Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Alex Costa propõe aumento de capital para financiar SAD do Vitória SC

A lista encabeçada pelo ex-futebolista Alex Costa às eleições do Vitória de Guimarães propõe um aumento de capital de 15 milhões de euros para financiar a SAD, responsável pela equipa que milita na I Liga portuguesa de futebol.

Alex Costa propõe aumento de capital para financiar SAD do Vitória SC
Notícias ao Minuto

23:01 - 16/02/22 por Lusa

Desporto Vitória SC

Disposto a preservar a "maioria" do clube na sociedade, adquirida durante o mandato iniciado em 2019, sob a presidência de Miguel Pinto Lisboa, esse aumento prevê a entrada de 12,5 milhões de euros por parte do Vitória, sendo descontados cinco milhões para completar a aquisição do capital do anterior acionista maioritário, Mário Ferreira, e 7,5 milhões de "investidores minoritários".

Para o antigo lateral direito, que representou não só os vimaranenses, mas também o Moreirense, o Benfica e os alemães do Wolfsburgo, a "sustentabilidade" financeira do emblema minhoto é uma das suas prioridades em caso de eleição, a par da "recuperação do estatuto europeu" para a equipa de futebol.

"Queremos recuperar o estatuto europeu, manter o ecletismo as nossas modalidades e promover de uma vez por todas um modelo de governação que garanta a sustentabilidade a todos os níveis. Quero o clube a que me habituei enquanto jovem, com estatuto europeu e voz no futebol português", reiterou, durante a apresentação do seu programa eleitoral, decorrido no centro de artes e espetáculos São Mamede, em Guimarães.

As restantes soluções financeiras preveem a "injeção imediata" de cinco milhões de euros para regularizar "as dívidas a credores e colaboradores", um "plano de contingência e contenção de despesas nos primeiros 60 dias de gestão", com "um teto máximo de despesa e investimento do universo vitoriano" e um financiamento de longo prazo ou uma oferta pública de obrigações que ascende a 20 milhões.

O candidato a vice-presidente para a área financeira salientou o aumento de capital de 15 milhões de euros é a "mãe de todas as medidas financeiras", ao alegar que, a 31 de dezembro de 2021, a SAD vitoriana tinha um capital próprio negativo de 14 milhões de euros.

Além dessas hipóteses de financiamento, Eduardo Leite realçou que a SAD precisa de uma supervisão mais independente, com a apresentação do orçamento anual aos sócios e a criação do conselho fiscal para a sociedade.

O candidato à presidência do Vitória de Guimarães prometeu ainda uma "política de contratações" para o futebol que "comece em baixo e termine em cima", para que a "decisão do ponto de vista técnico e financeiro" ocorra depois de "um processo metódico de filtragem" dos perfis de jogadores.

Alex Costa tenciona ainda construir plantéis mais curtos para o futebol profissional e prometeu competir na Liga Revelação, destinada ao escalão sub-23, com a equipa que milita no escalão sub-19, para reduzir o "número de atletas com contrato profissional".

A lista B, encabeçada por Alex Costa, vai concorrer com a lista A, encabeçada por António Miguel Cardoso, que repete a candidatura de 2019, e com a lista C, liderada por Miguel Pinto Lisboa, presidente em exercício desde 2019, nas eleições de 05 de março.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório