Powered bySolverde
Disclaimer

Rovanperä "não esperava" ser líder do Rali de Portugal

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) admitiu hoje que "não esperava" ser líder da 55.ª edição do Rali de Portugal depois de ter sido o primeiro em pista na sexta-feira.

Rovanperä "não esperava" ser líder do Rali de Portugal

© Lusa

Lusa
21/05/2022 21:15 ‧ 21/05/2022 por Lusa

Auto

Rali de Portugal

O piloto de 21 anos, líder do campeonato à partida desta quarta ronda do Mundial, recuperou tempo ao britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) durante o dia, tendo 'roubado' o comando ao companheiro de equipa durante a especial mais longa do rali, em Amarante, durante a tarde.

"Não esperava que pudéssemos chegar à liderança. Também apanhei chuva no troço de Amarante, em alguns pontos da especial, e tínhamos pneus duros montados. Por isso, foi difícil, mas tentei puxar e fazer diferenças", explicou o piloto finlandês, que terminou o dia com 5,7 segundos de vantagem sobre Evans, depois de ter chegado a estar a 18,4 no final da manhã.

Já o britânico queixou-se da chuva no troço de Amarante, que lhe fez perder a confiança.

"A chuva não ajudou. Tivemos alguns pontos excessivamente escorregadios no início do troço e fiquei na defensiva, sempre à espera do seguinte. Ainda tentei recuperar no final, mas o estrago estava feito", lamentou Evans, que venceu a prova lusa em 2021.

O piloto britânico também lembrou que Rovanperä "fez um bom trabalho".

Agora, com apenas quatro especiais pela frente e 48,87 quilómetros cronometrados, a margem de recuperação é menor.

Ainda assim, Rovanperä não baixa a guarda.

"Temos de ver o ritmo que temos nas primeiras especiais. O Evans foi muito rápido neste dia de domingo no ano passado. Temos de estar preparados", frisou o finlandês.

Elfyn Evans concordou que em 2021 o facto de ter tido "bom ritmo nas primeiras especiais do dia" ajudou à vitória final, mas lembrou que Rovanperä "também é um piloto rápido".

Já o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) prometeu "tentar puxar o mais que puder e tentar proteger" a terceira posição, segura por apenas 5,7 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que é quarto.

O espanhol garantiu ter dado "tudo o que tinha, mas foi impossível manter" o piloto japonês atrás de si durante o dia de hoje.

Sordo admitiu que o nipónico "mereceu o terceiro lugar pois foi sempre mais rápido" durante o dia.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que é quinto à partida do último dia de prova, tem 30,1 segundos de atraso para Sordo e 36,8 para Katsuta. Por isso, diz já não ter "esperanças de melhorar" a classificação no rali português.

"A diferença é muito grande. Precisava de ganhar um segundo por quilómetro para chegar ao pódio", notou.

Os pilotos enfrentam no domingo 48,87 quilómetros, divididos por quatro especiais, incluindo a 'power stage' de Fafe 2, que distribui 15 pontos extra pelos cinco mais rápidos.

O dia começa bem cedo, às 7:08, com os 8,91 quilómetros de Felgueiras 1.

Segue-se Montim (8,69 quilómetros) às 7:57 e Fafe 1 às 8:38.

Felgueiras 2 arranca às 10:08, com a prova a terminar no salto da pedra sentada de Fafe 2, a partir das 12:18.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas