A duas jornadas do fecho do campeonato, o Sporting soma registos semelhantes por comparação à temporada passada, mas isso poderá não se traduzir na repetição da conquista do título, uma vez que o FC Porto está a apenas um ponto de o conseguir. Afinal, que motivos podem explicar que a replicação de uma receita de sucesso não culmine em nova conquista?
Desde logo, a prestação do(s) concorrente(s) direto(s) na luta pelo objetivo. Já com o Benfica fora da equação, os números do FC Porto demonstram maior consistência ao longo da temporada, de tal forma que chega a esta fase da temporada com seis pontos de vantagem para os leões. Na época passada, eram oito os pontos... de desvantagem.
À 32.ª jornada da época passada, o Sporting somava 82 pontos, mais três do que os 79 da presente temporada. A nível de golos sofridos, o emblema de Alvalade apenas tinha concedido 15 golos, enquanto que esta época já leva 21 tentos sofridos.
Em sentido inverso, o número de golos marcados cresceu de tal forma que, a duas jornadas do final, os 66 golos apontados já ultrapassaram os 65 remates certeiros de toda a temporada transata. À 32.ª jornada da época 2020/21, os leões somavam 57 golos, ou seja, menos nove.
Pontos(32.ª jornada) |
Golos marcados(32.ª jornada) |
Golos sofridos(32.ª jornada) |
Pontos no final | Golos marcados no final | Golos sofridos no final | |
Sporting 2020/21 | 82 | 57 | 15 | 85 | 65 | 20 |
Sporting 2021/22 | 79 | 66 | 21 | ? | ? | ? |
Feitas as contas, o Sporting tem ainda a possibilidade de igualar os mesmos 85 pontos obtidos há sensivelmente um ano, mas com a perfeita noção de que poderá não ir além do primeiro lugar, que é ocupado pelos dragões, precisamente com essa pontuação.
A equipa de Rúben Amorim perdeu mais vezes na presente edição da I Liga (três desaires contra um) e empatou por menos ocasiões (quatro igualdades contra sete), pelo que a maior explicação para a diferença dos ingredientes da receita de sucesso dependem... do crescimento do FC Porto.
Leia Também: Leão seria bicampeão se apenas contasse o selo de garantia nacional