Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Se olharmos muito para a frente, tropeçamos em algo que temos agora"

Treinador do FC Porto fez a antevisão ao duelo com o Santa Clara.

"Se olharmos muito para a frente, tropeçamos em algo que temos agora"
Notícias ao Minuto

12:38 - 03/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

O FC Porto recebe, esta segunda-feira, o Santa Clara, em jogo que marca o encerramento da 28.ª jornada do campeonato português.

Na antevisão a esta partida, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, alertou para o facto dos jogadores não olharem apenas para o objetivo final de ser campeões, chamando a atenção para os jogos que ainda faltam aí ao final da presente temporada.

Conceição abordou ainda o facto de não estar presente no banco de suplentes contra os açorianos, uma vez que cumpre um jogo de castigo, desvalorizando a sua ausência da partida.

Confira o essencial das declarações de Sérgio Conceição:

Quota parte no êxito de Portugal neste playoff: Todos os treinadores que dão jogares às seleções têm a sua pequena fatia de mérito se assim podemos dizer. Mas o mérito é todo do Fernando Santos, da sua equipa técnica e dos jogadores que deram o melhor para ganhar os dois jogos. Fico feliz pelo apuramento e pelos jogadores do FC Porto que puderam ajudar a seleção a qualificar-se. Fiquei extremamente feliz e enviei uma mensagem ao Fernando Santos por esta passagem merecida à fase final do Mundial.

Otávio a jogar no limite: O Otávio está muito bem, a 100 por cento. Super motivado. Muito contente com a presença de Portugal no Qatar. Recebi-o numa excelente forma física e emocional. 

Que Santa Clara espera amanhã: O Santa Clara é uma equipa que, independentemente de já ter tido três treinadores, sente-se confortável na forma que está a jogar. Têm uma boa organização defensiva. É uma equipa consistente, que tem sofrido poucos golos e que tem poucas derrotas nos últimos jogos. Esperamos as dificuldades de uma equipa estável, com boa qualidade individual e que está num bom momento coletivamente. Mas passa por olhar muito para a nossa equipa. Temos de perceber esta dinâmica da equipa, desmontar essa boa organização defensiva e criar situações em que possamos estar próximos da baliza e fazer golo. O Mário fez um trabalho excelente com jovens jogadores que estão, neste momento, na equipa principal do FC Porto.

Maior conforto na preparação da reta final: É sempre melhor ter semanas limpas, com um jogo, na teoria. Já passeis por ciclos em que jogava de três em três dias, e o foco e concentração eram de tal formas grandes que tive séries fantásticas e em semanas limpas tivemos alguns dissabores que não queríamos. Há mais tempo para trabalhar, e isso é melhor para trabalhar os pormenores. O importante não é olhar para o fim, mas para o que temos neste momento. Se olharmos muito para a frente, tropeçamos em algo que temos agora à nossa frente. É bom estar focados no objetivo final, mas percebendo que o jogo de amanhã é o mais importante. Se não esquecemo-nos de algo pelo caminho e chegamos ao fim com algum dissabor que não queremos.

Palavras de Fernando Andrade que quer ser campeão: Tenho outros 20 e tal na equipa B que também querem ser campeões. Depende do momento, das necessidades da equipa, do que esses jogadores fizerem durante a semana. A vontade de chegar ao fim e sermos campeões é a vontade de todos os que trabalham aqui. E o Fernando não foge à regra.

Zaidu e Bruno Costa: O Zaidu melhorou, o Bruno Costa não está a 100 por cento, vamos ver até amanhã.

Ausência do banco de suplentes: É sempre importante o treinador principal estar no banco, se não ele não existia, os jogadores sente isso. O trabalho é feito durante a semana. Não há diferença grande em estar ou não no banco. Não é por aí que o jogo se vai decidir. A minha comunicação com a equipa técnica é constante. Não há diferença na mensagem que temos a passar. Vivo o jogo de uma forma apaixonada, seja no banco, na bancada ou em casa. É a minha forma de estar, independentemente do sítio, porque o meu trabalho está ali metido durante os 90 minutos.

Diogo Costa titular na seleção: Não quero individualizar. Todos os que vão à seleção continuam a demonstrar grande capacidade e qualidade e houve outros que se estrearam, alguns deles com estreia a titular, como o Diogo. Todos ficamos contentes. Mas o principal é o próprio Diogo. Cada jogador trabalha aqui para evoluir diariamente. Ficamos felizes quando representam as seleções, mas ainda  mais quando o fazem aqui no clube e conseguem ganhar títulos.

Como sente o grupo para esta reta final de temporada: O grupo está consciente do que tem de fazer até ao final da época. O jogo de amanhã é o mais importante. Temos de pensar etapa a etapa. A preparação deste jogo tive algum tempo, e até tínhamos muitos jogadores nas seleções. Estamos preparados para o jogo de amanhã.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório