Powered bySolverde
Disclaimer

Miguel Ribeiro candidata-se à Académica com objetivo de subida à I LIga

O jurista Pedro Miguel Ribeiro, candidato da lista C às eleições de sábado da Académica, assume como objetivo central catapultar novamente o clube para a I Liga e criar uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) aberta a diversos investidores. 

Académica

© Global Imagens

Lusa
02/06/2022 14:55 ‧ 02/06/2022 por Lusa

Desporto

Eleições Académica

"O objetivo é colocar a 'briosa' na I Liga no final do mandato. É uma meta ambiciosa, que não sabemos se vamos cumprir, mas só com objetivos ambiciosos é que se consegue chegar próximo", disse o antigo diretor-geral de formação do clube, entre 2011 e 2016.

O candidato, de 51 anos, que tem como lema uma "Académica com Futuro", aposta na recuperação financeira de curto/médio e longo prazo com base num empréstimo com duração de três anos e na criação de uma SAD baseada nos sócios e nas empresas da região e nacionais.

"O nosso modelo é uma SAD dos sócios, com atribuição de uma ação a cada sócio ao preço simbólico de cinco euros e aberta a empresas da região, do país e da lusofonia", adiantou Miguel Ribeiro, salientando que já tem garantias de empresas interessadas na ordem dos 600 a 800 mil euros.

Considerando que se trata de um modelo sustentável, o candidato não ignora que a direção cessante assinou um acordo de parceria com a empresa americana Athlon Family Office para a criação de uma SAD, em que o investidor terá 49% do capital social, correspondente a um aumento de capital de 4,9 milhões de euros.

O acordo terá de ser votado em Assembleia Geral e, apesar de não ser o seu modelo, Pedro Miguel Ribeiro admite que poderá ter de gerir com ele se for essa a vontade dos sócios.

"É preciso reestruturar o clube e profissionalizar a sua gestão, que terá pela primeira vez dois vice-presidentes a tempo inteiro em regime de pro-bono", disse o candidato, que pretende uma gestão "exigente e rigorosa, sem acumulação de défices".

Para Pedro Miguel Ribeiro, "isto será suficiente para colocar a Académica no rumo e no lugar que merece, depois da profunda tristeza da descida à Liga 3" esta época.

"Deve ter sido o dia mais infeliz da minha vida desportiva", sublinhou Pedro Miguel Ribeiro, salientando que a descida de divisão lhe incutiu "a enorme responsabilidade de recuperar a Académica e tirá-la de um lugar que não é dela".

Para o candidato, as responsabilidades desta situação têm de ser assacadas a quem tem gerido o clube nos últimos anos, que tem de ser substituído por maus resultados como acontece com os treinadores.

No programa de Pedro Miguel Ribeiro consta, ainda, a realização de uma grande campanha nacional intitulada "Salvar a Briosa", destinada "aos mais de 100 mil adeptos" do clube espalhados pelo país.

A lista C candidata Fernando Alves à presidência da Mesa da Assembleia Geral, António Preto ao Conselho Fiscal e Luís Miguel Costa ao Conselho Académico.

Às eleições de sábado concorre também a lista D, liderada pelo engenheiro Pedro Roxo, atual presidente da direção.

A Académica é liderada há cinco anos por Pedro Roxo, que assumiu a presidência depois da saída de Paulo Almeida e venceu as últimas eleições, realizadas há três anos, contra o médico Joaquim Reis.

Os 'estudantes' desceram esta época à Liga 3, ao fim de 88 épocas consecutivas entre o primeiro e segundo escalões de futebol nacionais, como último classificado da II Liga de futebol, com somente 17 pontos, fruto de apenas três vitórias e oito empates, além de 23 derrotas.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas