Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Francisco Neto aponta "pormenores e erros" como cruciais na estreia

O jogo de estreia de Portugal no Campeonato da Europa de futebol feminino contra a Suíça, no sábado, vai ser decidido por pormenores e aproveitamento de erros, afirmou o selecionador nacional, Francisco Neto. 

Francisco Neto aponta "pormenores e erros" como cruciais na estreia
Notícias ao Minuto

19:51 - 08/07/22 por Lusa

Desporto Euro feminino

O técnico concordou com um comentário do treinador suíço, Nils Nielsen, admitindo que, sendo as duas equipas com maior proximidade em termos de 'ranking' internacional, o jogo será bastante dividido.  

"Sem dúvida nenhuma que é um jogo de pormenores e quando é um jogo de pormenores é aproveitar os erros uns dos outros", vincou Francisco Neto.

O selecionador luso disse que Portugal tem de ser inteligente, "cometer o mínimo de erros possíveis e aproveitar o máximo de erros possíveis da Suíça ou provocar esses erros à Suíça". 

"Agora, se será com a linha mais alta, com a linha mais baixa, com mais bola, com menos bola, só amanhã às 17:00", acrescentou, sem revelar a tática de jogo. 

O selecionador admitiu que "iniciar uma competição a pontuar e a jogar bem" dá outros níveis de confiança e tira alguma pressão à equipa. 

Porém, recusou a ideia de que este é um jogo decisivo para as aspirações de Portugal passar à próxima fase.  

O técnico salientou a importância de ter no coletivo algumas jogadoras que participaram no Europeu de 2017 para ajudar as outras com a sua experiência e assumiu a ambição de passar a fase de grupos. 

Para isso quer "fazer mais golos, sofrer menos, fazer mais pontos", de modo a que Portugal chegue ao último jogo depender só de si para poder seguir em frente na competição. 

Questionado sobre a participação neste torneio no lugar da Rússia, excluída devido à invasão da Ucrânia, Neto reiterou que trocaria a presença "por um mundo sem guerras", mas também reivindicou mérito. 

"Fomos a equipa que fez 19 pontos, mas ninguém tinha feito 19 pontos. Fomos a única equipa que não se apurou com este registo. Fomos ao 'play-off', quem esteve presente no 'play-off' sente e percebeu da nossa competência. Por isso acho que estamos aqui por mérito próprio", defendeu. 

Também na conferência de imprensa, a centrocampista Dolores Silva confessou o "entusiasmo" com a atenção que a competição está a ter, tendo o jogo de estreia entre Inglaterra e Áustria (1-0) esgotado a lotação do estádio de Old Traford. 

"Este é um Europeu que vai marcar o futebol feminino", acredita, considerando que está a ser dado "um passo gigante para a modalidade", um sinal claro de evolução.

Enquanto capitã e uma das jogadoras mais experientes, que representou a seleção no Europeu de 2017, a jogadora do Sporting de Braga salientou que é importante desfrutar e acreditar. 

"Acho que a palavra-chave para nós enquanto equipa é desfrutar, desfrutar o momento, daquilo que é estar a representar Portugal ao mais alto nível. É o sonho de todas nós, trabalhámos muito para chegar até aqui", disse. 

O selecionador já contou hoje com Kika Nazareth e Joana Marchão nos treinos, que estiveram limitadas fisicamente nos últimos dias. 

Portugal estreia-se no sábado frente à Suíça (17:00) no estádio de Leigh, na região de Manchester.

Os próximos jogos serão contra os Países Baixos, em 13 de julho (20:00), e a Suécia (17:00), na terceira e última jornada do grupo C, em 17 julho, ambos no mesmo local.

O estádio, com capacidade para 12.000 espetadores, é usado pela equipa profissional da liga de rugby Leigh Centurions e pelas equipas femininas de sub-23 e sub-19 de futebol do Manchester United.

BM // AJO

Lusa/fim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório