Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2022
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 16º

Kremlin considera "inaceitável" proibir russos de jogar em Wimbledon

O Kremlin considerou hoje "inaceitável" proibir os tenistas russos de participar no torneio de ténis de Wimbledon, a decorrer de 27 de junho a 10 de julho, depois de a imprensa britânica ter noticiado essa possibilidade.

Kremlin considera "inaceitável" proibir russos de jogar em Wimbledon
Notícias ao Minuto

12:27 - 20/04/22 por Lusa

Desporto Ucrânia

"Mais uma vez, estão a manter os atletas reféns do preconceito político e isso é inaceitável", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que a exclusão dos tenistas russos "irá provocar impacto na própria competição".

De acordo com o diário britânico The Times, os organizadores do torneio de Wimbledon decidiram excluir jogadores russos e bielorrussos da próxima edição, por causa da ofensiva militar de Moscovo na Ucrânia, apoiada por Minsk.

Tal medida, que ainda não foi anunciada oficialmente, inviabilizará a participação, entre outros, do russo Daniil Medvedev, número dois do 'ranking' mundial, e da bielorrussa Aryna Sabalenka, semifinalista em Wimbledon no ano passado.

A respeito da invasão russa à Ucrânia, Daniil Medvedev disse que queria "paz em todo o mundo", mas absteve-se de criticar frontalmente a operação militar lançada por Vladimir Putin em 24 de fevereiro.

Após o início desta ofensiva, as autoridades do ténis decidiram que os jogadores russos e bielorrussos não poderiam competir sob o nome ou a bandeira do seu país. Eles podem, no entanto, participar sob uma bandeira neutra.

A guerra na Ucrânia foi desencadeada pela Rússia, que invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro. A ofensiva militar já matou quase dois mil civis em território ucraniano, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório