Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Sabemos que a segunda posição é complicada, mas não é impossível"

Nélson Veríssimo acredita que o Benfica pode conquistar os 12 pontos que restam até ao final da temporada.

"Sabemos que a segunda posição é complicada, mas não é impossível"
Notícias ao Minuto

15:51 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo garantiu, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que continua a acreditar que é possível ultrapassar o Sporting e chegar à segunda posição da I Liga. O treinador do Benfica avisou, ainda assim, para as dificuldades que o Famalicão pode colocar, numa partida onde ainda não poderá contar com Rafa Silva.

Rafa lesionado: Infelizmente, para amanhã, ainda não vai estar disponível. Teve uma lesão muscular. Estamos a tentar recuperá-lo. Há uns jogos, havia a possibilidade de vir a estar apto contra Liverpool e Sporting, mas não foi possível. Amanhã, não vai estar presente. Vamos ver nos jogos a seguir. O Rafa é um jogador importante naquilo que são as rotinas da equipa, mas prolongo a importância a todos os jogadores que compõem o plantel. Prova disso foi que todos os jogadores que tiveram oportunidade de ter mais minutos do que tinham estão a dar uma resposta positiva. O caso mais flagrante foi o de Gil Dias, que, fruto das minhas decisões, não tinha tido uma utilização tão regular, mas acabou por ter alguns minutos contra o Liverpool, entrar contra o Sporting e marcar. Significa que todos contam, que todos têm de trabalhar ao máximo para demonstrar ao treinador que são uma opção válida. Essa oportunidade há de chegar, e, quando chega, têm de dar resposta. Aconteceu com o Gil. Não significa que amanhã vá ser titular, porque temos outras opções, mas passo a mensagem que todos contam. Feliz o treinador que sabe que, quando os jogadores menos utilizados têm uma oportunidade, dão uma resposta.

Pedidos para continuar no Benfica: Não é questão. As coisas não mudam. Entrámos aqui com um objetivo, de levar a equipa até ao final da época. Sei que têm saído muitas notícias sobre a próxima época, não é algo que me preocupe. Sei que temos aqui uma missão até ao final da época. Tudo o resto não é significativo para a minha missão aqui. Quando os resultados são positivos, como têm sido, é natural que o estado de espírito das pessoas se modifique. Aquilo que temos de ter a certeza é do caminho que queremos seguir. Neste clube, as coisas estão muito bem definidas. Agora, o nosso foco é concentrarmo-nos nos quatro jogos que faltam.

Expetativas sobre Darwin Núñez: É deixá-lo jogar. O maior incentivo que pode ter é continuar a marcar os golos que tem feito e a contribuir para a dinâmica da equipa. É um grande jogador, que tem vindo a crescer muito desde que chegou aqui. Tem materializado o crescimento em golos. Na nossa opinião, houve outros aspetos em que cresceu, tanto a atacar como a defender. É, obviamente, um dos jogadores que está na mó de cima, no Benfica. Vamos ver o que pode fazer até ao final do campeonato. É o melhor marcador da I Liga, é um jogador com muita fome pelo golo. A cenoura dele vai estar em fazer golos, golos e mais golos, ninguém o pode culpar por isso. Está num bom momento, temos de capitalizar e esperar que termine como melhor marcador da I Liga.

Tem útil de jogo reduzido no futebol português: Não vi os tweets do Jan [Vertonghen]. Agradeço as palavras, mas acho que não fui jogador de alto nível [risos]. Fiz carreira na I Liga, mas não cheguei ao nível de jogadores deste lote que temos no Benfica. É algo que nos tem de preocupar a todos enquanto agentes do futebol. É uma questão cultural. É questão de mudarmos a nossa mentalidade, e isso não acontece de um momento para o outro. Relativamente às perdas de tempo, acho que há uma forma que o árbitro tem para controlar isso, que é, após o tempo final, dar oito, nove ou dez minutos, o tempo que se jogou a menos. Quanto às simulações... Temos o VAR, é uma ferramenta que podemos utilizar. É uma questão cultural e de mentalidades, e é aí que tem de começar a trabalhar-se desde os escalões de formação.

Momento psicológico na luta pelo segundo lugar: Não conheço o momento psicológico do Sporting. Aquilo que sabemos é que, antes do jogo com o Sporting, lançámos o desafio de, naquele momento, ganhar os cinco jogos que tínhamos pela frente. Naquela altura, estariam 15 pontos em disputa, agora estão 12, e o nosso foco tem de estar aí. São quatro jogos em que vamos tentar ganhar. Sabemos que não jogamos sozinhos, vamos ter uma oposição muito forte. Neste momento, estamos a seis pontos do Sporting. Continuamos a não depender só de nós para chegar à segunda posição. Sabemos que isso é complicado, mas é possível. Temos de estar num nível muito grande para conseguir isso. A proposta é, nos quatro jogos que restam, fazer 12 pontos, e, depois, esperar por ver aquilo que acontecem mais acima.

Famalicão: Vamos receber uma equipa que está numa posição difícil da tabela. Sabemos que esses jogos, se não estivermos num nível alto, podem complicar-se, pelo que temos de ter uma mentalidade competitiva muito forte, dentro daquilo que temos vindo a apresentar. Ainda assim, sabemos que é uma equipa que gosta de ter posse de bola, de assumir o jogo, que gosta de ter um bloco defensivo alto... Independentemente da classificação que tem, o Famalicão é uma equipa que não abdica dos seus princípios de jogo. Vamos esperar uma equipa difícil. Temos de estar num nível competitivo muito alto e não facilitar em nada.

UEFA Youth League: Gostava de felicitar a nossa equipa de sub-23, que acabou de garantir a passagem à final da competição. Dou-lhes os parabéns e desejo-lhes boa sorte para a final de segunda-feira.

Antevisão

'Embalado' pelo triunfo conquistado sobre o Sporting, em pleno estádio de Alvalade, por 2-0, o Benfica regressa, já este sábado, à 'ação' na I Liga, diante do Famalicão, no estádio da Luz.

Antes disso, esta sexta-feira, Nélson Veríssimo irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá antever a partida da 31.ª jornada.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 15h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Leia Também: Rui Pedro Silva promete a "equipa mais forte" para duelo com Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório