CD da FPF anuncia arquivamento do 'caso Palhinha' mais de um ano depois

Processo instaurado ao médio do Sporting teve decisão final esta terça-feira.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
07/06/2022 23:34 ‧ 07/06/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta terça-feira, o arquivamento do caso João Palhinha, mais de um ano depois de ter sido instaurado o processo ao internacional português.

O processo remonta a 11 de fevereiro de 2021. e envolveu uma luta nos tribunais civis após um quinto amarelo mostrado ao internacional luso no Bessa - a 21 de janeiro de 2021 -, antes de um clássico do Sporting contra o Benfica.

João Palhinha recorreu desta cartão mostrado por Fábio Veríssimo, que veio a admitir o erro, para o Tribunal Arbitral do Desporto e, de forma cautelar, pôde participar no dérbi contra o rival da Segunda Circular. Após a longa batalha judicial entre o Sporting e a FPF, o Supremo Tribunal Administrativo deu razão à Federação Portuguesa de Futebol, mas não aplicou qualquer castigo ao jogador dos leões.

Agora, e no comunicado divulgado esta terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol justifica este arquivamento com o facto deste recurso aos tribunais civis ter sido feito por João Palhinha e não pelo Sporting, sendo que apenas os leões poderiam ser sancionados pelo regulamento caso tivessem avançado para os tribunais.

Confira o comunicado do Conselho de Disciplina:

"Concluída a instrução do processo, cuja direção e encerramento é regulamentarmente da competência da Comissão de Instrutores da Liga, esta última remeteu o processo ao Conselho de Disciplina no dia 23.05.2022, contendo proposta de arquivamento considerando não haver indícios de ilícito disciplinar, a escassos dias da prescrição sem sequer propor a natureza urgente dos presentes autos e depois de os autos terem ficado parados sem qualquer motivo a partir da decisão final (de 10.02.2022) do Colendo STA no chamado “caso Palhinha”.

No dia 06.06. 2022, decidiu o Conselho de Disciplina arquivar o processo de inquérito porquanto as condutas em causa, ainda que desvaliosas, não têm previsão regulamentar, na medida em que o Regulamento só permite o sancionamento quando o recurso para os tribunais comuns é interposto pelo clube. No caso o recurso foi interposto pelo jogador, apesar de o clube ter beneficiado quer da interposição quer da decisão, razão pela qual não pode este Conselho integrar tal lacuna por analogia por ser agravante da responsabilidade dos visados, apenas competindo às entidades competentes para aprovar o RD fazer um juízo quanto à equidade e justiça da atual solução normativa."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um Aston Martin de oferta para quem comprar esta casa em Cascais

Aston Martin

Há um Aston Martin de oferta para quem comprar esta casa em Cascais

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas