Powered bySolverde
Disclaimer

Varandas multado e Miguel Braga suspenso por incidentes no Clássico

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, e o porta-voz 'leonino', Miguel Braga, foram hoje sancionados pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo 'caso' dos incidentes do clássico com o FC Porto no Dragão.

Frederico Varandas

© Global Imagens

Lusa
14/06/2022 19:26 ‧ 14/06/2022 por Lusa

Desporto

Disciplina

Segundo a decisão, hoje proferida, o presidente dos 'verdes e brancos' vai pagar 2.040 euros de multa, enquanto Miguel Braga foi suspenso 60 dias e multado em 10.200 euros.

Também a SAD do Sporting, em coletivo, é multada em 20.910 euros, aqui, como no caso de Miguel Braga, por infração dos artigos relativos à lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros.

O processo foi instaurado em 22 de fevereiro, dias depois do jogo no Estádio do Dragão ter acabado 2-2 e ser marcado por inúmeros confrontos e incidentes, após uma participação disciplinar dos 'dragões' e do Conselho de Arbitragem da FPF, sendo remetido à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no dia seguinte, "tendo por objeto declarações proferidas sob o enfoque das ofensas à honra e/ou sob enfoque da violação dos deveres gerais".

Varandas foi sancionado pelas declarações que proferiu sobre o presidente 'azul e branco', Pinto da Costa, e o árbitro desse empate a duas bolas, João Pinheiro.

Declarações de Miguel Braga, bem como publicações nas redes sociais e canais de comunicação do clube, levaram às restantes sanções aplicadas.

Apesar da suspensão, o Regulamento Disciplinar das Competições da Liga "permite que as sanções de suspensão por tempo sejam cumpridas 'nas férias'", por não emular o regulamento da FPF que previne essa possibilidade.

Assim, com a decisão tomada já depois do fim da época, a suspensão abrange o período da pausa competitiva.

"Ao contrário da suspensão prevista no Regulamento da Federação, que impede os dirigentes de estarem presentes em recintos desportivos, a suspensão prevista no Regulamento da Liga apenas impede os dirigentes de estarem presentes na zona técnica", pode ler-se na decisão hoje conhecida.

Hoje, outra decisão do CD da FPF sobre o mesmo 'caso' ilibou o treinador dos campeões nacionais, Sérgio Conceição, condenando o vice-presidente Vítor Baía a uma suspensão de 25 dias, bem como coima, também aplicada a Rui Cerqueira, diretor de imprensa, sancionado com 115 dias de afastamento.

Além das multas pessoais, também a SAD do FC Porto foi sancionada em coletivo, com uma coima de 16.320 euros, num caso que, para o lado dos portistas, assenta em insultos a Varandas, declarações e publicações nas redes sociais, e no caso de Cerqueira por acertar na mão do presidente 'leonino', causando a queda e perda do telemóvel do dirigente lisboeta.

Em 11 de fevereiro, o encontro FC Porto-Sporting, da 22.ª jornada da I liga, que terminou empatado 2-2, ficou marcado por desacatos entre jogadores e elementos das duas equipas, com o árbitro a mostrar vários cartões vermelhos.

Após o apito final de João Pinheiro, os jogadores das duas equipas envolveram-se em empurrões, com o árbitro a expulsar quatro jogadores, dois de cada equipa: os 'dragões' Marchesín e Pepe e os 'leões' Tabata e Palhinha, além de alguns elementos das estruturas.

Um dia depois do jogo, o Sporting anunciou a intenção de apresentar uma queixa-crime contra Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD portista, e Rui Cerqueira, diretor de imprensa do clube, por "agressões verbais e tentativas de agressão física" ao presidente do clube, Frederico Varandas.

O FC Porto reagiu à intenção dos 'leões', negando as acusações feitas e desmentindo quaisquer agressões ao líder do clube de Alvalade.

Leia Também: CD anuncia decisão do caso da garagem do Dragão no FC Porto-Sporting

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas