Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Depois da 'tempestade'... o título? As notas do FC Porto-Vizela

Dragões passaram por uma situação de maior 'aperto' diante dos minhotos, mas venceram e colocaram-se a apenas um ponto de fazer a festa.

Depois da 'tempestade'... o título? As notas do FC Porto-Vizela
Notícias ao Minuto

08:02 - 01/05/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto está perto, muito perto de conquistar o título. Para ser mais concreto, à distância de apenas... um ponto, depois de, este sábado, terem sofrido a bom sofrer para conquistar uma vitória diante do Vizela, no estádio do Dragão, por 4-2.

Os azuis e brancos entraram bem no jogo, e, antes de o cronómetro contabilizar meia hora, já venciam por dois golos de diferença. O primeiro da autoria de Evanilson, que castigou uma asneira colossal de Pedro Silva, e o segundo de Mehdi Taremi, na cobrança de uma grande penalidade.

No entanto, os homens de Álvaro Pacheco voltaram a demonstrar a personalidade a que já habituaram os adeptos e a crítica desde o regresso ao principal escalão do futebol português, e fizeram o impensável, ao anular tamanha desvantagem em pleno 'reinado' da Invicta.

Antes do apito para o intervalo, Alex Méndez desferiu um grande remate que só parou no fundo das redes, e, no regresso dos balneário, foi a vez de Nuno Moreira 'fazer estragos', com um remate que desviou em Chancel Mbemba antes de 'trair' Diogo Costa.

Era, então, altura de o FC Porto mostrar ao mundo de que fibra era feito... e assim o fez. Chancel Mbemba 'redimiu-se' e, à ponta de lança, fez o 3-2. E, já em cima do apito final, foi a vez de Mehdi Taremi bisar e acabar, assim, com as dúvidas quanto ao desfecho do jogo.

Feitas as contas, ao cabo de 32 jornadas, os dragões são líderes isolados, com 85 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o Sporting, que recebe, este domingo, o Gil Vicente sabendo que basta um 'deslize' para o eterno rival fazer a festa.

Em caso de vitória leonina, bastará aos azuis e brancos empatar... no estádio da Luz, diante do Benfica, para ser campeão. Já o Vizela, é 14.º classificado, com seis pontos de vantagem sobre o Moreirense, equipa que mora logo abaixo da 'linha de água' e que vai receber o Boavista.

Figura

Mehdi Taremi. Sempre Mehdi Taremi. O internacional iraniano voltou a fazer das suas de dragão ao peito, com um bis diante do Vizela, para chegar aos 24 golos, igualando, desta maneira, a melhor temporada da carreira, alcançada, em 2016/17, então ao serviço do Persepolis.

Surpresa

A entrada de Nuno Moreira foi a única alteração promovida por Álvaro Pacheco em relação à equipa que, na passada jornada, bateu o Arouca, por 2-1, e acabou por revelar-se certeira. O ex-Sporting foi sempre dos mais inconformados e marcou mesmo um golo, ainda que com alguma sorte à mistura.

Desilusão

Partida muito aquém das expetativas da parte de Guilherme Schettine, que pouco ou nada conseguiu acrescentar ao ataque do Vizela, isto além de ter provocado a grande penalidade sobre Marko Grujic que esteve na origem do 2-0. Foi sem surpresa que saiu, aos 72 minutos, para dar o lugar a Kévin Zohi.

Treinadores

Sérgio Conceição: O FC Porto protagonizou uma entrada forte e foi sem grande surpresa que se viu, deste bem cedo, a vencer por 2-0. Surpresa foi, isso sim, aquilo que sucedeu depois, quando a equipa se deixou empatar em pleno estádio do Dragão. O título dificilmente escapará... mas há muito a rever.

Álvaro Pacheco: 'Personalidade' e 'Vizela' são palavras a que nos habituámos a escrever em conjunto desde o início da época. Os minhotos mantiveram-se de cabeça fria do início ao fim, e souberam regressar daquilo que parecia ser uma derrota certa. Será uma injustiça se todo este trabalho não for recompensado com a manutenção.

Árbitro

Uma noite sem grandes casos para Manuel Mota, com exceção da grande penalidade assinalada a favor do FC Porto. O árbitro da Associação de Futebol de Braga começou por assinalar jogo perigoso de Marko Grujic, e só depois de recorrer ao VAR corrigiu (e bem) para sancionar a falta de Guilherme Schettine.

Leia Também: "Título? Aqui, pés bem assentes no chão e cabeça no lugar, com foco"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório