Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Nem sempre replicar uma receita de sucesso acaba em... nova conquista

Sporting soma registos semelhantes aos da temporada passada, em que voltou a celebrar o título de campeão nacional 19 anos depois, mas segue na segunda posição do campeonato.

Nem sempre replicar uma receita de sucesso acaba em... nova conquista
Notícias ao Minuto

08:04 - 06/05/22 por Miguel Simões

Desporto Sporting

A duas jornadas do fecho do campeonato, o Sporting soma registos semelhantes por comparação à temporada passada, mas isso poderá não se traduzir na repetição da conquista do título, uma vez que o FC Porto está a apenas um ponto de o conseguir. Afinal, que motivos podem explicar que a replicação de uma receita de sucesso não culmine em nova conquista?

Desde logo, a prestação do(s) concorrente(s) direto(s) na luta pelo objetivo. Já com o Benfica fora da equação, os números do FC Porto demonstram maior consistência ao longo da temporada, de tal forma que chega a esta fase da temporada com seis pontos de vantagem para os leões. Na época passada, eram oito os pontos... de desvantagem.

À 32.ª jornada da época passada, o Sporting somava 82 pontos, mais três do que os 79 da presente temporada. A nível de golos sofridos, o emblema de Alvalade apenas tinha concedido 15 golos, enquanto que esta época já leva 21 tentos sofridos.

Em sentido inverso, o número de golos marcados cresceu de tal forma que, a duas jornadas do final, os 66 golos apontados já ultrapassaram os 65 remates certeiros de toda a temporada transata. À 32.ª jornada da época 2020/21, os leões somavam 57 golos, ou seja, menos nove.

 

Pontos(32.ª jornada)

Golos marcados(32.ª jornada)

Golos sofridos(32.ª jornada)

Pontos no final Golos marcados no final Golos sofridos no final
Sporting 2020/21 82 57 15 85 65 20
Sporting 2021/22 79 66 21 ? ? ?

Feitas as contas, o Sporting tem ainda a possibilidade de igualar os mesmos 85 pontos obtidos há sensivelmente um ano, mas com a perfeita noção de que poderá não ir além do primeiro lugar, que é ocupado pelos dragões, precisamente com essa pontuação.

A equipa de Rúben Amorim perdeu mais vezes na presente edição da I Liga (três desaires contra um) e  empatou por menos ocasiões (quatro igualdades contra sete), pelo que a maior explicação para a diferença dos ingredientes da receita de sucesso dependem... do crescimento do FC Porto.

Leia Também: Leão seria bicampeão se apenas contasse o selo de garantia nacional

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório