Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Criatividade" precisa-se. FC Porto vai a jogo sem 'pilares' de Conceição

Uribe, Luis Díaz e Taremi são baixas certas para a receção ao Marítimo, mas podem não ser as únicas.

"Criatividade" precisa-se. FC Porto vai a jogo sem 'pilares' de Conceição
Notícias ao Minuto

07:20 - 28/01/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Será um FC Porto, no mínimo, 'transfigurado' aquele que, no próximo domingo, irá receber o Marítimo em busca de somar mais uma vitória, de forma a manter a vantagem sobre o segundo classificado da I Liga, o Sporting, com quem tem Clássico agendado já em fevereiro

Isto porque Sérgio Conceição já sabe que não irá poder contar, pelo menos, com três dos dez jogadores que mais vezes utilizou desde o arranque da presente temporada para o encontro da 20.ª jornada da I Liga, que terá lugar no estádio do Dragão.

O caso mais 'bicudo' é o de Luis Díaz. O avançado foi chamado pela seleção da Colômbia para os jogos com Peru e Argentina, e deverá, assim, perder o estatuto de atleta com mais minutos na pernas de todo o plantel azul e branco (são já 2.272 até ao momento).

O 'cafetero', que tem vindo a ser associado a 'colossos' como Tottenham, Liverpool ou Manchester United, é também, até ao momento, o elemento mais decisivo da equipa, com 16 golos e seis assistências em 28 jogos, pelo que não será, certamente, fácil de substituir.

Na tabela dos 'maratonistas' do FC Porto segue-se Mehdi Taremi, como quarto classificado, com 2.200 minutos. Neste caso, o goleador (leva 13 tentos e nove assistências em 29 ocasiões) estará ao serviço do Irão para as partidas com Iraque e Emirados Árabes Unidos.

Quanto a Mateus Uribe, que ocupa o sexto lugar desta tabela, com 2.018 minutos (ao cabo dos quais contabiliza três golos e duas assistências) terá de cumprir castigo, uma vez que recebeu ordem de expulsão na última ronda, no triunfo sobre o Famalicão, por 3-1.

Mas há mais

No entanto, estas não são as únicas 'dores de cabeça' de Sérgio Conceição para o embate com os insulares. João Mário, o sétimo jogador mais utilizado da temporada, com 1.614 minutos, está na reta final da recuperação de uma lesão muscular na perna esquerda, e está em dúvida.

Incógnita é, também, Zaidu Sanusi. O décimo elemento com mais minutos nas pernas no plantel do FC Porto (1.277, no total), já terminou a participação na CAN ao serviço da Nigéria, mas o desgaste acumulado pode obrigar a uma gestão mais prudente.

Wilson Manafá, que permanece lesionado, também não irá, certamente, a jogo diante do Marítimo, pelo que resta, agora, saber se Pepe, Iván Marcano (que têm feito treino condicionado) e o reforço de inverno Stephen Eustáquio (que cumpre isolamento por Covid-19) o podem fazer.

Sérgio Conceição vê-se, desta maneira, obrigado a puxar pela "criatividade", à qual tanto tem apelado desde que chegou ao FC Porto (ainda mais recentemente no triunfo sobre o Vizela, a propósito das várias baixas) para ultrapassar a autêntica 'razia' no plantel.

Os mais utilizados do plantel do FC Porto

Jogador Minutos Estado
Luis Díaz 2.272 Na seleção
Diogo Costa 2.250 Apto
Chancel Mbemba 2.246 Apto
Mehdi Taremi 2.200 Na seleção
Otávio 2.164 Apto
Mateus Uribe 2.108 Castigado
João Mário 1.614 Em dúvida
Vitinha 1.567 Apto
Evanilson 1.523 Apto
Zaidu Sanusi 1.277 Regressado da CAN

Leia Também: "Persistência de Eustáquio foi fundamental para chegar ao FC Porto"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório