FIFA e Qatar apontam para alcance de cinco mil milhões de adeptos

FIFA e Qatar, país anfitrião do Mundial2022 de futebol, anteciparam hoje, durante o Fórum Económico Mundial, em Davos, Suíça, que o próximo campeonato do mundo vai ser o "melhor de sempre", atraindo cinco mil milhões de fãs.

world cup

© Getty Images

Lusa
23/05/2022 18:15 ‧ 23/05/2022 por Lusa

Desporto

Mundial'2022

"Vai ser o primeiro evento desportivo com público total [sem restrições], após a devastadora pandemia. Estou feliz em reunir o mundo, e será a primeira vez no mundo árabe, na nossa região, que sofre há muito tempo. Receber o Mundial vai trazer esperança aos jovens da região e contribuirá para o entendimento entre as diferentes culturas", disse o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani.

O emir ressaltou que "o povo do Qatar quer mostrar a sua hospitalidade" e que "o Mundial é uma jornada de muito trabalho e determinação".

Já o presidente da FIFA, Gianni Infantino, adiantou a previsão de que 5.000 milhões assistirão à competição, e destacou o poder de união que o futebol tem, para reunir adeptos de diferentes culturas numa só competição.

O dirigente também realçou a importância de colocar diversos países a colaborar na organização de competições, como vai acontecer em 2026 com o México, os Estados Unidos (EUA) e o Canadá, e como aconteceu em 2002 com a Coreia do Sul e o Japão.

"É um ano especial. Saímos da pandemia e temos a melhor desculpa para unir o mundo. Venha para o Qatar. Vai ser o melhor Campeonato do Mundo, não só do ponto de vista do futebol, mas também vivendo a experiência da cultura árabe, talvez isso possa ajudar a tornar o mundo um lugar melhor", disse Infantino.

Em Davos, o líder da FIFA falou ainda das "dimensões específicas" do futebol nas esferas social, emocional e económica, destacando ainda que a economia do futebol, à escala global, tem uma enorme rentabilidade.

"É preciso destacar o potencial económico que [o futebol] tem no mundo inteiro, mudou a vida de muita gente", disse Infantino.

E acrescentou: "Colocámos as nossas finanças em ordem porque queremos recuperar a confiança, temos muitos projetos que são muito importantes para a sociedade".

Além de Infantino, o painel sobre a "força unificadora do desporto" contou ainda com a participação do ex-jogador brasileiro Ronaldo Nazário, bicampeão mundial.

"Através do futebol, podemos alcançar um mundo melhor. No Mundial, todos compartilhamos uma mesa, um bar e um estádio, onde todos nos reunimos para curtir. Tenho um clube no Brasil, o Cruzeiro, e o Valladolid, em Espanha, e temos jogadores árabes que quando jogam contra jogadores israelitas se abraçam no final. Isso não é visto todos os dias", vincou o antigo atacante.

O Mundial deste ano, no Qatar, decorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, estando Portugal integrado no Grupo H, com Coreia do Sul, Gana e Uruguai.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas