O FC Porto foi derrotado, esta terça-feira, pelo Lyon (0-1), em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os dragões interrompem, assim, uma série de 17 jogos consecutivos sem perder e ficam com a presença na prova europeia em risco.
Lucas Paquetá, aos 58 minutos, foi o autor do único golo no Dragão, numa tarde em que a falta de inspiração foi evidente por parte do conjunto portista.
O jogo da 2.ª mão, em França, acontece precisamente dentro de uma semana. A eliminatória não está fechada, mas a tarefa de Sérgio Conceição não se adivinha fácil.
FC Porto volta a perder, 18 jogos depois: a última derrota tinha sido há pouco mais de 3 meses, frente ao Atlético Madrid
— playmakerstats (@playmaker_PT) March 9, 2022
5.ª derrota do FC Porto esta época, a 3.ª em casa pic.twitter.com/ykgzWpsqFp
Filme do jogo
A primeira parte iniciou-se, praticamente, com um choque de cabeças absolutamente arrepiante protagonizado por Pepe e Lucas Paquetá. O jogo ficou, assim, parado durante vários minutos, mas os dois jogadores acabariam mesmo por regressar para dentro de campo depois de terem sido assistidos pelas respetivas equipas médicas.
As oportunidades de golo cedo começaram a aparecer, com o perigo a surgir junto das duas balizas. No entanto, nos primeiros 45 minutos foi Anthony Lopes quem teve mais trabalho. O guardião português acumulou um par de defesas impressionantes que ajudaram a manter o nulo até ao intervalo.
Do outro lado, Diogo Costa também não se livrava de alguns sustos, embora os jogadores do Lyon revelassem alguma falta de pontaria na hora de rematar a contar.
4.º jogo consecutivo que o FC Porto não está em vantagem ao intervalo em casa:
— playmakerstats (@playmaker_PT) March 9, 2022
Sporting, 1-2 (2-2)
Lazio, 1-1 (2-1)
Gil Vicente, 0-0 (1-1)
Lyon, 0-0
Esta época, o FC Porto nunca foi em vantagem no marcador ao intervalo em casa nas competições europeias (5 jogos) pic.twitter.com/FNb0Cxu69f
Pepe acusou as mazelas do choque de cabeça ao intervalo e Sérgio Conceição viu-se obrigado a mexer na equipa, optando por lançar Rúben Semedo, jogador contrato no último dia de janeiro e que apenas hoje fez a estreia com a camisola dos dragões.
Rúben Semedo estreia-se pelo FC Porto: é o 35.º jogador utilizado por Sérgio Conceição esta época
— playmakerstats (@playmaker_PT) March 9, 2022
Esta época, Rúben Semedo já fez 4 jogos nas competições europeias, ao serviço do Olympiacos (na fase de qualificação para a fase de grupos da Champions) pic.twitter.com/jl6OPy3nG5
O jogo ficou mais partido na segunda metade e o FC Porto ressentiu-se da falta de Pepe em campo. Taremi até dispôs da primeira grande oportunidade para quebrar o nulo nos segundos 45 minutos, mas o iraniano falhou. O Lyon aproveitou e chegou à vantagem aos 58 minutos, por intermédio de Lucas Paquetá. O árbitro anulou o golo num primeiro momento, mas o VAR entrou em ação para reverter a decisão e validar o golo ao craque brasileiro.
Menos de cinco minutos Paquetá protagonizou outro momento chave do jogo. O médio brasileiro tocou a bola com a mão na grande área e o árbitro apontou para a marca do castigo máximo. No entanto, José María Sánchez foi chamado a ver as imagens do lance e mudou a decisão, afirmando que não havia motivos para assinalar grande penalidade.
O golo sofrido e sem direito ao penálti, a equipa portista parece ter ficado perdida em campo, ao mesmo tempo que o Lyon tentava gerir a vantagem e explorar as fragilidades físicas do adversário. Sérgio Conceição não gostava do que estava a ver em campo e lançou Toni Martínez, num primeiro momento, seguindo-se Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição.
Chancel Mbemba ainda apontou o golo do empate em período de descontos, mas o mesmo acabaria anulado depois do VAR entrar novamente em ação e assinalar posição irregular ao defesa central do FC Porto.
A derrota acabaria mesmo por ser uma realidade e o FC Porto está agora obrigado a dar a volta em França, daqui a uma semana.
Momento do jogo: O penálti revertido tirou a possibilidade ao FC Porto de restabelecer a igualdade logo após o golo sofrido. A equipa portista foi-se abaixo mentalmente, numa altura em que o desgaste físico já era uma evidência.
Equipas inciais
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Pepê; Taremi e Evanilson.
Suplentes: Marchesín, Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Galeno, Grujic, Bruno Costa, Toni Martínez, Rúben Semedo, Eustaquio, Fábio Vieira e Gonçalo Borges
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#FCPorto #FCPOL #UEL pic.twitter.com/c6hPKb9929
— FC Porto (@FCPorto) March 9, 2022
ONZE DO LYON: Anthony Lopes; Dubois, Thiago Mendes, Lukeba, Emerson; Caqueret, Ndombélé, Faivre, Lucas Paquetá; Ekambi e Dembélé.
Suplentes: Pollersbeck, Bonnevie, Debayer, Aouar, Kadewere, Henrique, Gusto, Keita, Da Silva, Adélaide e Barcola.
Antevisão
O FC Porto recebe, esta quarta-feira, os franceses do Lyon em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os dragões querem dar seguimento à campanha europeia, depois de eliminarem a Lazio, e pela frente terão um conjunto francês que dispensa apresentações e cuja baliza é defendida por uma cara bem conhecida (e portuguesa): Anthony Lopes.
O pontapé de saída está agendado para as 17h45. Siga, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.