Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Proença felicita clubes pelas conquistas mas diz que há "muito a fazer"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, felicitou hoje os clubes pelas conquistas desportivas da época 2021/22, e alertou para o futuro em que há ainda "muito para fazer".

Proença felicita clubes pelas conquistas mas diz que há "muito a fazer"
Notícias ao Minuto

18:40 - 15/05/22 por Lusa

Desporto Declarações

Embora a época não esteja fechada, por faltar disputar os 'play-off' de subida e manutenção de I e II Liga, Pedro Proença aponta já "para a necessidade de adaptação dos calendários das provas nacionais à realidade induzida pelo novo modelo de competições da UEFA para o pós 2024".

"Estas alterações exigem reflexão e induzem a um trabalho conjunto que se iniciará, de imediato, com a convocação, já na próxima semana, de todos os clubes participantes nas ligas profissionais para um profundo debate", refere.

O objetivo deste debate é permitir "a adequação do futebol português ao novo contexto competitivo europeu" e "criar condições para que os clubes tenham melhores condições na UEFA, contribuindo, consequentemente, para o 'ranking' nacional".

"Para vencer este desafio mantemo-nos empenhados no combate à violência associada ao futebol, tema da reunião de terça-feira, dia 17, com o ministro da Administração Interna e com o secretário de Estado da Juventude e Desporto, numa audiência solicitada pela Liga Portugal", acrescenta.

De acordo com Proença, "o esforço pela competitividade do nosso futebol será desafiante" e continuará a passar pela articulação com a tutela direta do Desporto, bem como por contactos com os grupos parlamentares, junto dos quais temos discutido novos modelos de valorização da indústria".

Os novos modelos passam "pela revisão dos seguros de acidentes de trabalho, pela centralização dos direitos audiovisuais - fundamental para a sustentabilidade das Sociedades Desportivas -, pelo enquadramento fiscal que condiciona o desenvolvimento desta atividade, entre tantas outras prioridades pelas quais continuaremos a batalhar".

Pedro Proença reiterou "as boas-vindas ao Rio Ave e ao Casa Pia, que ascenderam à I Liga, bem como à Oliveirense e ao Torreense que conquistaram, por direito próprio, a presença no futebol profissional e na competitiva II Liga de 2022/23".

"Paralelamente, registo enorme apreço por todas as Sociedades Desportivas que representaram e dignificaram o futebol profissional português nesta época, que culminou com o 30.º título de campeão nacional do FC Porto, deixando ainda um enorme abraço para aquelas que não conseguiram atingir o objetivo da permanência: Tondela e Belenenses SAD; Académica e Varzim", refere.

O Moreirense ainda disputará o 'play-off' de permanência na I Liga com o Desportivo de Chaves (3.º classificado da II Liga), tal como o Sporting de Covilhã (16.º da II Liga) ainda jogará a manutenção no segundo escalão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório