Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Último foi em 20/21. Lembra-se dos lusos que levantaram a Meisterschale?

Os jogadores portugueses têm partida nos últimos anos para os vários campeonatos de destaque do futebol europeu. O futebol alemão é um dos que recebe jogadores, apesar de o fazer agora em menor número que noutras épocas. Isso não implica que não haja algum nome português na lista de campeões da Bundesliga.

Último foi em 20/21. Lembra-se dos lusos que levantaram a Meisterschale?
Notícias ao Minuto

08:33 - 29/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Alemanha

O futebol alemão é dos mais amados pelo adepto do futebol. A imprevisibilidade na grande parte da época contrasta com o cada vez mais habitual final, sendo quase uma cultura ver o Bayern Munique ser campeão. Contudo, em 34 jornadas acontece muito futebol de encanto.

São vários os nomes de portugueses que já atuaram nos palcos germânicos. Bruma, Vieirinha, Hugo Almeida, Petit, José Dominguez, Zé António. Entre estes nomes, e muitos mais, está reunida uma imensidão de jogos no futebol alemão, mas apenas quatro deixaram o nome escrito no livro de vencedores da Bundesliga.

No dia em que o troféu da Bundesliga está em exposição na redação do Notícias ao Minuto, recordamos os portugueses que já o levantaram e o caminho que percorreram até ao momento da festa.

Fernando Meira, o primeiro da história

Comecemos pelo primeiro português campeão da Bundesliga, Fernando Meira. O defesa internacional por Portugal e capitão do Estugarda escreveu o seu nome na história do campeonato germânico na época 2006/07. O título surgiu naquela que, dizem, foi uma das melhores fases da história do emblema germânico, interrompendo o percurso de sucesso que o Bayern Munique já começava a desenhar.

Apesar de conquistado, o título da Bundesliga não foi, como se diz na gíria, 'favas contadas'. A época anterior não tinha prometido tanto, com um nono lugar a 32 pontos do topo da tabela. O arranque da temporada 2006/07 foi feito a meio gás, com o Estugarda a meia tabela durante várias jornadas. O Bayern perdeu a pilha cedo demais e a luta pelo título ficou reduzida ao emblema de Fernando Meira e o Schalke 04. Isto até ao último suspiro do campeonato.

Notícias ao Minuto Fernando Meira jogou sete temporadas no futebol alemão, vencendo uma Bundesliga© Getty Images

O Estugarda fez o seu trabalho na fase final da época e, à 32.ª jornada, passou a ser líder. O Schalke, pressionado pela exigência de vencer, escorregou frente ao Borussia Dortmund em vésperas do fim da Bundesliga. Ao emblema da Suábia restava vencer, na última jornada, o Energie Cottbus. O jogo começou com golo do adversário e o Schalke era quem sorria. Contudo, Hitzlperger e Khedira, aos 27 e 63 minutos, deixaram o Estádio Gottlieb-Daimler em completo reboliço por um resultado que prometia tanto. Chegando o apito final, apesar do triunfo do rival, o Estugarda arrecadou o quinto troféu da Bundesliga, 15 anos depois do último, aquele que seria o primeiro e último de Fernando Meira.

Ricardo Costa, um campeão 'inesperado'

Este foi, sem dúvida, um dos mais inesperados. Sem nunca ter vencido a Bundesliga na sua história, o Wolfsburg fez a festa em 2008/09 com um português no plantel. Ricardo Costa tinha chegado do FC Porto na época anterior e esperava mais que um quinto lugar no campeonato.

A época começou tremida, mas não perdida. Ao fim de 10 jogos, o Wolfsburg era oitavo colocado, mas não muito longe do topo da tabela. Com o passar dos jogos, o calendário do emblema germânico foi aliviando, muito pela saída da Liga Europa nos 16avos-de-final, havendo mais fôlego para uma última investida pela Bundesliga.

Notícias ao Minuto Ricardo Costa passou três anos na Alemanha e foi campeão em 2008/09© Getty Images

À 26.ª jornada, o Wolfsburg ultrapassou o Hertha Berlin 'pela calada' e tornou-se líder em igualdade pontual com o Hamburg. O passo tinha de se manter apressado rumo ao título, muito porque o 'bicho papão' da Bundesliga, o Bayern Munique, não arredava pé da luta pelo bicampeonato.

A três jornadas do fim, ao olhar para trás, o Wolfsburg tropeçou e deixou-se apanhar na corrida. Os bávaros igualaram a equipa de Ricardo Costa no topo da tabela e adivinhava-se uma revalidação do título. Só na penúltima jornada é que o Wolfsburg ficou sozinho na frente, sendo campeão numa goleada ao Werder Bremen por 5-1, terminando a época com apenas dois pontos a mais que o Bayern. Nessa temporada, o avançado brasileiro Grafite foi o destaque da equipa com 35 golos em 31 jogos em toda a época.

Renato Sanches, de 'flop' a multicampeão

Este último é bem mais recente, por isso deverá estar fresco na memória. Contudo, vale a pena recordar a entrada de Renato Sanches na Bundesliga. O jovem médio chegou ao Bayern Munique com uma grande exigência nos ombros, depois de uma temporada de estreia de qualidade no Benfica e uma transferência por valores avultados.

A pressão colocada no jogador foi tanta que na primeira época era apelidado de 'flop' sem ter tido tempo de mostrar serviço. Contudo, as dúvidas colocadas em Renato Sanches não o impediram de ser campeão na primeira temporada no futebol alemão. Venceu-o pela primeira vez em 2016/17, com 17 jogos no campeonato, apenas seis a titular.

Notícias ao Minuto Renato Sanches venceu quatro Bundesligas, uma delas com apenas cinco minutos de jogo© Getty Images

Na época seguinte, jogou apenas um jogo pelos bávaros, tendo terminado a temporada no Swansea, que lutava pela manutenção na Premier League, a qual não conseguiu. Aí trabalhou com Carlos Carvalhal, técnico que tentou salvar o clube da descida, sem sucesso. Apesar disso, Renato Sanches pôde fazer a festa. O único jogo que tinha feito com a camisola do Bayern valeu-lhe mais uma medalha de campeão.

Na época seguinte, com um novo voto de confiança, Renato jogou 17 jogos na Bundesliga, apenas quatro a titular, mas com novo troféu conquistado. Com três campeonatos vencidos, mas sem grande espaço na equipa, o médio português teve a oportunidade de sair para o Lille, mas não sem antes de disputar mais um jogo, apenas cinco minutos da Liga germânica. Foi isso que lhe valeu o quarto título alemão na carreira.

Tiago Dantas, um campeão de poucos minutos

O verão de 2020/21 foi surpreendente. Quando se esperava que Tiago Dantas fosse opção no plantel do Benfica, muito pela aposta na formação que se prometeu fazer nessa temporada. Contudo, o jovem médio acabou emprestado... ao Bayern Munique.

A notícia caiu que nem uma bomba no futebol português. Não era, de todo, esperado que os bávaros fizessem essa aposta. Contudo, fizeram e ainda possibilitaram a Tiago Dantas a conquista do primeiro troféu no futebol sénior.

Esta Bundesliga conquistada pela jovem cria do Seixal foi, no entanto, incrivelmente 'fácil'. Bastou a Tiago Dantas jogar... 69 minutos. Sim, poucos minutos, e logo divididos por dois jogos. Era opção na equipa B dos germânicos e foi coroado por Hansi Flick com uma chamada à equipa principal. 

Notícias ao Minuto Tiago Dantas foi campeão da Bundesliga com 69 minutos de jogo© Getty Images

Esse terá sido um dos campeonatos menos dolorosos para o Bayern Munique, que foi campeão com mais 13 pontos que o RB Leipzig, segundo colocado treinado, à época, por Julian Nagelsmann.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório