Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Boavista-FC Porto: Panteras são peritas em 'empatar' rivais

Um dérbi da Invicta que surge apenas três dias depois dos dragões terem sido eliminados da Liga Europa.

Boavista-FC Porto: Panteras são peritas em 'empatar' rivais
Notícias ao Minuto

08:10 - 20/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Boavista e FC Porto defrontam-se, neste domingo, pelas 20h45, no Estádio do Bessa, num duelo relativo à 27.ª jornada da I Liga.

Um dérbi da Invicta que surge apenas três dias depois dos dragões terem sido eliminados das competições europeias, após tombarem nos 'oitavos' da Liga Europa contra o Lyon.

Os azuis e brancos têm neste momento apenas mais três pontos que o Sporting, o mais direto perseguidor na luta pelo título, sendo que do outro lado da barricada sabem que tem um rival que é o líder dos empates no campeonato (15). Um Boavista no 13.º lugar do campeonato, com 27 pontos, e que já não perde em casa desde 5 de novembro, para a 11.ª jornada, contra o Famalicão.

Treinadores em discurso direto

Petit

Análise ao encontro: Esperamos um jogo de grande intensidade, entre duas equipas com ambição de ganhar, sabendo que os pormenores poderão resolver. Acredito muito que vamos dar uma boa resposta. Queremos somar esses três pontos que nos fazem falta para subir na tabela, respeitando sempre um FC Porto forte.

Empate frente ao Belenenses SAD na anterior ronda: Há que mudar um pouco o 'chip' face ao último jogo. Corrigimos, analisamos aquilo que temos de melhorar e esperamos dar uma boa resposta. Vendo o que o FC Porto está a fazer a nível interno, é uma equipa com muita qualidade, que faz sempre bons resultados e marca em todos os jogos. Também estamos nessa onda de fazer golos".

Elogios ao rival: "O FC Porto está a atravessar um excelente momento, não perde há 54 jogos para o campeonato e tem um coletivo muito forte, com jogadores que podem desequilibrar. É normal que nesta altura, a jogar de três em três dias, tenha gerido alguns atletas, já que tem um plantel que dá para equilibrar nessas competições. [A gestão em Lyon] É sinal de respeito pelo Boavista, mas esperamos um FC Porto diferente do último jogo"

Sérgio Conceição

Análise ao Boavista: É um dérbi da cidade do Porto, sempre equilibrado a todos os níveis. Mesmo antes do Petit, creio que só perderam uma vez em casa, com o Famalicão. Tem acentuado essa valia da equipa do Boavista com o novo treinador, um novo Boavista. E estamos preparados para aquilo que é a dinâmica do adversário, o treinador  não joga. Nós olhamos para o Boavista e tentamos perceber onde residem os pontos fortes dessa equipa e olhamos para os nossos para ver como podemos ferir o adversário.

Dérbi com intensidade mais complicado pelo desgaste? É sempre um jogo complicado, a todos os níveis. Mesmo que as equipas sejam compostas por elementos que não entendam bem a história deste jogo, o próprio ambiente e o estádio acabam por sentir. Mais do que isso, é a preparação, é o pouco tempo, é a recuperação. Não gosto de ter pouco tempo para passar aquilo que quero passar. Acho que todos os treinadores gostam de ter esse tempo, mas tenho consciência do grupo que tenho. Estão identificados com aquilo que eu quero para a equipa. Se eu tivesse mais tempo, era melhor. Não havendo, vamos para dentro de campo como se tivéssemos todo o tempo do mundo.

Urgência de vencer no Bessa para ter validação dos adeptos? Aquilo que são os resultados não podem condicionar a nossa ambição e responsabilidade. Temos a de ganhar no Bessa porque queremos ganhar o título de campeão nacional. Não é pelo empate em Lyon, que não mancha nada, até pelo jogo competente que acho que fizemos, que isso nos pode dar mais ou menos responsabilidade. Entrámos na época a querer lutar por todos os títulos em que estamos inseridos. Temos as nossas limitações na Europa, porque vocês também conhecem as mais-valias em termos financeiros das outras equipas. Já tivemos fase de grupos fantásticas na Liga dos Campeões. A forma de estar não pode ser variável consoante o mau momento da equipa ou uma derrota ou outra. Não pode, não pode. O foco é ganhar ao Boavista.

Últimos resultados

Boavista: E-E-V-E-E

FC Porto: E-V-D-V-V

Últimos onzes

Boavista:  Bracali; Cannon, Porozo e Abascal; Sebastian Perez, Makouta, Javi Garcia e Hamache; Gustavo Sauer, Musa e Yusupha.

FC Porto: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu; Grujic e Eustáquio; Pepê, Fábio Vieira e Galeno; Toni Martínez.

Ausências

Boavista: Hamache e Reisinho

FC Porto: Manafá

Leia Também: "Queremos somar os três pontos diante do FC Porto"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório