Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bicampeão mundial Jorge Fonseca em dia de ambições nos Europeus de judo

O bicampeão mundial Jorge Fonseca entra hoje na corrida às medalhas nos Europeus em Sófia, com o judoca a 'perseguir' uma das medalhas que mais ambiciona na carreira.

Bicampeão mundial Jorge Fonseca em dia de ambições nos Europeus de judo
Notícias ao Minuto

09:23 - 01/05/22 por Lusa

Desporto Judo

"Preciso das duas medalhas, de campeão da Europa e campeão olímpico, acho que tenho capacidade para isso (...)", disse à agência Lusa o mais impactante judoca português da atualidade, então a poucos dias de competir nos Europeus.

O judoca chega a Sófia já com uma medalha na competição continental, o bronze conquistado em 2020 em Praga, mas frisou que o seu objetivo, depois de ser duas vezes campeão mundial, é juntar o título europeu e o olímpico.

Em Sófia, o líder mundial em -100 kg, chega como invencível nas competições que disputou após os Jogos Olímpicos, com vitórias já este ano no Grand Prix de Portugal, no Open Europeu de Praga e no Grand Slam de Antália.

Jorge Fonseca apenas entra em competição na segunda eliminatória da sua categoria, defrontando o vencedor do combate entre o estónio Grigori Minaskin (52.º do mundo) e o polaco Piotr Kuczera (67.º).

Portugal fecha hoje a sua participação nos Europeus ainda com mais dois judocas: Anri Egutidze, medalha de bronze nos Mundiais de 2021 e que subiu dos -81 para os -90 kg, e a promessa Patrícia Sampaio (-78 kg), com bons resultados no circuito mundial.

Egutidze (62.º) defronta o turco Mihael Zgank (12.º e quarto cabeça de série), vice-campeão mundial em 2017, e Sampaio (26.º) terá pela frente a também pré-designada Emma Reid (13.ª).

Na 70.ª edição dos Europeus, Portugal conquistou até ao momento uma medalha de prata, alcançada na sexta-feira pela judoca Catarina Costa, que compete em -48 kg, e que eleva a 39 os 'metais' que a seleção soma desde o bronze de Justina Pinheiro em 1994.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório