A seleção portuguesa falhou este domingo a qualificação para o Europeu de sub-17, depois de perder na meia-final contra a França. O encontro terminou empatado a duas bolas nos 90 minutos e os gauleses acabaram por vencer no desempate por grandes penalidades.
A partida até começou mal para a equipa orientada por José Lima, que sofreu o primeiro golo logo aos oito minutos. Ivan Lima perdeu a bola e esta foi recuperada por Warren Zaire que bateu Diogo Fernandes com um remate fulminante para o fundo das redes.
No entanto, a equipa das quinas deu a volta ao marcador com dois golos em oito minutos, um deles que será, muito certamente, um dos melhores deste Campeonato da Europa.
Afonso Moreira igualou o resultado aos 12 minutos, mas o melhor golo da tarde estava reservado para o minuto 18. Dário Essugo pegou na bola pouco antes do limite da grande área e desferiu um pontapé fortíssimo que só terminou no fundo das redes adversárias. Um golaço do médio do Sporting.
Ainda assim, e num momento de infelicidade de João Muniz, a França chegou à igualdade nos descontos do primeiro tempo (45+2'). Na tentativa de corte, o central 'traiu' Diogo Fernandes e os gauleses chegaram ao golo.
Depois de uma segunda parte em que não existiram golos, apesar das muitas oportunidades para os dois lados, o primeiro finalista deste Europeu decidiu-se no desempate por grandes penalidades. Nos castigos máximos, os franceses foram mais fortes e asseguraram a presença na final.
A equipa francesa irá agora defrontar o vencedor do encontro entre os Países Baixos e a Sérvia, que ainda se jogam entre si este domingo. A final está marcara para a próxima quarta-feira.