Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bastaram 3 minutos... à Fábio Vieira. As notas do FC Porto-Santa Clara

Internacional sub-21 português bisou à beira do apito para o intervalo e abriu o caminho para uma vitória tranquila dos azuis e brancos.

Bastaram 3 minutos... à Fábio Vieira. As notas do FC Porto-Santa Clara
Notícias ao Minuto

07:53 - 05/04/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto deu, pela noite desta segunda-feira, mais um passo no sentido da conquista do título de campeão nacional, ao receber e bater o Santa Clara, por categóricos 3-0, para repor a vantagem na liderança isolada da I Liga.

Ainda que sem serem, verdadeiramente, avassaladores, os dragões assinaram uma primeira parte positiva, encostando os insulares 'às cordas'. Evanilson deu o primeiro sinal de aviso, aos oito minutos, e Pepê deu o segundo, aos 28, mas, em ambas as ocasiões, Marco conseguiu recolher a bola sem grandes dificuldades.

Foi então que o homem da noite disse 'presente'. Aos 38 minutos, Fábio Vieira encheu o pé, e, a passe de Vitinha, colocou a bola no fundo das baliza. Apenas três minutos depois, voltou a fazer das suas, castigando uma asneira de Mansur, que deixou a bola nos pés de Pepê.

Pepe ainda voltou a fazer balouçar as redes, logo no arranque do segundo tempo, mas o lance foi invalidado por posição irregular. Daí em diante, os insulares galvanizaram-se, e Ricardinho esteve perto de reduzir distâncias, com um 'tiraço' que esbarrou nas mãos de Diogo Costa.

As contas acabariam por ficar seladas já aos 84 minutos, quando Zaidu Sanusi aproveitou uma defesa incompleta de Marco a remate cruzado de Wenderson Galeno para fazer o gosto ao pé, não tendo festejado por respeito à antiga equipa.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 76 pontos e repõe a vantagem de seis pontos sobre o Sporting, que, na véspera, tinha batido o Paços de Ferreira, por 2-0. Quanto ao Santa Clara, é décimo classificado, com 31 pontos conquistados ao cabo de 28 jornadas.

Figura

Se o FC Porto conseguiu penetrar o bloco baixo do Santa Clara, em muito o deveu a Fábio Vieira. A jovem promessa conseguiu, sempre com grande qualidade técnica, encontrar espaços onde eles pareciam não existir, e viu a exibição brindada com dois golos.

Surpresa

Lançado aos 83 minutos, para o lugar de Evanilson, Wenderson Galeno mostrou-se, verdadeiramente, ‘endiabrado’, provocando o caos na ala esquerda e estando na origem do lance que culmina no terceiro e último golo da noite, da autoria de Zaidu Sanusi.

Desilusão

Noite para esquecer de Mansur, que esteve diretamente ligado ao segundo golo do FC Porto, quando ofereceu, literalmente, a bola a Pepê. Ofensivamente, o lateral-esquerdo do Santa Clara também pouco conseguiu fazer.

Treinadores

Sérgio Conceição: O FC Porto teve sempre muita bola, mas denotou algumas dificuldades em encontrar os caminhos acertados para a baliza, particularmente na primeira parte. No entanto, o bis de Fábio Vieira acabou por tornar um jogo que poderia revelar-se complicado num bem mais fácil.

Mário Silva: O Santa Clara preocupou-se mais em não sofrer do que noutra coisa, e acabou por sofrer uma derrota justa, no Dragão. Tirando algumas iniciativas de Allano, a partir da ala direita, em combinações com Lincoln, e um remate perigoso de Ricardinho, já no segundo tempo, os insulares pouco fizeram para merecer outro tipo de resultado.

Árbitro

António Nobre assinou uma daquelas exibições que fazem falta ao futebol português, aplicando um critério técnico e disciplinar largo, mas uniforme aos longo dos 90 minutos. Na primeira parte, o FC Porto ainda reclamou grande penalidade por falta de Ricardinho sobre Zaidu Sanusi, mas o juiz mandou (e bem) jogar.

Leia Também: Vitinha surpreendeu e Fábio Vieira 'disparou' para o golo do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório