Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Medalhados olímpicos lideram nomeações aos prémios Desportistas do Ano

Os medalhados olímpicos Pedro Pablo Pichardo, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Patrícia Mamona lideram as nomeações aos prémios Desportistas do Ano 2021, divulgadas hoje pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Medalhados olímpicos lideram nomeações aos prémios Desportistas do Ano
Notícias ao Minuto

17:51 - 10/02/22 por Lusa

Desporto Prémios

O triplista, campeão olímpico em Tóquio2020, o judoca e o canoísta, ambos medalha de bronze nos Jogos e antigos vencedores do galardão (2020 e 2016, respetivamente), surgem acompanhados na categoria de atleta masculino do ano pelo andebolista Rui Silva, pelo paracanoísta Norberto Mourão e pelo ciclista João Almeida, numa categoria que conta, de forma excecional, com seis finalistas, devido a um empate na votação.

Para atleta feminina do ano, Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica em Tóquio2020, disputa o troféu com a canoísta Teresa Portela, a ciclista Maria Martins, a ginasta Filipa Martins e a judoca Telma Monteiro, que já venceu em 2010, 2011, 2014, 2016 e 2021.

Por seu lado, as seleções nacionais de andebol, futsal e ténis de mesa Síndrome de Down ITTADS concorrem para a categoria de equipa do ano, juntamente com a equipa K4 500 metros masculino de canoagem e com a equipa olímpica e paralímpica de judo.

Os treinadores de Pedro Pichardo, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, Jorge Pichardo, Hélio Lucas e Pedro Soares, respetivamente, encontram-se nomeados para treinador do ano, ao lado do selecionador de futsal Jorge Braz e de Lourenço França (ginástica).

Entre as jovens promessas em destaque no último ano, são finalistas o canoísta Pedro Casinha, o ciclista Iuri Leitão, o futsalista Zicky, a judoca Joana Crisóstomo e a dupla de velejadores Pedro Costa e Diogo Costa, com o último a ser o único nomeado presente no anúncio dos finalistas, na praça central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

"Sabíamos que éramos dos mais velhos deste lote de jovens muito bons e com grandes currículos. Tivemos bons resultados nas classes absolutas, mas, no final de contas, há campeões do mundo e da Europa. Ficámos surpreendidos por estarmos entre os cinco finalistas", expressou o velejador, aos jornalistas, depois do anúncio dos nomeados.

Os vencedores nas respetivas categorias serão conhecidos na 25.ª Gala do Desporto, que decorrerá em 03 de março, no Casino Estoril. A votação conta com a participação do público, que pode votar até às 17:00 de 02 de março, através do site www.cdp.pt.

Na Gala, para além do anúncio dos vencedores nas cinco categorias, também serão distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais, bem como a homenagem aos campeões europeus e mundiais em 2020/21.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório