Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Nova festa na Luz? Têm de mandar o estádio abaixo e fazer outro"

Antigo jogador dos dragões esteve na festa do título de campeão nacional em 2011, na Luz, e recordou alguns dos momentos desse dia.

"Nova festa na Luz? Têm de mandar o estádio abaixo e fazer outro"
Notícias ao Minuto

09:02 - 03/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Fucile

Cerca de 11 anos depois de ter festejado o campeonato pelo FC Porto na Luz, Jorge Fucile recordou alguns momentos desse dia histórico para os dragões, a poucos dias de se saber se vai haver nova festa azul e branca no estádio do Benfica.

"Foi a loucura total, era a primeira vez que acontecia aquilo. Ser campeão em casa do maior rival era algo que queríamos muito oferecer aos adeptos. Desfrutámos muito, ainda mais por terem desligado as luzes e ligado a rega. Foram festejos diferentes, únicos. Foi como uma conquista, dizer que esta terra é nossa. Aconteceu como planeámos e poderem repetir isso vai ser lindo. Será um desafio muito grande para o Benfica e para os seus jogadores, porque de certeza que não querem ver repetida a situação. O Benfica vai ter uma pressão enorme e nós não, já que basta um ponto para sermos campeões. Além disso, já fomos campeões lá, a obrigação é deles. Vai ser uma final para os dois, na verdade, e um jogo muito bonito de se ver", começou por dizer em entrevista ao jornal O Jogo.

"Nova festa na Luz? Ver o rival ser de novo campeão no seu estádio será um pesadelo para eles, têm de mandar o estádio abaixo e fazer outro. O FC Porto vai procurar a vitória e não o empate desde o primeiro minuto porque não tem pressão. Vai ser um jogo de ida e volta, o FC Porto não vai defender, porque não é esse o seu jogo, é sempre para a frente. A mentalidade do Sérgio Conceição é essa, vai montar uma estratégia para vencer e ser campeão na Luz", acrescentou.

O ex-defesa que passou pelos dragões entre 2006 e 2014 falou ainda de como se preparou a semana, na altura às ordens de André Villas-Boas.

"Foi muito diferente das outras. Estávamos tranquilos porque sabíamos que o campeonato seria nosso, mas havia essa meta que todos queríamos: jogadores, adeptos e presidente, que nos disse que era um jogo muito importante para a história do clube. Fomos com tudo para entrar na história. A nível de treinos foi fácil, foi deixar passar os dias. Éramos um equipa de grande nível europeu, ninguém nos queria defrontar. Na nossa época, jogar contra o Benfica não era tão complicado como nos últimos tempos, a diferença era muito grande da nossa equipa para os rivais", atirou.

As palavras de Pinto da Costa não foram esquecidas por Fucile, que relembrou a felicidade do presidente do FC Porto após o feito alcançado em 2011. "Estava muito feliz, aproveito para o felicitar. Era uma satisfação única para ele, uma emoção tremenda e ver o nosso presidente assim feliz foi incrível. Entrou, abraçou-nos, falou connosco e foi lindo de ver. Agradeceu-nos a todos. Ele tinha jogadores de quem gostava especialmente e eu era um deles. Tenho muitas saudades dele, de todos os que estão aí do meu tempo, o doutor Puga, o Eduardo Braga, o Zé Mário... Também eles vão poder voltar a viver essa emoção na Luz", rematou.

Recorde-se que o jogo entre Benfica e FC Porto está agendado para este sábado, pelas 18 horas, num encontro em que bastará o empate aos dragões para garantir o título de campeão nacional.

Leia Também: Francisco Conceição em conversações para renovar com FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório