Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting não assusta. FC Porto bate Santa Clara e repõe a 'almofada'

Fábio Vieira abriu o caminho para o triunfo azul e branco com dois golos no espaço de… três minutos.

Sporting não assusta. FC Porto bate Santa Clara e repõe a 'almofada'
Notícias ao Minuto

22:06 - 04/04/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto não se deixou afetar pela vantagem momentaneamente reduzida sobre o Sporting e conquistou, ao início da noite desta segunda-feira, uma vitória sobre o Santa Clara, por 3-0, na partida de encerramento da 28.ª jornada da I Liga.

Fábio Vieira marcou dois golos no espaço de apenas três minutos, ainda antes do apito para o intervalo, e, já aos 84, foi a vez de Zaidu Sanusi fazer o gosto ao pé e selar, assim, o resultado final.

Fábio Vieira ‘on fire’

O FC Porto sabia que tinha de vencer para manter uma confortável ‘almofada’ sobre o segundo classificado, o Sporting, que, na véspera, tinha batido o Paços de Ferreira e encurtado a desvantagem para três pontos, e não perdeu tempo em instalar-se no meio-campo adversário.

Diante de um Santa Clara de linhas recuadas, os homens de Vítor Bruno (que substituiu o castigado Sérgio Conceição no banco de suplentes dos dragões) tomaram controlo da bola, ainda que com alguma dificuldade em chegar com perigo à baliza.

Evanilson atirou forte, aos nove minutos, mas para as mãos de Marco. Quatro minutos depois, foi Fábio Vieira a tentar a sorte, mas ficou ao lado. E, aos 28, Pepê combinou com Otávio, mas, à boca da baliza, deixou a bola nas mãos do guarda-redes insular.

Foi então que, aos 38 minutos, Vitinha ‘tirou um coelho da cartola’, e, quando todos pensavam que iria ‘disparar’ um pontapé-livre direto à baliza, deixou a bola em Fábio Vieira, que rematou sem qualquer hipótese de defesa.

Ainda os adeptos azuis e brancos faziam a festa quando a equipa da casa voltava a faturar, apenas três minutos depois. Pepê intercetou um passe de Mansur e atirou ao poste, mas, na recarga, Fábio Vieira emendou e duplicou a vantagem.

Zaidu fechou as contas

Não satisfeito com a vantagem de dois golos, o FC Porto entrou na segunda parte a ‘todo o gás’, e, depois de Vitinha desferir um remate que, após desvio, acertou em cheio na barra, Pepe colocou mesmo a bola no fundo das redes, mas o lance foi invalidado por posição irregular.

O Santa Clara ainda esboçou uma ligeira reação, e Ricardinho esteve mesmo à beira de marcar… mas Diogo Costa não deixou,. À beira do final, quem marcou foi mesmo Zaidu Sanusi, que não festejou por respeito à antiga equipa.

Com este triunfo, o FC Porto, líder isolado, passa a somar 76 pontos, mais seis do que o Sporting, numa altura em que restam apenas seis jornadas por disputar até final da temporada. Já o Santa Clara, é décimo classificado, com 31 pontos.

Momento do jogo: Se o Santa Clara ainda podia pensar em recuperar de uma desvantagem de um golo, quando Fábio Vieira fez o segundo, após ‘oferta’ de Mansur, todas as esperanças desvaneceram.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Otávio, Vitinha, Fábio Vieira; Pepê e Evanilson.

Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, Boateng, Cristian González, Mansur; Nené, Romão; Ricardinho, Lincoln, Allano; Rui Costa.

Antevisão

É um FC Porto obrigado a vencer para se manter confortável no topo da tabela aquele que, ao início da noite desta segunda-feira, recebe o Santa Clara, na partida de encerramento da 28.ª jornada da I Liga.

Os dragões entram para o embate com os insulares sabendo de antemão que, na véspera, o Sporting bateu o Paços de Ferreira, por 2-0, pelo que ficou, momentaneamente, a uma distância de apenas três pontos da primeira posição.

Já Mário Silva, timoneiro do atual décimo classificado, regressa a uma casa que bem conhece e onde se sagrou campeão europeu de sub-19. Agora, pela frente, terá Diogo Costa, João Mário, Vitinha e Fábio Vieira, que comandou na famosa caminhada de 2019.

O FC Porto-Santa Clara será ajuizado por António Nobre, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Santa Clara: Recorde à vista contra adversário de má memória

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório