Djokovic, Lewandowski, Verstappen e Brady candidatos aos Prémios Laureus

O tenista sérvio Novak Djokovic, o futebolista polaco Robert Lewandowski, o piloto neerlandês de Fórmula 1 Max Verstappen e o recém-retirado jogador de futebol norte-americano Tom Brady integram os nomeados para os Prémios Laureus, anunciou hoje a organização.

Notícia

© Reuters

Lusa
02/02/2022 12:54 ‧ 02/02/2022 por Lusa

Desporto

Distinção

A categoria de desportista masculino do ano contempla ainda o nadador norte-americano Caeleb Dressel e o atleta queniano Eliud Kipchoge, enquant, no setor feminino, destacam-se as presenças das atletas norte-americana Allyson Felix e jamaicana Elaine Thompson-Herah e das australianas Emma McKeon (natação) e Ashleigh Barty (ténis).

A nadadora norte-americana Katie Ledecky e a futebolista espanhola Alexia Putellas também concorrem ao prémio principal feminino, enquanto a ginasta norte-americana Simone Biles é candidata a vencer o galardão destinado ao regresso do ano e as seleções de futebol de Argentina e Itália ao de melhor equipa.

Djokovic, que esteve envolvido em grande polémica devido à viagem para disputar o Open da Austrália sem estar vacinado contra a covid-19, é o único na lista masculina que já foi distinguido, em 2012, 2015, 2016 e 2019, depois de ter conquistado três títulos do Grand Slam em 2021, consolidando a liderança do ranking mundial.

Lewandowski, avançado do Bayern Munique, foi eleito em janeiro melhor futebolista mundial pela FIFA, Verstappen sagrou-se pela primeira vez campeão mundial de F1, Brady atingiu o recorde de sete títulos do 'Super Bowl', Dressel ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas em Tóquio2020 e Kipchoge tornou-se o terceiro atleta a vencer maratonas olímpicas consecutivas.

Felix é candidata ao prémio feminino depois de ter superado Carl Lewis como atleta olímpica mais premiada dos Estados Unidos, em Tóquio2020, onde brilhou também a grande altura Thompson-Herah, que conquistou a medalha de ouro nos 100, 200 e estafeta 4x100 metros.

Na capital japonesa, McKeon arrebatou quatro 'ouros' e três 'bronzes' na natação, a melhor marca individual, enquanto Ledecky ganhou duas medalhas do metal mais precioso e outras tantas de prata, Barty, número um mundial, conquistou o segundo Grand Slam, em Wimbledon, e Putellas, do FC Barcelona, foi distinguida como melhor futebolista pela FIFA e pela UEFA.

A Argentina, vencedora da Copa América, e a Itália, campeã no Euro2020, podem receber o galardão destinado à melhor equipa, tal como o FC Barcelona, vencedor da Liga dos Campeões feminina na época passada, a Mercedes, campeã mundial de F1, e os Milwaukee Bucks, que conquistaram o título na NBA.

O prémio para o regresso do ano poderá ser atribuído a Biles, que se retirou em Tóquio2020, devido à pressão psicológica, mas recuou na decisão e ganhou a medalha de bronze na trave, ao ciclista britânico Mark Cavendish, ao atleta norte-americano de saltos sincronizados Tom Daley, ao piloto espanhol de MotoGP Marc Márquez, à ciclista neerlandesa Annemiek van Vleuten e ao 'skater' britânico Sky Brown.

A categoria revelação do ano será disputada pelo tenista russo Daniil Medvedev, o futebolista espanhol Pedri, jogador do FC Barcelona, a atleta venezuelana Yulimar Rojas, a tenista britânica Emma Raducanu, o atleta indiano Neeraj Chopra e o nadador australiano Ariarne Titmus.

Devido à pandemia de covid-19, a cerimónia de entrega dos Prémios Laureus será realizada de forma virtual, à semelhança do que aconteceu em 2021.

 

- Desportista masculino do ano:

Tom Brady (EUA, futebol americano).

Novak Djokovic (Ser, ténis).

Caeleb Dressel (EUA, natação).

Eliud Kipchoge (Que, atletismo).

Robert Lewandowski (Pol, futebol).

Max Verstappen (Hol, F1).

 

- Desportista feminina do ano:

Ashleigh Barty (Aus, ténis).

Allyson Felix (EUA, atletismo).

Katie Ledecky (EUA, natação).

Emma McKeon (Aus, natação).

Alexia Putellas (Esp, futebol).

Elaine Thompson-Herah (Jam, atletismo).

 

- Equipa do ano:

Seleção de futebol masculino da Argentina.

Seleção de futebol masculino da Itália.

Equipa de futebol feminino do Barcelona.

Equipa olímpica de saltos sincronizados da China.

Equipa de Fórmula 1 Mercedes.

Equipa de basquetebol norte-americana Milwaukee Bucks.

 

- Regresso do ano:

Simone Biles (EUA, ginástica artística).

Sky Brown (GB, skate).

Mark Cavendish (GB, ciclismo).

Tom Daley (GB, natação sincronizada).

Marc Márquez (Esp, motociclismo).

Annemiek van Vleuten (Hol, ciclismo).

 

- Revelação do ano:

Neeraj Chopra (Ind, atletismo).

Daniil Medvedev (Rus, ténis).

Pedri (Esp, futebol).

Emma Raducanu (GB, ténis).

Yulimar Rojas (Ven, atletismo).

Ariarne Titmus (Aus, natação).

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Viktor Gyokeres celebra 27 anos. Sporting deixou esta mensagem a 'cantar'

Sporting

Viktor Gyokeres celebra 27 anos. Sporting deixou esta mensagem a 'cantar'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Uma das melhores 'versões' de sempre da McLaren? O balanço dos resultados

Fórmula 1

Uma das melhores 'versões' de sempre da McLaren? O balanço dos resultados

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas