Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto-Santa Clara: Recorde à vista contra adversário de má memória

Azuis e brancos podem alcançar marca história do Benfica de 56 jogos sem perder, mas, para isso, terão de empatar ou vencer na receção aos açorianos, o que não se avizinha fácil. Insulares foram das poucas equipas a derrotar os portistas esta temporada.

FC Porto-Santa Clara: Recorde à vista contra adversário de má memória
Notícias ao Minuto

07:57 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto recebe, esta segunda-feira, os açorianos do Santa Clara, no jogo que marca o encerramento da jornada 28 do campeonato português.

No Dragão, a equipa portista recebe uma das poucas equipas que causou uma pequeno dissabor esta época. É que os açorianos são dos poucos clubes que se podem gabar de ter vencido o atual líder da I Liga nesta temporada. Foi em jogo a contar para a Taça da Liga (3-1), nos Açores, um resultado que atirou os azuis e brancos para fora da competição.

Sem as mexidas efetuadas nos habituais titulares como aconteceu no jogo para a Taça da Liga, a equipa de Sérgio Conceição, que cumpre castigo nesta partida, está a apenas um passo de igualar um recorde estabelecido pelo Benfica entre 1976/77 e 1978/79.

Na altura, os encarnados estiveram 56 jogos sem sofrerem qualquer derrota para o campeonato, e os azuis e brancos podem alcançar a mesma façanha, isto se empatarem ou vencerem na receção ao Santa Clara.

O encontro entre FC Porto e Santa Clara tem apito inicial agendado para as h e contará com arbitragem de António Nobre, juiz da AF de Leiria.

Treinadores em discurso direto:

Sérgio Conceição:

Que Santa Clara espera amanhã: O Santa Clara é uma equipa que, independentemente de já ter tido três treinadores, sente-se confortável na forma que está a jogar. Têm uma boa organização defensiva. É uma equipa consistente, que tem sofrido poucos golos e que tem poucas derrotas nos últimos jogos. Esperamos as dificuldades de uma equipa estável, com boa qualidade individual e que está num bom momento coletivamente. Mas passa por olhar muito para a nossa equipa. Temos de perceber esta dinâmica da equipa, desmontar essa boa organização defensiva e criar situações em que possamos estar próximos da baliza e fazer golo. O Mário fez um trabalho excelente com jovens jogadores que estão, neste momento, na equipa principal do FC Porto.

Maior conforto na preparação da reta final: É sempre melhor ter semanas limpas, com um jogo, na teoria. Já passeis por ciclos em que jogava de três em três dias, e o foco e concentração eram de tal formas grandes que tive séries fantásticas e em semanas limpas tivemos alguns dissabores que não queríamos. Há mais tempo para trabalhar, e isso é melhor para trabalhar os pormenores. O importante não é olhar para o fim, mas para o que temos neste momento. Se olharmos muito para a frente, tropeçamos em algo que temos agora à nossa frente. É bom estar focados no objetivo final, mas percebendo que o jogo de amanhã é o mais importante. Se não esquecemo-nos de algo pelo caminho e chegamos ao fim com algum dissabor que não queremos.

Como sente o grupo para esta reta final de temporada: O grupo está consciente do que tem de fazer até ao final da época. O jogo de amanhã é o mais importante. Temos de pensar etapa a etapa. A preparação deste jogo tive algum tempo, e até tínhamos muitos jogadores nas seleções. Estamos preparados para o jogo de amanhã.

Mário Silva:

Pontos no Dragão: Só um Santa Clara em altíssimo nível e numa noite inspiradíssima conseguirá ganhar, que é o nosso objetivo, como é lógico. Não o escondemos. Sabemos que vai ser difícil, mas esta ambição nunca a podemos perder nem a vamos perder nunca.

Adversário: Sabemos aquilo que é este jogo. Sabemos aquilo que representa este jogo para o FC Porto e também sabemos aquilo que somos e aquilo queremos. Agora, temos consciência de que só com um altíssimo nível é que conseguiremos criar problemas a uma equipa que está a atravessar um momento muito positivo.

Equipa ambiciosa: Provavelmente vamos ser sujeitos a defender. Provavelmente vai haver momentos em que vamos atacar. Mas em termos de plano não passa por ir jogar para empatar ou ir jogar para não perder. Vamos ser ambiciosos como sempre.

Últimos resultados:

FC Porto: V-D-V-E-V

Santa Clara: E-E-V-E-E

Últimos onzes:

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Otávio, Vitinha; Pepê, Evanilson e Taremi.

Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, Boateng, Tassano e Paulo Henrique; Anderson Carvalho, Morita, Rui Costa, Lincoln e Óscar Barreto; Cryzan.

Ausências:

FC Porto: Manafá e Bruno Costa.

Santa Clara: Costinha e Anderson Carvalho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório