande potencial. O espanhol fez das suas e fez parecer fácil um golo difícil. Um dos momentos da noite, que deram origem a uma grande festa na Luz.

Acertava-se na frente, falhava-se lá atrás. Desta vez foi Grimaldo e Morato a dupla que esteve mal. O espanhol não conseguiu fechar a linha de passe de Trippier para Almirón e o brasileiro mostrou tremenda apatia em frente ao adversário. O jogador do Newcastle aproveitou e empatou.

A segunda parte foi completamente diferente. O Newcastle rodou a equipa completa, enquanto Schmidt apostou na continuidade. Pelo menos até ao minuto 59, quando mexeu pela primeira vez. Entre as entradas, Chiquinho foi destaque, médio que não contava para a nova época, mas que ganhou vida na Luz.

No decorrer da partida, foram vários os lances duros que causaram raiva nos adeptos e no banco do Benfica. Rafa Silva foi o mais massacrado, mas Nuno Almeida tentou manter os ânimos calmos. Os ingleses ameaçaram algumas vezes a baliza de Vlachodimos, mas o grego foi evitando os golos adversários. 
Ao minuto 75, Rafa, João Mário e Gilberto saíram, já exaustos, para entrarem Bah, Diego Moreira e Henrique Araújo.

O jogo mudou pouco, mas muito ao mesmo tempo. Henrique Araújo fez a diferença aos 88 minutos, ao apontar o golo da vitória. Foi o momento alto da noite, que garantiu o quinto troféu da Eusébio Cup no Museu Cosme Damião.

O Benfica lançou-se, assim, com altos e baixos, à série de jogos oficiais que terá daqui para a frente. O primeiro é já frente ao Midtjylland, na Luz, para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

Momento do jogo: O golo de Grimaldo. Deu para animar a noite, apesar das falhas individuais do espanhol na parte defensiva.

Relato em direto

90' - Termina a partida. O Benfica conquista a Eusébio Cup de 2022.

88' - Jogada de qualidade, uma das muitos poucas da segunda parte. Trabalho bem feito por Chiquinho no lado direito do ataque, que assistiu Henrique Araújo para aquele que poderá ser o golo da vitória.

88' - GOLOOOOOOO! É do Benfica! Marca Henrique Araújo.

86' - Estão presentes no Estádio da Luz 49.081 adeptos. Casa bem composta, mas longe da lotação máxima.

82' - Confusão no acesso ao túnel. Ambos os bancos levantam-se e trocam insultos. A segurança e a equipa de arbitragem tiveram de serenar os ânimos. Tudo isto num jogo de pré-época...

81' - E sai o segundo amarelo para Joelinton e respetivo vermelho. O brasileiro foi imprudente e acertou em cheio em Florentino Luís.

78' - Momento caricato na partida. Bah, recém-entrado, sofreu uma entrada dura, mas o jogo não foi interrompido. Pouco depois, o dinamarquês foi assistido e Nuno Almeida reverteu a decisão, dando bola ao solo a favor do Benfica. Joelinton não gostou, foi para cima do árbitro e acabou amarelado.

75' - Nova ronda de alterações. RafaJoão MárioGilberto saíram para entrarem Bah, Diego MoreiraHenrique Araújo.

72' - Falta dura sobre João Mário. Português ficou queixoso no centro do relvado, mas já corre.

71' - Novo ataque à baliza de Vlachodimos. Desta vez, foi Chris Wood que, completamente sozinho, cabeceou fraco. Otamendi e Morato só olharam.

71' - Enorme defesa de Vlachodimos. Willock apareceu na cara do golo, isolado, mas o grego evitou o golo com uma grande mancha.

70' - Benfica novamente perto do golo. A bola foi passando de pé em pé até chegar à profundidade, onde Rafa aparecia em velocidade. Darlow, o guarda-redes do Newcastle na segunda parte, chegou primeiro.

65' - O banco do Benfica levantou-se todo para protestar com a equipa de arbitragem. Joelinton acertou em cheio no pé de Rafa, onde já não havia bola. O português deixou-se no chão com dores e Luisão foi o primeiro a levantar-se para chamar Nuno Almeida à atenção.

62' - O jogo começa a ficar mais duro. Os jogadores do Newcastle começam a colocar intensidade nos confrontos físicos que, quando exagerados, têm sido assinalados pelo apito de Nuno Almeida.

59' - Roger Schmidt faz as primeira alterações na equipa. Saem Gonçalo Ramos, David Neres e Enzo Fernández, entram em jogo WeiglChiquinho e Yaremchuk

55' - Jogo meio atabalhoado neste momento. O Newcastle usufruiu de um canto que criou perigo na área encarnada. João cortou o lance, partiu no contra-ataque, mas jogou mal para Rafa Silva no meio campo adversário.

48' - Primeira chamada de atenção do Newcastle. Chris Wood, enquadrado com a baliza das águias, atirou fraco, mas obrigou Vlachodimos a sujar o equipamento.

46' - Newcastle regressou com onze mudado. Desde a baliza até ao ataque, Eddie Howe fez rodar toda a equipa.

46' - Começa a segunda parte da Eusébio Cup.

45' - Subiram agora os suplentes das águias para aquecimento, num momento em que Pedro Pablo Pichardo, campeão do mundo de triplo salto, faz uma volta olímpica no Estádio da Luz.

45' - Roger Schmidt deverá ter tirado várias notas do comportamento da linha defensiva nesta partida. Se do lado direito, com Gilberto e Otamendi, não tem havido problemas, no lado esquerdo, com Grimaldo e Morato, não tem sido tão bom. Vários erros levaram a oportunidades de perigo e até aos dois golos os ingleses. Ninguém do Benfica ficou no relvado, ao contrário dos suplentes do Newcastle, que já aquecem.

45' - Nuno Almeida apita, é intervalo no Estádio da Luz.

44' - A bola partiu do centro para a direita, Trippier encontrou um grande buraco à entrada da grande área, por onde Almirón entrou. O mexicano aproveitou a apatia de Morato e colocou a bola rasteira na baliza encarnada.

44' - GOLOOOOO! É do Newcastle. Os ingleses empatam antes do intervalo.

41' - Novo perigo para o Newcastle. Saint-Maximin levou a bola colada ao pé, entrou em corredores interiores e teve espaço para rematar à baliza. A sorte é que a bola foi à malha lateral, porque Vlachodimos ficou coladíssimo ao chão, sem reação.

40' - Novo momento de grande futebol. Numa jogada de contra-ataque, Gonçalo Ramos foi derrubado, mas habia bateria na mota de Rafa. O português pegou na bola e só parou na grande área do Newcastle. Valeu o corte da defesa dos magpies. João Mário pedia a bola no lado contrário.

37' - Sem perigo. Sai o Newcastle no ataque.

35' - Momento de exaltação no relvado da Luz. Bruno Guimarães fez falta sobre Enzo Fernández, ao colocar a mão no rosto do argentino. Nuno Almeida apitou, o brasileiro não gostou, gesticulou bastante e pediu-se admoestação. Novo livre perigoso.

34' - Jogada ensaiada pelas águias. Neres bateu curto para Rafa, que devolveu ao brasileiro. Este cruzou ao segundo poste para Otamendi que, bem saltou, mas não chegou à bola.

33' - O Benfica não tira o pé do acelerador. Novo ataque e novo canto para as águias. Destaque para David Neres, muito irrequieto nas alas.

32' - Grande forma de se redimir do erro que cometeu no golo do Newcastle. Grimaldo ajeitou a bola ao seu gosto, mirou a baliza do Newcastle e colocou-a como é costume: na gaveta. Grande momento no Estádio da Luz, com o ambiente a animar-se de novo.

31' - GOLOOOOOOO! Que golaço! É de Grimaldo.

31' - Falta sobre Enzo Fernández à entrada da grande área. Muito perigo.

30' - Jogada de ataque redondamente desperdiçada pelo Benfica. Completamente sozinho na grande área, Gonçalo Ramos dominou mal a bola, não conseguindo colocar-se na direção da baliza. O esférico ressaltou para a direita, perdendo-se ângulo para o remate. Ouvem-se algumas críticas nas bancadas da Luz.

28' - Gonçalo Ramos dá resposta. Ataque rápido pela direita, a bola chega à cabeça do português que, pressionado, não deu o melhor destino à jogada. 

27' - Defesa do Benfica apanhada novamente o contra-golpe. Saint-Maximin pegou na bola, correu em frente e jogou com facilidade entre Otamendi e Morato. Callum WIlson Estava em fora-de-jogo, o que salvou a defesa encarnada de novo erro.

23' - O Newcastle partiu no contra-ataque e apanhou o Benfica deprevenido. Grimaldo fica mal na fotografia, deixando grande espaço para Trippier atacar a grande área e cruzar para Almirón, que não falhou o alvo.

22' - GOLOOOOOO! É do Newcastle! O marcador está novamente empatado.

21' - O Benfica ia lançado novamente para o ataque. A bola foi jogada na profundidade para Rafa, mas vale a atenção de Nick Pope, que saiu da área e afastou o perigo.

20' - Falta dura de João Mário sobre Almirón. Cartão amarelo mostrado ao jogador do Benfica.

19' - O apoio vindo das bancadas tem sido irrepreensível. A equipa de Roger Schmidt vai mexendo a moldura humana que, neste momento, pinta o estádio da Luz de vermelho quase por completo.

15' - Canto batido do lado esquerdo do ataque, Nick Pope fica mal na fotografia ao sair dos postes sem segurança e o jovem avançado do Benfica tira partido para marcar.

15' - GOLOOOOO! Está aberto o marcador no Estádio da Luz. Marcou Gonçalo Ramos.

11' - Grande assobiadela das bancadas da Luz. Rafa partia em grande velocidade para o ataque quando foi rasteirado por Bruno Guimarães. Nuno Almeida mostrou o amarelo ao brasileiro, os adeptos pediam mais.

9' - Novo remate do Benfica, desta vez de Enzo Fernández. Fácil para Nick Pope.

7' - Grande oportunidade para o Benfica. Rafa abriu a jogada em Gilberto, que enganou todos ao tocar para David Neres. O brasileiro, descaído para o lado direito, viu João Mário de frente para a baliza, cruzou, mas o médio não chegou à bola.

4' - Bastante perigo para Vlachodimos. O ataque dos magpies invadiu a área encarnada e esteve perto de causar estragos. Callum Wilson não chegou à bola para a empurrar para a baliza.

3' - Saiu o primeiro remate do Benfica à baliza adversário. Na cobrança do livre, a bola sobrou para a grande área, de onde partiu um cabeceamento, fácil de encaixar para Nick Pope.

3' - Livre perigoso para o Benfica. Trippier caiu no chão e agarrou a bola sem motivo.

2' - O Benfica alinha em 4-2-3-1, contando com os três jogadores mais adiantados, Rafa, David Neres e Gonçalo Ramos, muito juntos. João Mário joga mais solto atrás dessa linha,.

1' - Rola a bola no Estádio da Luz. Começa a Eusébio Cup

Onzes iniciais

Benfica:  Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.

Suplentes: Helton, Samuel, Bah, António Silva, Vertonghen, Weigl, Meïte, Paulo Bernardo, Chiquinho, Gil Dias, Diogo Gonçalves, Moreira Jr., Musa, Henrique Araújo, Rodrigo Pinho e Yaremchuk 

Newcastle: Nick Pope; Trippier, Lascelles, Botman, Targett; Longstaff, Bruno Guimarães, Anderson, Murphy, Saint-Maximin, Wilson.

Suplentes: Darlow, Schär, Joelinton, Shelvy, Ritchie, Krafth, Wood, Fraser, Matty Longstaff, Murphy, Gillespie, Burn, Willock, Bondswell e Turner-Cooke.

Pré-jogo

20h00: Lucas Veríssimo subiu ao relvado da Luz e foi ovacionado. O brasileiro ainda recupera da lesão que contraiu na época passada e recebeu acarinho dos adeptos. Veja aqui o vídeo.

19h26: O Benfica anunciou agora os jogadores que vão sentar-se no banco nesta noite. Destaque para a presença de Chiquinho, que fazia parte do suposto lote de dispensáveis, e ainda para as ausências de Mistic, reforço que continua lesionado.

19h19: Entretanto, enquanto as águias se preparam para começar a disputa pela Eusébio Cup, ficou-se a saber qual será o seu adversário na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.

19h17: Os guarda-redes do Newcastle já aquecem no relvado. Dentro de momentos deverão subir os restantes jogadores dos dois conjuntos.

19h01: Já é conhecido o onze do Benfica. Apenas uma alteração a registar na baliza, com a entrada de Vlachodimos.

Do lado do Newcastle, Eddie Howe vai alinhar com o onze base que usou na última edição da Premier League, incluindo apenas o guarda-redes Pope e o defesa Botman, reforços deste verão.

18h56: Os adeptos vão chegando a conta-gotas às bancadas do Estádio da Luz. A moldura humana ainda está muito despida, mas advinha-se casa cheia para esta partida que assinala o fim da pré-época das águias.

18h54: Este não será um confronto estranho para as duas equipas. Ambas defrontaram-se nos quartos-de-final da Liga Europa de 2012/13, tendo o Benfica saído por cima com uma vitória por 3-1 e um empate de 1-1.

18h52: Na tribuna, com olhar atento sobre o relvado, estará uma lista de convidados de classe. Destaque para a presença de Fabio Cannavaro, técnico italiano e vencedor da Bola de Ouro de 2006. Pedro Pichardo, campeão mundial de triplo salto, também vai marcar presença.

18h51: Contrariamente ao que era esperado, não haverá apresentação de atletas, confirmou fonte do Benfica ao Notícias ao Minuto.

18h30: Adeptos do Benfica já circulam em força junto ao estádio.

Antevisão

O Benfica vai apresentar-se nesta terça-feira aos sócios no Estádio da Luz. A equipa das águias tem encontro marcado com o Newcastle para a Eusébio Cup, troféu que assinala o fim da pré-temporada.

A expectativa para esta noite roda em torno das escolhas de Roger Schmidt. O primeiro corte no plantel do Benfica já foi feito para a partida frente ao Girona, esperando-se nova triagem na equipa que, neste momento, já só conta com 28 jogadores. Com a pré-eliminatória da Liga dos Campeões e o arranque da I Liga à porta, ainda há trabalho pela frente na gestão do plantel.

Do lado de lá, o Newcastle vai apresentar-se com novo estatuto. Os magpies são, agora, vistos como um dos clubes mais ricos do mundo, apesar de a atividade neste mercado de verão não transparecer tal ideia. O Benfica vai voltar a defrontar uma equipa inglesa na Eusebio Cup 12 anos depois, tendo sido o Tottenham a única até ao momento.

O apito inicial para o Benfica-Newcastle está marcado para 20h desta terça-feira e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica encerra pré-época. Roger Schmidt tira todas as dúvidas em casa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório