Procurar

Jogador do PSG recusa-se a jogar, por não querer associar-se à causa LGBT

Em França, já se reclama sanções para Idrissa Gueye: "Ser homofóbico é punível por lei".

Jogador do PSG recusa-se a jogar, por não querer associar-se à causa LGBT

© Reuters

Notícias ao Minuto
16/05/2022 16:30 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Desporto

Ligue 1

A polémica estalou na Ligue 1. Desta feita, não está relacionado com uma questão futebolística ou com o mercado de transferências, mas prende-se com uma questão de género e de orientação sexual.

O jogador do Paris Saint-Germain, Idrissa Gueye, recusou-se a vestir a camisola com as cores da bandeira LGBT+ e já surgiu entretanto um pedido do líder desta organização, Eric Arassus, a reclamar uma sanção ao futebolista do campeão francês.

"É um excelente jogador, reconhecemos isso, mas a orientação sexual não deve ser questionada no desporto. Podemos dizer que a homofobia é uma negação no desporto. Todos os jogadores participaram, menos ele, devia ser sancionado. Quando vemos um jogador a inventar desculpas, como uma pseudo gastroenterite, percebemos que é homofobia e que o clube e a Ligue 1 deixaram isso acontecer. Ser homofóbico é punível por lei", asseverou Eric Arassus, em declarações à RMC Sport.

O que começou como um rumor, inicialmente não confirmado pelo PSG, com o passar das horas começou a ganhar um tom oficial. Foi até tema de assunto na conferência do técnico Mauricio Pochettino, que não se alongou  sobre o assunto e limitou-se a explicar que era "um assunto pessoal". Nesse sentido, em França afirmam que a decisão de Gueye não agradou ao staff técnico, que não expôs a rejeição do futebolista pela causa, mas deixou um recardo interno ao jogador, e restante plantel, para que a situação não se repita.

Leia Também: Espanhóis dizem que Mbappé já disse 'sim' ao Real Madrid

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si