Powered bySolverde
Disclaimer

Campeonato de futebol da Ucrânia vai arrancar em agosto

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, autorizou hoje a federação de futebol daquele país a preparar o regresso das competições profissionais, paradas desde a ofensiva militar da Rússia, lançada em 24 de fevereiro, com o início apontado para agosto.

Dínamo Kiev, Shakhtar

© Twitter Dínamo Kiev

Lusa
05/06/2022 16:15 ‧ 05/06/2022 por Lusa

Desporto

Ucrânia

"Falei com o nosso presidente, Volodymyr Zelensky, sobre o grande poder do futebol para ajudar as pessoas a pensar no futuro, porque todos estão focados na guerra. Por isso, tomámos a decisão com o presidente de retomar o campeonato ucraniano em agosto", revelou Andriy Pavelko, presidente da federação ucraniana de futebol, em entrevista à agência Associated Press (AP).

O dirigente adiantou que vão ser reatadas as competições profissionais em todos os níveis: primeira, segunda e terceira divisões masculinas, bem como a primeira divisão feminina.

"Todas as ligas vão começar em agosto. A decisão foi tomada com o presidente da Ucrânia", reforçou Pavelko.

A Liga ucraniana de futebol foi interrompida à 18.ª jornada, numa altura em que o Shakhtar Donetsk liderava a prova, com 47 pontos, mais dois do que o Dinamo Kiev, segundo colocado.

Posteriormente, no final de abril, os clubes ucranianos decidiram terminar antecipadamente a época de futebol sem atribuir o título de campeão, sendo que a classificação que se registava por altura da paragem foi decretada como a classificação final da época 2021/2022.

Apesar da liderança que ocupava, o Shakhtar Donetsk não conquista assim o título de campeão, mas deve herdar o primeiro lugar no acesso à fase de qualificação da Liga dos Campeões, tal como o Dinamo Kiev.

A invasão da Ucrânia impediu o regresso à atividade do campeonato ucraniano no final das férias de inverno e levou, por exemplo, os jogadores do Shakhtar Donetsk a saírem do país.

A Rússia lançou em fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

André Silva deixa mensagem a Diogo Jota: "Brutalmente frágil..."

Diogo Jota

André Silva deixa mensagem a Diogo Jota: "Brutalmente frágil..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas