Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vingança serve-se com goleada. Benfica vence Youth League pela 1.ª vez

Henrique Araújo foi o homem do encontro ao marcar três golos. É o primeiro título dos encarnados nesta competição, que vingaram a final perdida contra os austríacos em 2016/17.

Vingança serve-se com goleada. Benfica vence Youth League pela 1.ª vez
Notícias ao Minuto

18:54 - 25/04/22 por Rodrigo Querido

Desporto UEFA Youth League

À quarta foi de vez. O Benfica conquistou, esta segunda-feira, a edição 2021/22 da UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de juniores, ao golear de forma irrepreensível o Salzburgo (6-0), vingando a derrota sofrida na final da mesma competição contra os austríacos na final de 2016/17.

A equipa portuguesa começou a partida da melhor forma e logo com um golo aos dois minutos. Depois de um cruzamento a que Henrique Araújo não chegou, Diego Moreira recuperou a bola e serviu Martim Neto que rematou cruzado para o primeiro do encontro, ele que também tinha marcado na partida da meia-final diante da Juventus.

Num arranque a todo o gás dos comandados de Luís Castro, Henrique Araújo, que foi chamado apenas para esta final da Youth League, ampliou a vantagem encarnada aos 15 minutos. Depois de uma subida pela direita, Martim Neto cruzou para a área e fez o segundo dos lisboetas.

Depois de uma ponta final de qualidade elevada dos austríacos, a equipa portuguesa deu a 'machadada' final na partida com dois golos nos primeiros dez minutos da etapa complementar.

Cher Ndour foi o autor do terceiro golo dos encarnados aos 53 minutos, depois de um passe de Pedro Santos, com o melhor golo da tarde a estar reservado para os 57'. Diego Moreira deixou Henrique Araújo na cara de Stejskal e o jovem madeirense tirou com classe o guardião adversário da frente para praticamente sentenciar o encontro.

A mão cheia de golos no Estádio Colovray chegou aos 69 minutos. Na sua segunda assistência da tarde, Pedro Santos tirou um cruzamento para a área onde Luís Semedo apareceu a marcar o seu quinto golo nesta Youth League. O último golo do encontro foi marcado por Henrique Araújo, que converteu com sucesso uma grande penalidade aos 89 minutos.

Este é o primeiro título dos encarnados na UEFA Youth League, depois de três finais perdidas em anos anteriores, a última das quais em 2019/20, frente ao Real Madrid (3-2), depois de também ter sido finalista vencido em 2013/14, na edição inaugural da prova, ante o Barcelona (3-0), além da derrota com o Salzburgo.

É também o segundo troféu deste género a vir para Portugal, depois do FC Porto ter vencido a mesma competição na temporada 2018/19, num palmarés liderado por Chelsea e Barcelona (Espanha), ambos com dois títulos, enquanto o Salzburgo venceu também uma edição.

Acompanhamento:

90' - APITO FINAL EM NYON! BENFICA É CAMPEÃO DA YOUTH LEAGUE.

89' - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! É O TERCEIRO DE HENRIQUE ARAÚJO NA PARTIDA! Avançado cobra de forma irrepreensível a grande penalidade.

88' - Grande penalidade para o Benfica por falta sobre Hugo Félix.

81' - Hugo Félix a um passo de fazer o sexto dos encarnados. O médio, irmão de João Félix, combinou com Ricardo Marques e atirou cruzado rente ao segundo poste.

80' - Mexe Luís Castro. Entradas de Hugo Félix, Nuno Félix e Ricardo Marques para os lugares de Martim Neto, Pedro Santos e Jevsenak. 

73' - Dupla mexida no Salzburgo. Saíram Kameri e Walner e entraram Zeteny e Moswitzer.

Confira o golo

69' - GOLOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA LUÍS SEMEDO! Depois de uma transição rápida da equipa da Luz, Pedro Santos passou por dois adversários e cruzou para a área onde o avançado apareceu para fazer o quinto golo da tarde.

66' - Nova alteração na equipa da Luz. João Tomé sai e entra de Martim Ferreira.

59' - Mexida no Benfica. Sai Diego Moreira e entra Luís Semedo.

Confira o golo

57' - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE HENRIQUE ARAÚJO! E que golo do jovem madeirense. Excelente passe de Diego Moreira a isolar o avançado. O resto de trabalho é todo de Henrique Araújo, que tirou com classe o guardião adversário para praticamente sentenciar o encontro.

Confira o golo

53' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA CHER NDOUR! Pedro Santos tira o cruzamento desde a direita, a bola sofre um ressalto no primeiro poste e chega ao médio italiano que atirou para o terceiro.

46' - Começa o segundo tempo.

45' - Mudança no Salzburgo. Saída de Hofer e entrada de Reischl.

45+2' - Intervalo em Nyon.

45+2' - Boa saída de André Gomes!  Simic apareceu na cara do guardião encarnado, mas o luso foi corajoso e saiu aos pés do dianteiro croata para impedir a finalização.

45+1' - Pedro Santos avança pela esquerda e remata para defesa do guarda-redes do Salzburgo. Ndour e Diego Moreira estavam em melhor posição para atirar à baliza.

45' - Dois minutos de descontos.

44' - André Gomes segura um remate de longe dos austríacos.

42' - Austríacos mais perigosos nesta reta final. Benfica defende bem a vantagem de dois golos.

40' - Outra vez André Gomes! Na sequência de um canto, Walner cabeceia na direção da baliza e o guarda-redes do Benfica defende.

39' - Mexida forçada no Salzburgo. Saída de Atiabou e entrada de Pejazic.

37' - Boa intervenção de André Gomes após um passe errado do Benfica na zona de construção. Após o erro de Jevesenak, a bola sobrou para Simic que rematou para defesa de André Gomes junto à barra. 

34' - João Tomé apareceu bem ao primeiro poste após um canto, mas o desvio do jogador encarnado foi por cima da baliza.

31' - Na cobrança do livre direto, António Silva atirou pouco por cima da trave da baliza do Salzburgo.

29' - Cartão amarelo para Atiabou por falta sobre Henrique Araújo. Vai ser livre perigoso para o Benfica

26' - Cartão amarelo para António Silva.

22' - Cartão amarelo para Diego Moreira.

19' - Grande começo de jogo da equipa encarnada, à semelhança do que tinha acontecido com a Juventus. O Salzburgo tenta construir, mas o Benfica domina a zona do meio-campo.

Confira aqui o golo de Henrique Araújo

15' - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA HENRIQUE ARAÚJO! Grande jogada coletiva da equipa orientada por Luís Castro. Martim Neto, autor do primeiro golo, ultrapassou um adversário e cruzou para a área onde surgiu o 'reforço' para esta final da Youth League a ampliar a vantagem.

7' - Henrique Araújo muito perto do segundo para a equipa portuguesa! O avançado recuperou a bola e atirou para uma grande defesa de Stejskal.

Confira aqui o golo de Martim Neto

2' - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA MARTIM NETO! Arranque fulminante dos encarnados! Pressão alta da equipa orientada por Luís Castro, à semelhança do que tinha acontecido no jogo com a Juventus. Depois de um cruzamento a que Henrique Araújo não chegou, Diego Moreira recuperou a bola e serviu Martim Neto que rematou cruzado para o primeiro do encontro.

1' - Começa a partida no Estádio Colovray.

0' - As três equipas já estão no relvado do estádio. Partida em Nyon a minutos de se iniciar.

Pré-jogo:

16h33: Rui Costa, presidente do Benfica, e Nélson Veríssimo, técnico da equipa principal das águias, estão nas bancadas do Estádio Colovray, em Nyon, para assistir à final da UEFA Youth League.

16h20: Jovens encarnados já estão no palco da final.

Equipas iniciais:

Onze do Benfica: André Gomes, João Tomé, Tomás Araújo, António Silva, Rafael Rodrigues, Jevsenak, Cher Ndour, Martim Neto, Pedro Santos, Diego Moreira e Henrique Araújo.

Suplentes do Benfica: Ricardo Ribeiro, Martim Ferreira, Nuno Félix, Hugo Félix, Ricardo Marques, Luís Semedo e João Resende.

Onze do Salzburgo: Stejskal, Atiabou, Baidoo, Wallner, Ibertsberger, Agyekum, Kamert, Sahim, Hofer, Diakité e Simic.

Suplentes do Salzburgo: Toth, Reischl, Zeteny, Berki, Moswitzer, Pejazic e Halwachs.

Antevisão:

O Benfica tenta esta segunda-feira conquistar pela primeira vez a UEFA Youth League ao defrontar no jogo decisivo da época 2021/22 os austríacos do Salzburgo.

Esta é a na quarta vez que a equipa lisboeta disputa a final da prova e terá como adversário neste jogo decisivo o mesmo clube que defrontou em 2016/17. Na altura, os austríacos venceram por 2-1, numa equipa que contava com nomes como João Félix e Rúben Dias.

A equipa lisboeta, finalista vencida na última edição em que a competição se disputou (2019/20), venceu nas meias-finais a Juventus, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, ao passo que o Salzburgo afastou o Atlético de Madrid, por 5-0.

No que diz respeito às outras finais disputadas, os encarnados perderam todas as três, a última das quais em 2019/20, frente ao Real Madrid (3-2), depois de também ter sido finalista vencido em 2013/14, na edição inaugural da prova, ante o Barcelona (3-0), além da derrota com o Salzburgo.

O encontro entre Salzburgo e Benfica tem apito inicial agendado para as 17h00 e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório