Não era o adeus que queríamos e foi um adeus demasiado doloroso. Portugal entrava para a 3.ª jornada da fase de grupos do Europeu de futebol feminino com a missão de vencer.
Mas não só não venceu, como acabou goleada pela congénere sueca por... 5-0! A seleção nacional despede-se assim do certame com apenas um ponto somado em nove possíveis, fruto de duas derrotas e um empate.
O sonho luso ruiu desde cedo e ao intervalo Portugal já perdia por 0-3, fruto dos remates certeiros de Filippa Angeldal (21' e 45'), para no último minuto da etapa inicial Carole Costa introduzir a bola na própria baliza. Já na fase complementar, Kosovare Asllani, de grande penalidade, ampliou a humilhação (54'), para, nos descontos, Stina Blackstenius aplicar a estocada final no marcador.
A seleção orientada por Francisco Neto termina este Europeu, realizado em terras de Sua Majestade, com quatro golos marcados e dez sofridos. Já a Suécia, no primeiro lugar, e Países Baixos, no segundo posto, seguem para os 'quartos' do torneio.
Leia Também: Patrícia Morais e Kika Nazareth são novidades no onze de Francisco Neto