Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Francisco Neto acredita que Portugal pode criar "problemas" à Alemanha

O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, acredita que as jogadoras lusas podem criar "muitos problemas" à Alemanha, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, pretendendo conquistar pontos que permitam manter os objetivos intactos.

Francisco Neto acredita que Portugal pode criar "problemas" à Alemanha
Notícias ao Minuto

10:56 - 08/04/22 por Lusa

Desporto Futebol feminino

"Nesta equipa, nunca temos uma postura conservadora, mas não quer dizer que, em momentos de jogo, não a tenhamos de ter, pois acho que isso também é sinónimo de inteligência. O que queremos é disputar o jogo e procurar, dentro das nossas armas, criar muitos problemas à Alemanha", começou por afirmar o treinador, aos jornalistas.

Francisco Neto socorreu-se da segunda parte do encontro no Estádio de São Luís, em Faro, que terminou com um triunfo das germânicas, por 3-1, com três golos apontados na primeira meia hora, e num dos jogos frente à Noruega, na Algarve Cup, com triunfo luso (2-0), para mostrar que Portugal pode ambicionar lutar com as maiores potências.

"Sabemos que não é fácil, sabemos contra quem vamos jogar, uma das potências do futebol europeu, mas Portugal tem crescido e as equipas têm cada vez mais respeito. É um respeito que temos conquistado dentro de campo e queremos continuar", referiu.

Numa dupla jornada com Alemanha, campeã mundial em 2003 e 2007, e Bulgária, Francisco Neto considerou serem dois jogos "com um padrão completamente diferenciado", mas o selecionador mantém o intuito de chegar a setembro a depender de si para o apuramento direto ou 'play-off'.

"Neste momento, dependemos de nós, no mínimo, para chegar ao 'play-off' e é a isso que também nos agarramos. Sabemos que temos de fazer um bom jogo na Alemanha e conquistar pontos. É isso que vamos procurar fazer no sábado", sublinhou o técnico.

Apesar de ainda achar "grande" o nível e a distância entre a equipa das 'quinas' e as germânicas, Francisco Neto crê que "é possível ser competitivo, organizado e acreditar até ao fim" na vitória, assente na "vontade, coragem e caráter que as jogadoras têm".

"Esta comunidade que as jogadoras criam é uma das grandes mais-valias, pois quem acompanha esta seleção sente que nenhuma jogadora joga sozinha. Um dos grandes problemas frente à Alemanha foi o excesso de solidariedade umas com as outras, que, às vezes, também é prejudicial na nossa dinâmica de jogo. O grupo conhece-se muito bem, está junto há muitos anos, respeitam o espaço umas das outras e têm crescido imenso como jogadoras e como mulheres", disse o selecionador, de 40 anos.

Portugal defronta a Alemanha no sábado, em Bielefeld, pelas 15:10 (hora de Lisboa), e recebe a Bulgária quatro dias depois, em 12 de abril, no Estádio Cidade de Barcelos.

A quatro jornadas do final do apuramento, a Alemanha lidera o grupo H, com 18 pontos (em seis jogos), seguida de Sérvia, com 15 (sete), Portugal, com 13 (seis), e da Turquia, com 10 (sete). Israel e Bulgária seguem em quinto e sexto, respetivamente, ambas sem qualquer ponto nos seis encontros disputados.

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se diretamente para a fase final do Mundial2023, enquanto os segundos colocados terão de disputar um 'play-off' de qualificação.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório