Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Kasparov avisa: "Ucrânia faz parte do plano de Guerra Mundial de Putin"

Ex-campeão mundial de xadrez apela à imprensa para que "pare de chamar Putin de presidente", mas sim de "ditador".

Kasparov avisa: "Ucrânia faz parte do plano de Guerra Mundial de Putin"
Notícias ao Minuto

08:27 - 03/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Ucrânia

Garry Kasparov voltou, esta quinta-feira, a recorrer às redes sociais para apontar o dedo ao presidente russo, Vladimir Putin, no seguimento da invasão por parte das forças militares à Ucrânia, que dura já quase há uma semana.

O antigo campeão mundial de xadrez escreveu que a "guerra na Ucrânia entrou na próxima fase, uma de destruição e assassínio de civis, e deixou um sério aviso: "Faz parte do plano de Guerra Mundial de Putin, uma guerra ao mundo civilizado de lei internacional, à democracia e a qualquer ameaça ao seu poder".

"A negação do mundo livre desta guerra e anos de apaziguamento permitiram a Putin ameaçar e conquistar no estrangeiro, enquanto a Rússia se tornava num estado policial. O preço para o travar subiu sempre que ele avançou incontestado. Os ucranianos estão a pagar esse preço em sangue", começou por escrever.

"Se Putin não for travado agora, não for impedido de destruir a Ucrânia e de cometer genocídio contra o seu povo, haverá uma próxima vez, e será na NATO, com uma ameaça nuclear sem precedentes. Não deixem Putin escalar novamente num período e num local à sua escolha", prosseguiu o russo.

Nesse sentido, Garry Kasparov apela aos países do Ocidente para que "enviem a Rússia para a idade tecnológica da pedra: "Sem apoio, sem ferramentas, sem serviços. Os boicotes ao petróleo não são necessários se a tecnologia dependente do petróleo estiver indisponível. A indústria vai travar".

"É sempre trágico que pessoas normais sofram, mas elas não estão a ser bombardeadas nas suas casas, como os ucranianos. Cada elemento da sociedade russa que consiga pressionar Putin deve saber que têm de escolher entre ele e outra pessoa. Alguns vão agarrar-se a ele, mas durante quanto tempo?", questionou.

A terminar, o ex-jogador de xadrez defende que deveria ser enviada "uma mensagem clara aos generais russos de que irão sofrer aniquilação se tocarem num centímetro que seja da NATO", e que fossem descobertos "os políticos corruptos", assim como "os empresários e o dinheiro negro que corrompeu uma geração a deixar passar em branco ou a servir regimes autoritários".

Leia Também: Kasparov compara Putin a um escorpião: "Está na sua natureza"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório