Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto vence 'jogo louco' e torce... pelo Gil Vicente para ser campeão

Dragões bateram o Vizela e podem fazer a festa no ‘sofá’, caso o Sporting cometa um ‘deslize’, no domingo.

FC Porto vence 'jogo louco' e torce... pelo Gil Vicente para ser campeão
Notícias ao Minuto

20:52 - 30/04/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto deu, este sábado, mais um importante passo rumo ao título, ao receber e bater o Vizela, por 4-2. Mehdi Taremi (bis), Evanilson e Chancel Mbemba marcaram os golos dos azuis e brancos, ao passo que a resposta pertenceu a Alex Méndez e Nuno Moreira.

Significa isto que os dragões podem sagrar-se campeões nacionais já no domingo, se o Sporting não vencer o Gil Vicente. Caso contrário, a festa poderá ter lugar no próximo fim de semana… no estádio da Luz, diante do Benfica, onde lhe bastará um empate.

Personalidade minhota manteve a incerteza

O FC Porto estava de orgulho ferido, fruto da derrota sofrida na passada jornada, diante do Sporting de Braga, e entrou em campo empenhado em deixar bem claro que queria dar a volta e escrever mais uma página na caminhada rumo ao título o mais rapidamente possível.

Os dragões mostraram-se pressionantes, sem deixar o Vizela ‘respirar’, e não foi preciso muito tempo até se instalarem no meio-campo adversário, criando ‘calafrio’ atrás de ‘calafrio’ à defesa do emblema visitante.

Foi então que, aos 22 minutos, uma asneira inacreditável de Pedro Silva deitou tudo a perder. O guarda-redes demorou uma eternidade a ‘despejar’ a bola e acabou por perdê-la para Evanilson, que a colocou no fundo da baliza.

Apenas seis minutos depois, o marcador do estádio do Dragão voltou a funcionar. Após lance duvidoso entre Marko Grujic e Guilherme Schettine, Manuel Mota recorreu ao VAR e apontou para a marca de grande penalidade, de onde Mehdi Taremi aproveitou para marcar.

No entanto, ainda antes do apito para o intervalo, os homens de Álvaro Pacheco fizeram questão de demonstrar que estavam bem ‘vivos’, e, após algumas aproximações à grande área, um grande remate de Alex Méndez bateu Diogo Costa e reduziu a desvantagem.

Mbemba ‘traiu’… mas compensou

O Vizela regressou dos balneários a ‘todo o gás’ e despejou, aos 50 minutos, um autêntico ‘balde de água gelada’ sobre as bancadas do estádio do Dragão, quando um remate de Nuno Moreira desviou em Chancel Mbemba e encontrou o caminho para a baliza.

Ainda assim, a reposta não tardou. O FC Porto pegou na bola, regressou ao ataque e colocou-se, uma vez mais, em vantagem, por intermédio de Chancel Mbemba, que deu o melhor seguimento possível a um cruzamento certeiro de Pepê.

Em cima do apito final, Mehdi Taremi bisou e selou a ‘chuva de golos’, pelo que os dragões reforçam a liderança isolada da I Liga. Agora, somam 85 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o Sporting, que recebe o Gil Vicente, no domingo.

Já o Vizela, permanece com 32 pontos conquistados ao cabo de tantas outras jornadas e é 14.º classificado, com seis pontos de vantagem sobre o Moreirense, equipa que mora imediatamente abaixo da ‘linha de água’ e que tem jogo marcado com o Boavista.

Momento do jogo: O FC Porto viu-se, no arranque da segunda parte, numa posição desconfortável, após ver uma vantagem de dois golos anulada pelo Vizela. No entanto, a resposta imediata, por intermédio de Chancel Mbemba, revelou-se determinante para o triunfo.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

Vizela: Pedro Silva; Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Anderson, Ofori; Claudemir, Méndez, Samu; Nuno Moreira, Kiko Bondoso e Schettine.

Antevisão

O FC Porto tem, este sábado, uma oportunidade de 'ouro' para dar mais um passo rumo à conquista do título de campeão nacional, na receção ao Vizela, em partida a contar para a 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga.

Os homens de Sérgio Conceição sabem que, em caso de vitória, poderão assistir de 'cadeirão' ao embate entre Sporting e Gil Vicente, no estádio de Alvalade, onde bastará um 'deslize' dos leões para selarem, definitivamente, as contas do campeonato.

Aliás, poderá mesmo bastar aos azuis e brancos uma igualdade, diante dos minhotos, para fazerem a festa, ainda que, nessa circunstância, os 'foguetes' só possam ser lançados caso os atuais campeões percam diante da equipa-sensação da temporada.

Do outro lado, estará uma equipa comandada por Álvaro Pacheco motivada pelo regresso às vitórias, na passada ronda, diante do Arouca, e também empenhada em surpreender e dar um 'passo de gigante' na luta pela manutenção.

O FC Porto-Vizela será ajuizado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Vizela: Dragões em busca de 'vingança' e... do título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório