Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Notáveis do Sporting unânimes: "Só um doido pensaria na saída de Amorim"

Derrotas contra Benfica e FC Porto fizeram ecoar nas redes sociais pedidos para que o treinador leonino saísse no final da temporada. Mas Dias Ferreira, Carlos Xavier e Fernando Mendes concordam que isso seria um erro crasso na estratégia do clube de Alvalade.

Notáveis do Sporting unânimes: "Só um doido pensaria na saída de Amorim"
Notícias ao Minuto

08:06 - 23/04/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

A reta final de temporada não está a correr de feição ao Sporting. Após a derrota no dérbi contra o Benfica, que quase hipotecou as hipóteses de os verde e brancos revalidarem o título de campeão, os leões viram voar outro objetivo, com o desaire no Dragão, que os afastou da final da Taça de Portugal.

Estas duas derrotas seguidas contra os principais rivais fizeram surgir algumas vozes críticas que defendem a saída de Rúben Amorim no final da presente temporada desportiva.

Perante este cenário, o Desporto ao Minuto procurou auscultar notáveis do Sporting sobre a continuidade de Rúben Amorim na próxima época. E estes foram unânimes ao afirmar que a saída do treinador leonino seria um erro para o clube de Alvalade.

"Só se eu tivesse endoidecido é que tinha um pensamento desses. E só mesmo um doido é que pode ter uma ideia dessas. Digo isto por tudo o que o Rúben Amorim está a dar ao clube e continuará a dar. Andámos 19 anos sem ganhar e agora temos de ganhar tudo? Tenhamos juízo, até me incomoda esse tipo de atitudes. Isso é uma situação completamente incompreensível", afirmou Dias Ferreira, antigo dirigente dos verde e brancos, ideia corroborada por Carlos Xavier, antigo jogador do clube de Alvalade.

"Quem está a pedir a saída do Rúben Amorim de certeza que não será adepto do Sporting, ou então estão a ver mal a coisa. O que ele tem feito há muito que ninguém o fazia. E agora querem que ele saia? Não acredito nisso. É impensável. Ele é a parte mais importante deste projeto desportivo, não há dúvida nenhuma, mas também a equipa técnica e os jogadores. O que ele fez não está ao alcance de todos", atirou Carlos Xavier.

"As pessoas têm de ter consciência e memória. Como sportinguista e amante do meu clube, não esqueço o que ele fez e ainda está a fazer pelo Sporting. Não ganhávamos há muitos anos, o Rúben Amorim veio e colocou o clube a ganhar troféus, foi campeão, esta época já ganhou dois troféus e espero que consiga a entrada direta na Liga dos Campeões. É preciso ter calma, mas, infelizmente, alguns sportinguistas são assim. Num momento está tudo bem e depois já não está. Há uma semana, antes do jogo com o Benfica, o Rúben Amorim era o maior, e, de um momento para o outro, deixou de o ser", defendeu o também antigo jogador leonino Fernando Mendes.

"O principal objetivo era ser campeão, mas o Sporting não o conseguiu porque o FC Porto está a fazer uma época extraordinária e não há que esconder isso. Rúben Amorim trouxe ao Sporting uma equipa competitiva, que finalmente conseguiu começar a lutar por títulos e chegar às finais e vencê-las, o que raramente acontecia anteriormente. Este ano, o Sporting chegou às meias-finais da Taça de Portugal, perdeu contra um adversário forte e esteve a lutar pelo título até quatro jornadas antes do fim. As pessoas também tem de perceber que os outros também jogam e que nem sempre as coisas são tão más como parecem. Faltam quatro jogos e o Sporting tem essas partidas para conseguir seis pontos, o que acredito que irá acontecer", acrescentou.

Época positiva com a conquista de dois troféus

Apesar de o Sporting ter falhado a presença na final da Taça de Portugal e de estar quase arredado do bicampeonato, estes três notáveis do clube leonino são da opinião de que a temporada foi positiva, após a conquista da Supertaça Cândido Oliveira diante do Sp. Braga e da Taça da Liga frente ao Benfica.

"É uma época menos positiva do que a anterior, em que fomos campeões, mas não é uma época negativa como outras que tivemos durante vários anos. No princípio, devíamos ter feito uma transição mais lenta, mas não o fizemos. Iniciámos um projeto desportivo com cabeça, tronco e membros, e, logo na primeira época, fomos campeões. Encurtámos uma coisa que era preciso ser encurtada, talvez depressa demais, mas isso não quer dizer que agora, porque não ganhámos, é preciso mudar tudo. Estamos no caminho certo e não podemos ganhar sempre, como os outros também não ganham sempre. Parece que o que aconteceu é um drama. Isto é futebol, se ganhasse sempre o mesmo, isto não tinha piada nenhuma", realçou o antigo vice-presidente do emblema de Alvalade, defendendo que a continuidade de Rúben Amorim é fundamental para a estabilidade dos verde e brancos.

"Foi a única pessoa que, nos últimos anos, estabeleceu um projeto para o clube. Ainda ontem [quinta-feira] ele disse para não conterem com ele para que o Sporting voltasse àquilo que era antes. Está provado que, do ponto de vista desportivo, é esta a aposta que o Sporting deve fazer. A primeira meia época em que ele veio não havia nada a fazer porque as coisas já estavam mal feitas. A partir daí, começou a construir-se qualquer coisa", atirou.

"Considero que esta época foi positiva porque, depois do jogo com o FC Porto, no Dragão, para o campeonato, tudo ficou decidido. Mesmo que o Sporting ganhasse todos os jogos, era impossível. Saímos do Dragão com três pontos de diferença para o FC Porto, mas, quando não nos deixam ganhar, então é mais complicado. Após esse jogo, via-se mesmo quem tinha de ser campeão. E, aí, não há nada a fazer", sublinhou Carlos Xavier.

"Uma época positiva é conquistar troféus, e o Sporting conseguiu-o. O Sporting ainda está a lutar pelo título, apesar de as coisas estarem praticamente decididas, perante um adversário que se apresentou numa forma fantástica. O principal objetivo é a entrada direta na Liga dos Campeões. Há anos que o Sporting não conseguia isso duas vezes seguidas, está prestes a ser conseguido. A derrota com o Benfica impediu-nos de alcançar esse objetivo, mas este será um mal menor. A equipa fez uma época boa e devolveu a alegria aos adeptos do Sporting, tirando alguns que estão contra. Mas isso é normal. Devíamos estar orgulhosos de tudo o que o Rúben Amorim já conquistou, eu estou. Não estou contente porque queria outras coisas, mas, conseguindo, o segundo lugar, como espero, pode considerar-se uma época mais ou menos positiva", vincou Fernando Mendes.

Sporting a olhar para si próprio na próxima temporada

Com o planeamento da nova época já em andamento, o Sporting sabe de antemão que um dos rivais vai sofrer grandes alterações, com o Benfica a estar perto de anunciar o novo treinador, que deverá ser Roger Schmidt. Do lado do FC Porto, existe sempre a possibilidade de Sérgio Conceição se sentir tentado a trocar os azuis e brancos por outro clube.

Apesar destas possíveis mudanças nos dois rivais, os três notáveis do Sporting contactados pelo Desporto ao Minuto alinham na mesma ideia: o clube de Alvalade tem de se focar nele próprio ao invés de olhar para os outros dois grandes do futebol português.

"Não estou preocupado com o que se passa no Benfica ou no FC Porto, só quero ter a certeza de que o Rúben Amorim vai continuar. O Sporting tem de fazer o seu trajeto e o seu papel, e, para que isso aconteça, o Rúben Amorim é a pessoa mais indicada, como está mais do que provado. Eles [FC Porto e Benfica] já não estão surpreendidos, eles hoje já têm receio de nós e era algo que não acontecia antes, têm respeitinho", atirou Dias Ferreira.

"Mesmo que o Benfica e o FC Porto mudem de treinador após o final da época, o Sporting tem de se preocupar com ele mesmo e nada mais. O Sporting não pode fazer a preparação da nova temporada a pensar nos outros, ou sequer no que eles vão ou não comprar. O clube tem de pensar nele próprio, reforçar o plantel e trabalhar mais para ser mais forte e conseguir ganhar muitos jogos contra 14, que não é fácil. Tenho perspetivas muito boas para a próxima época. Acredito que poderá haver uma venda muito boa de um jogador ou outro, como do Matheus Nunes. Se isso acontecer, o Sporting já estará a trabalhar certamente em reforços para aumentar a qualidade do plantel", afirmou Carlos Xavier, com Fernando Mendes a mostrar-se confiante perante as eventuais saídas de jogadores fundamentais nos eleitos de Rúben Amorim.

"O Benfica é sempre uma equipa forte e de certeza que irá investir muito, como já o fez neste dois últimos anos. É sempre um candidato sério ao título, como o FC Porto, e o Sporting vai ter de se bater com eles. O FC Porto é uma equipa que deve muito ao trabalho de Sérgio Conceição, que tem sido extraordinário, e conseguiu devolver ao clube aquele ADN, aquela mística que tinha desaparecido. No fundo, são dois adversários complicados, e o Sporting tem de continuar humildemente a fazer o seu trabalho como o fez na época passada, que terminou com o título, apesar de muita gente querer desvalorizar isso", frisou o antigo jogador dos verde e brancos, abordando a possível saída de Palhinha no final da época e o regresso de Sarabia ao PSG.

"Desde que Rúben Amorim chegou, os jogadores que foram contratados trazem mais-valias, e os que têm saído são colmatados com boas opções. Na época passada, falava-se da saída de Palhinha e veio o Ugarte, que tem sido uma surpresa agradável. O Sarabia não irá continuar e veio o Edwards. Se os jogadores importantes saem, outros virão. Isso é bom para os clubes, porque traz dinheiro, e de certeza que as coisas estão a ser acauteladas", finalizou.

Leia Também: "Sempre treinei arduamente pelo meu clube e ninguém pode tirar-me isso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório