Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Pinto da Costa promete homenagear Maria Amélia Canossa

Cantora do hino e da marcha do FC Porto morreu aos 88 anos.

Pinto da Costa promete homenagear Maria Amélia Canossa
Notícias ao Minuto

16:24 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Desporto FC Porto

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, garantiu esta quarta-feira que o FC Porto prestará a devida homenagem a Maria Amélia Canossa, cantora do hino e da marcha do FC Porto que morreu terça-feira aos 88 anos.

"Naturalmente havemos de lhe prestar uma homenagem. Ela nunca poderá ser esquecida no FC Porto", afirmou Pinto da Costa, em declarações à rádio TSF, contando ainda como surgiu a alcunha "Princesa da Rádio", como era carinhosamente conhecida Maria Amélia Canossa.

"Nós falávamos muitas vezes nisso, porque havia nessa ocasião uma revista chamada Flama, que lançava um concurso da rainha e da princesa da rádio. O seu diretor era muito amigo da nossa família (frei João Diogo Crespo), que organizava essas festas. A 'Rainha da Rádio' foi uma senhora chamada Júlia Barroso, e a princesa, que ficou em número 2, foi a Maria Amélia Canossa, e houve uma grande festa do Coliseu. Como éramos amigos do diretor, depois da festa, fomos jantar ao restaurante perto do Coliseu, com Maria Amélia Canossa, que era a homenageada", afirmou Pinto da Costa.

"A partir daí, gravou o hino do Porto, já era uma grande portista. Criámos uma grande amizade. Depois, mais tarde, quando entrei para cargos diretivos, essa amizade ainda se cimentou mais", acrescentou.

Pinto da Costa lembrou ainda Maria Amélia Canossa como uma pessoa que "vivia o Porto e sofria pelo FC Porto com uma paixão tremenda". Trata-se, de acordo com Pinto da Costa, de "uma grande perda", de "uma amiga que foi para bom sítio, de certeza, mas que deixa a todos uma grande saudade", sublinhando que "vai restar-nos a consolação de todas as semanas podermos ouvir a sua voz. No museu, logo à entrada, está a possibilidade de se ouvir o hino cantado por ela."

Leia Também: Morreu Maria Amélia Canossa, a mulher que dá voz ao hino do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório